DSpace/Manakin Repository

A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GARCIA, G. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2387831805593127 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca de seis fabliaux medievais a fim de verificar como se dão as representações das mulheres nestes textos. Os fabliaux foram difundidos entre os séculos XIII e XIV, no norte da França. São narrativas breves, escritas de forma cômica e compostas de episódios de brigas domésticas, luxúrias clericais e, principalmente, astúcias femininas. Estes textos figuram ao lado de outras produções literárias do medievo (lais, exempla, canções de gesta, cantigas e romances de cavalaria) e são em geral apresentados como veículo de disseminação do discurso de ódio e aversão às mulheres, conhecido como misoginia. Não foram poucas as narrativas nas quais as protagonistas femininas foram colocadas como inferiores ao sexo oposto. Para embasarmos a discussão tomaremos como ponto de partida Badinter (1985), Scott (1991) e Bourdieu (2014) que apresentam gênero como categoria de análise histórica. Além destes, Gaunt (1995), Perfetti (2006) e Woods (2010) colaboram na apresentação de perfis femininos diferentes dos comumente apresentados pela crítica que até então circulava sobre os fabliaux. A nossa proposta é mostrar que, para além do discurso de inferiorização feminina, a narrativa apresentada pode nos mostrar outro lado da mulher. Esse novo olhar será possível através da inversão hierárquica, apresentada por Bakhtin (2013) como carnavalização. A subversão da ordem nos permitirá mostrar a protagonista do fabliau de forma empoderada. Através da comicidade ela assume outro papel dentro do discurso masculino, apresentando-se como criativa, esperta, inteligente, astuciosa, que consegue se dar bem na sua empreitada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. pt_BR
dc.date.issued 2016-09
dc.description.abstract This work aims at carrying out a study about six medieval fabliaux in order to verify how women are represented in these texts. The fabliaux circulated between the thirteenth and fourteenth centuries in Northern France. These are short comic narratives, written and composed of domestic quarrels, clerical lusts, and especially female trickery episodes. These texts appear along with other literary productions of the Middle Ages (lais, exempla, chanson de geste, canso and romance) and were generally presented as a vehicle for the spread of the discourse of hatred and aversion to women, known as misogyny. arratives where female protagonists were placed as inferior to the opposite sex are not infrequent. To support such discussion we will take as a starting point Badinter (1985), Scott (1991) and Bourdieu (2014) who present gender as a category of historical analysis. Besides these, Gaunt (1995), Perfetti (2006) and Woods (2010) collaborate in the presentation of female profiles which are different from those that are commonly presented by current scholars dedicated to studying fabliaux. Our proposal is to show that, in addition to the discourse of female inferiority, the narrative presented may show us another female role/profile. This new view will be possible through the hierarchical inversion, presented by Bakhtin (2013) as carnavalization. The subversion of the hierarchical order will allow us to show and realize the protagonist of the fabliau in an empowered way. Through comedy, she assumes another role within the masculine discourse, presenting herself as creative, smart, intelligent, tricky and able to overcome challenges. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355
dc.date.accessioned 2022-12-15T22:44:47Z
dc.date.available 2022-12-15
dc.date.available 2022-12-15T22:44:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres medievais - França -representação pt_BR
dc.subject Representação feminina pt_BR
dc.subject Fabliaux medievais franceses pt_BR
dc.subject Carnavalização pt_BR
dc.subject Empoderamento feminino pt_BR
dc.subject Literatura Francesa - fabliaux medievais pt_BR
dc.subject Gênero e análise histórica pt_BR
dc.subject História e literatura pt_BR
dc.subject Medieval Women - France - Representation pt_BR
dc.subject Female representation pt_BR
dc.subject French medieval fables pt_BR
dc.subject Carnivalization pt_BR
dc.subject Female empowerment pt_BR
dc.subject French Literature - medieval fabliaux pt_BR
dc.subject Genre and historical analysis pt_BR
dc.subject History and literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARCIA, Gerlândia Gouveia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Woman at the Top: Female Representation in Medieval French Fabliaux of the 12th and 14th Centuries. pt_BR
dc.identifier.citation GARCIA, Gerlândia Gouveia. A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. 2016. 95f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta