dc.creator.ID |
GARCIA, G. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2387831805593127 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca de seis fabliaux
medievais a fim de verificar como se dão as representações das mulheres nestes
textos. Os fabliaux foram difundidos entre os séculos XIII e XIV, no norte da França.
São narrativas breves, escritas de forma cômica e compostas de episódios de brigas
domésticas, luxúrias clericais e, principalmente, astúcias femininas. Estes textos
figuram ao lado de outras produções literárias do medievo (lais, exempla, canções
de gesta, cantigas e romances de cavalaria) e são em geral apresentados como
veículo de disseminação do discurso de ódio e aversão às mulheres, conhecido
como misoginia. Não foram poucas as narrativas nas quais as protagonistas
femininas foram colocadas como inferiores ao sexo oposto. Para embasarmos a
discussão tomaremos como ponto de partida Badinter (1985), Scott (1991) e
Bourdieu (2014) que apresentam gênero como categoria de análise histórica. Além
destes, Gaunt (1995), Perfetti (2006) e Woods (2010) colaboram na apresentação de
perfis femininos diferentes dos comumente apresentados pela crítica que até então
circulava sobre os fabliaux. A nossa proposta é mostrar que, para além do discurso
de inferiorização feminina, a narrativa apresentada pode nos mostrar outro lado da
mulher. Esse novo olhar será possível através da inversão hierárquica, apresentada
por Bakhtin (2013) como carnavalização. A subversão da ordem nos permitirá
mostrar a protagonista do fabliau de forma empoderada. Através da comicidade ela
assume outro papel dentro do discurso masculino, apresentando-se como criativa,
esperta, inteligente, astuciosa, que consegue se dar bem na sua empreitada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-09 |
|
dc.description.abstract |
This work aims at carrying out a study about six medieval fabliaux in order to verify
how women are represented in these texts. The fabliaux circulated between the
thirteenth and fourteenth centuries in Northern France. These are short comic
narratives, written and composed of domestic quarrels, clerical lusts, and especially
female trickery episodes. These texts appear along with other literary productions of
the Middle Ages (lais, exempla, chanson de geste, canso and romance) and were
generally presented as a vehicle for the spread of the discourse of hatred and
aversion to women, known as misogyny. arratives where female protagonists were
placed as inferior to the opposite sex are not infrequent. To support such discussion
we will take as a starting point Badinter (1985), Scott (1991) and Bourdieu (2014)
who present gender as a category of historical analysis. Besides these, Gaunt
(1995), Perfetti (2006) and Woods (2010) collaborate in the presentation of female
profiles which are different from those that are commonly presented by current
scholars dedicated to studying fabliaux. Our proposal is to show that, in addition to
the discourse of female inferiority, the narrative presented may show us another
female role/profile. This new view will be possible through the hierarchical inversion,
presented by Bakhtin (2013) as carnavalization. The subversion of the hierarchical
order will allow us to show and realize the protagonist of the fabliau in an empowered
way. Through comedy, she assumes another role within the masculine discourse,
presenting herself as creative, smart, intelligent, tricky and able to overcome
challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-15T22:44:47Z |
|
dc.date.available |
2022-12-15 |
|
dc.date.available |
2022-12-15T22:44:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres medievais - França -representação |
pt_BR |
dc.subject |
Representação feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Fabliaux medievais franceses |
pt_BR |
dc.subject |
Carnavalização |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamento feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Francesa - fabliaux medievais |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e análise histórica |
pt_BR |
dc.subject |
História e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval Women - France - Representation |
pt_BR |
dc.subject |
Female representation |
pt_BR |
dc.subject |
French medieval fables |
pt_BR |
dc.subject |
Carnivalization |
pt_BR |
dc.subject |
Female empowerment |
pt_BR |
dc.subject |
French Literature - medieval fabliaux |
pt_BR |
dc.subject |
Genre and historical analysis |
pt_BR |
dc.subject |
History and literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GARCIA, Gerlândia Gouveia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Woman at the Top: Female Representation in Medieval French Fabliaux of the 12th and 14th Centuries. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GARCIA, Gerlândia Gouveia. A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. 2016. 95f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355 |
pt_BR |