dc.creator.ID |
SOUZA, J. D. B |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5955352757290064 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Keila Queiroz e. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, K. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8319598000382239 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee3ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
ARAGÃO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.contributor.referee4ID |
ARAGÃO, P. C. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Essa pesquisa contempla mulheres, discentes e docentes de uma escola que funcionou
entre as décadas de 1950 e 1970 em Campina Grande: o Instituto Pax. O colégio era
dirigido por uma Congregação religiosa e contava com turmas primárias e uma
formação familiar destinada às moças campinenses. Buscamos analisar as experiências
das alunas do Pax, o papel de atuação do colégio na elaboração de subjetividades sobre
“ser” mulher, o amor, o casamento, assim como o cenário urbano de Campina entre as
décadas de 1950 e 1960. Para compreendermos quem eram essas mulheres alunas do
Instituto Pax, o que era ser mulher, ser preparada e casável nos anos de 1950/60 e quais
os projetos de cidade e de felicidade executados em Campina Grande no período citado.
Nesse estudo utilizamos fontes escritas, como periódicos femininos e boletins da
Congregação, e as entrevistas cedidas pelas docentes e discentes, a partir delas
realizamos uma cartografia do sexismo educacional no Brasil/Paraíba e cartografamos a
pedagogia do casamento, promovida pela formação familiar, com todo o seu aparato
curricular e arquitetônico e o papel de intervenção desse processo na fisionomia urbana
campinense, garimpando as suas singularidades. No tocante ao espaço urbano
utilizamos Pesavento (2007), Da Matta (1997) e Perrott (1988). Sobre o cenário
campinense Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra do Ó
(2006). Na abordagem de gênero Perrot (1988 e 2005), Pinsky (2012 e 2013), Del
Priore (1997). Sobre currículo, cultura escolar e diferenças de gênero Silva (2010),
Louro (1997 e 2000) e Frago e Escolano (1998). Sobre subjetividades femininas e
cinema Rolnik (1989) e Lipovetsky (2000). Sobre história oral e memória Halbwachs
(2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) e Alberti (2004). Para as representações
Chartier (1990), sobre táticas e astúcias Certeau (1994). Percebemos que o projeto de
felicidade dessas mulheres era a conquista do casamento e da maternidade. Havendo
uma sincronia entre o projeto sagrado da Igreja, o projeto de felicidade das mulheres e o
projeto de cidade das edilidades, que deveria resultar num cenário urbano “controlável”
e civilizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-10-27 |
|
dc.description.abstract |
This research includes women, students and teachers of a school that operated between
the 1950s and 1970s in Campina Grande: the Pax Institute. The school was run by a
religious congregation and had primary classes and a family training for campinenses
girls. Analyze the experiences of students of Pax, the college's operational role in the
development of subjectivities about "being" woman, love, marriage, and the city of
Campina scene between the 1950s and 1960. In order to understand who they were
these women students of the Pax Institute, which was a woman, be prepared and
marriageable in the years 1950/60 and which the city projects and happiness performed
in Campina Grande in that period. In this study we used written sources, such as female
magazines and the Congregation reports, and interviews granted by teachers and
students, from them conducted a mapping of educational sexism in Brazil / Paraíba and
cartografamos wedding pedagogy promoted by family training with all its curriculum
and architectural apparatus and the intervention role of this process in Campina Grande
urban physiognomy, panning their singularities. With regard to urban space use
Pesavento (2007), Da Matta (1997) and Perrott (1988). About Campina Grande scenario
Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra O (2006). In the
gender approach Perrot (1988 and 2005), Pinsky (2012 and 2013), Del Priore (1997).
On curriculum, school culture and gender differences Silva (2010), Blonde (1997 and
2000) and Frago and Escolano (1998). On female subjectivities and film Rolnik (1989)
and Lipovetsky (2000). On oral history and memory Halbwachs (2004), Ecléa Bosi
(1994) Tedesco (2004) and Alberti (2004). For Chartier representations (1990), about
tactics and gimmicks Certeau (1994). We realize that the happiness project these
women was the wedding achievement and motherhood. And there is a synchrony
between the Church's sacred project, the happiness project of women and the city
project of edilidades, which should result in an urban setting "controllable" and
civilized. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-15T13:34:41Z |
|
dc.date.available |
2015-10-27 |
|
dc.date.available |
2022-12-15T13:34:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres campinenses |
pt_BR |
dc.subject |
Campinas women |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia do casamento |
pt_BR |
dc.subject |
Marriage pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Sexismo educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educational sexism |
pt_BR |
dc.subject |
Felicidade - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Happiness - women |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Pax - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pax Institute - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação feminina - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Feminine education - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de cidade e felicidade - Campina Grande - PB - 1950-1960 |
pt_BR |
dc.subject |
City and happiness projects - Campina Grande - PB - 1950-1960 |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço urbano - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Urban space - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia do sexismo educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography of educational sexism |
pt_BR |
dc.subject |
greja católica e educação de mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Catholic church and women's education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Joana D'arc Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Women from Campinas at the PAX Institute: projects from Feliz)cidade (1950-1960). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Joana D'arc Bezerra de. As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). 2015. 228f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344 |
pt_BR |