DSpace/Manakin Repository

As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. D. B pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5955352757290064 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, K. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8319598000382239 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee3 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee3ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee4 ARAGÃO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.contributor.referee4ID ARAGÃO, P. C. A. pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa contempla mulheres, discentes e docentes de uma escola que funcionou entre as décadas de 1950 e 1970 em Campina Grande: o Instituto Pax. O colégio era dirigido por uma Congregação religiosa e contava com turmas primárias e uma formação familiar destinada às moças campinenses. Buscamos analisar as experiências das alunas do Pax, o papel de atuação do colégio na elaboração de subjetividades sobre “ser” mulher, o amor, o casamento, assim como o cenário urbano de Campina entre as décadas de 1950 e 1960. Para compreendermos quem eram essas mulheres alunas do Instituto Pax, o que era ser mulher, ser preparada e casável nos anos de 1950/60 e quais os projetos de cidade e de felicidade executados em Campina Grande no período citado. Nesse estudo utilizamos fontes escritas, como periódicos femininos e boletins da Congregação, e as entrevistas cedidas pelas docentes e discentes, a partir delas realizamos uma cartografia do sexismo educacional no Brasil/Paraíba e cartografamos a pedagogia do casamento, promovida pela formação familiar, com todo o seu aparato curricular e arquitetônico e o papel de intervenção desse processo na fisionomia urbana campinense, garimpando as suas singularidades. No tocante ao espaço urbano utilizamos Pesavento (2007), Da Matta (1997) e Perrott (1988). Sobre o cenário campinense Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra do Ó (2006). Na abordagem de gênero Perrot (1988 e 2005), Pinsky (2012 e 2013), Del Priore (1997). Sobre currículo, cultura escolar e diferenças de gênero Silva (2010), Louro (1997 e 2000) e Frago e Escolano (1998). Sobre subjetividades femininas e cinema Rolnik (1989) e Lipovetsky (2000). Sobre história oral e memória Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) e Alberti (2004). Para as representações Chartier (1990), sobre táticas e astúcias Certeau (1994). Percebemos que o projeto de felicidade dessas mulheres era a conquista do casamento e da maternidade. Havendo uma sincronia entre o projeto sagrado da Igreja, o projeto de felicidade das mulheres e o projeto de cidade das edilidades, que deveria resultar num cenário urbano “controlável” e civilizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). pt_BR
dc.date.issued 2015-10-27
dc.description.abstract This research includes women, students and teachers of a school that operated between the 1950s and 1970s in Campina Grande: the Pax Institute. The school was run by a religious congregation and had primary classes and a family training for campinenses girls. Analyze the experiences of students of Pax, the college's operational role in the development of subjectivities about "being" woman, love, marriage, and the city of Campina scene between the 1950s and 1960. In order to understand who they were these women students of the Pax Institute, which was a woman, be prepared and marriageable in the years 1950/60 and which the city projects and happiness performed in Campina Grande in that period. In this study we used written sources, such as female magazines and the Congregation reports, and interviews granted by teachers and students, from them conducted a mapping of educational sexism in Brazil / Paraíba and cartografamos wedding pedagogy promoted by family training with all its curriculum and architectural apparatus and the intervention role of this process in Campina Grande urban physiognomy, panning their singularities. With regard to urban space use Pesavento (2007), Da Matta (1997) and Perrott (1988). About Campina Grande scenario Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra O (2006). In the gender approach Perrot (1988 and 2005), Pinsky (2012 and 2013), Del Priore (1997). On curriculum, school culture and gender differences Silva (2010), Blonde (1997 and 2000) and Frago and Escolano (1998). On female subjectivities and film Rolnik (1989) and Lipovetsky (2000). On oral history and memory Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) and Alberti (2004). For Chartier representations (1990), about tactics and gimmicks Certeau (1994). We realize that the happiness project these women was the wedding achievement and motherhood. And there is a synchrony between the Church's sacred project, the happiness project of women and the city project of edilidades, which should result in an urban setting "controllable" and civilized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344
dc.date.accessioned 2022-12-15T13:34:41Z
dc.date.available 2015-10-27
dc.date.available 2022-12-15T13:34:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres campinenses pt_BR
dc.subject Campinas women pt_BR
dc.subject Pedagogia do casamento pt_BR
dc.subject Marriage pedagogy pt_BR
dc.subject Sexismo educacional pt_BR
dc.subject Educational sexism pt_BR
dc.subject Felicidade - mulheres pt_BR
dc.subject Happiness - women pt_BR
dc.subject Instituto Pax - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Pax Institute - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Educação feminina - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Feminine education - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Projetos de cidade e felicidade - Campina Grande - PB - 1950-1960 pt_BR
dc.subject City and happiness projects - Campina Grande - PB - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Espaço urbano - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Urban space - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Cartografia do sexismo educacional pt_BR
dc.subject Cartography of educational sexism pt_BR
dc.subject greja católica e educação de mulheres pt_BR
dc.subject Catholic church and women's education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Joana D'arc Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Women from Campinas at the PAX Institute: projects from Feliz)cidade (1950-1960). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Joana D'arc Bezerra de. As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). 2015. 228f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta