dc.creator.ID |
BRANDÃO, I. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8152873821338229 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Marcos Antônio da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, M. R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
GNERRE, Maria Lúcia Abaurre. |
|
dc.contributor.referee4ID |
GNERRE, M. L. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por intenção elaborar uma leitura de Luís da Câmara Cascudo, a partir de
seu único romance publicado, titulado Canto de Muro: Romance de Costumes. Mesmo tendo
o autor potiguar experimentado as várias experiências escriturárias, como as voltadas ao
estudo da Cultura Popular, da História, da etnografia e nos mais variados textos
memorialísticos, especialmente neste livro, que Cascudo lança toda uma carga emotiva e
sentimental incutindo, numa intensa escrita de si, uma leitura realizada a partir de suas
memórias de infância e de vida. Desta forma, nossa pretensão em buscar uma produção neste
teor é encontrar as marcas de um Câmara Cascudo escritor de romances, uma atividade
inesperada, que revela as marcas de um autor que não foge dos temas que fizeram parte do
corpus de sua obra. É a partir deste registro que analisaremos em especial seu envolvimento
indireto com os Movimentos Regionalistas e, outrossim, com o Modernismo paulista;
problematizaremos que esta referência ao mundo literário esteja em suas obras, ligada, pelo
fato do autor se preocupar com as marcas produzidas pelos populares; então devido a esta
prerrogativa, consideramos indispensável trabalhar não só os conceitos de cultura popular,
mas também os de povo e tradição, traçando um paralelo entre os questionamentos de
pesquisadores da área e o próprio entendimento de Câmara Cascudo. Pois, compreendemos
que é estudando essas identificações de Cascudo que o entendemos como escritor e além do
mais, apontar quais são os objetivos inerentes em sua obra. Desta forma, Canto de Muro está
inserido dentro neste complexo escriturário pelo qual o próprio autor, ao longo de seus
intensos anos de pesquisa, vai tecendo fios que unem uma produção a outra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Luis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-04 |
|
dc.description.abstract |
This work has the intention to develop a reading of Luís da Câmara Cascudo, from his
only published novel, titled as Canto de Muro: Romance de Costumes. Even though the
author tried various experiments clerks, as concerned with the study of Popular Culture, history,
ethnography, and in various memorialistic texts is in this particular book that Cascudo throws a
whole load emotional and sentimental, instilling an intense self-written, performed a reading
from his childhood and life memories. Thus, our intention to seek a production at this level is to
find the marks of a Câmara Cascudo novelist, an unexpected activity, which shows the marks
of an author who does not shun topics that were part of the corpus of his work. It is from
this particular record, we will examine its indirect involvement with the Regionalist Movements and
moreover with Modernism from São Paulo. We question, that this reference to the literary world in
his works is on the fact that the author worry about the marks produced by popular, then, because
of this prerogative, we consider essential to work the concepts of popular culture, as well as
folk and tradition, drawing a parallel between the questions posed by researchers and own Câmara
Cascudo understanding. Well, we understand that studying these identifications of Câmara
Cascudo is that we can understand him as a writer, moreover, point out what are the
goals inherent in his work. Thus, Canto de Muro is housed within this complex clerk by which the
author throughout his years of intense research threads that weaves together a production
to another. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-15T22:25:25Z |
|
dc.date.available |
2022-12-15 |
|
dc.date.available |
2022-12-15T22:25:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Folclorista - Luis da Câmara Cascudo |
pt_BR |
dc.subject |
História e Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject |
Romance Canto de Muro |
pt_BR |
dc.subject |
Romance de costumes |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Potiguar - romance |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de si |
pt_BR |
dc.subject |
Folklorist - Luis da Câmara Cascudo |
pt_BR |
dc.subject |
History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Popular culture |
pt_BR |
dc.subject |
Romance Canto de Muro |
pt_BR |
dc.subject |
Romance of customs |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguar Literature - Romance |
pt_BR |
dc.subject |
Self writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRANDÃO, Ivone Agra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Luis da Câmara Cascudo: dialogues with popular culture in the Romance Canto de Muro. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRANDÃO, Ivone Agra. Luis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro 2012. 117f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352 |
pt_BR |