dc.creator.ID |
SANTOS, L. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0386799429337480 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CABRAL FILHO, Severino. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CABRAL FILHO, S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VASQUES, Márcia Severina. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VASQUES, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. |
|
dc.contributor.referee3ID |
CORDÃO, M. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
ARAÚJO, Orlando Luiz. |
|
dc.contributor.referee4ID |
ARAÚJO, O. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5 |
NASCIMENTO, Regina Gomes do. |
|
dc.contributor.referee5ID |
NASCIMENTO, R. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho se propõe discutir a presença de um passado clássico nas obras dos pintores
renascentistas Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli e as operações artísticas
articuladas pelos pintores em função de seus destinatários no século XV. A pesquisa nos conduziu
para dois caminhos de análise que nos permitiram mobilizar aspectos da cultura Renascente e as obras
de arte aqui recortadas: de um lado, observamos como os temas clássicos foram lidos e representados
num contexto posterior ao seu; de outro, discutimos as visões de mundo de Botticelli e Da Vinci como
resultado da relação que mantiveram com representações de autores e artistas clássicos que eram
fortemente recepcionados nessa época. Problematizamos a presença feminina, ornada de elementos
clássicos nas obras desses pintores, como tendo em grande medida, contribuído para se representar o
feminino Moderno em consonância com as representações construídas pelos clássicos. O capitulo
primeiro percorre os caminhos teóricos da pintura renascentista, partindo das concepções dos
pintores e teóricos da pintura Leon Battista Alberti e Leonardo Da Vinci. No segundo
capitulo, enveredamos pelo universo artístico de Sandro Botticelli, procurando perceber sua
visão artística e sua relação com os Antigos. Por fim, no terceiro analisamos algumas virgens
pintadas por Leonardo da Vinci, problematizando a harmonia entre temas clássicos e cristãos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-03 |
|
dc.description.abstract |
This work proposes to discuss the presence of a classical past in the works of painters
renaissance artists Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci and Sandro Botticelli and artistic operations
articulated by painters according to their addressees in the 15th century. The research led us
for two paths of analysis that allowed us to mobilize aspects of Renaissance culture and the works
of art cut out here: on the one hand, we observe how the classic themes were read and represented
in a later context; on the other hand, we discuss Botticelli's and Da Vinci's views of the world as
result of the relationship they maintained with representations of classical authors and artists who were
strongly received at that time. We problematize the female presence, adorned with elements
classics in the works of these painters, as having, to a great extent, contributed to represent the
Modern feminine in consonance with the representations constructed by the classics. the chapter
first traverses the theoretical paths of Renaissance painting, starting from the conceptions of
painters and painting theorists Leon Battista Alberti and Leonardo Da Vinci. In the second
chapter, we embark on the artistic universe of Sandro Botticelli, trying to understand his
artistic vision and its relationship with the Ancients. Finally, in the third we analyze some virgins
painted by Leonardo da Vinci, questioning the harmony between classical and Christian themes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-16T09:58:41Z |
|
dc.date.available |
2022-12-16 |
|
dc.date.available |
2022-12-16T09:58:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Renascimento |
pt_BR |
dc.subject |
Arte renascentista |
pt_BR |
dc.subject |
Artistas italianos |
pt_BR |
dc.subject |
Leonardo da Vinci |
pt_BR |
dc.subject |
Sandro Botticelli |
pt_BR |
dc.subject |
Leon Battista Alberti |
pt_BR |
dc.subject |
Pintores renascentistas |
pt_BR |
dc.subject |
Pintura como fonte histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Iconografia |
pt_BR |
dc.subject |
Passado em pinturas |
pt_BR |
dc.subject |
Rebirth |
pt_BR |
dc.subject |
Renaissance art |
pt_BR |
dc.subject |
Italian artists |
pt_BR |
dc.subject |
Painting as a historical source |
pt_BR |
dc.subject |
Iconography |
pt_BR |
dc.subject |
Past in paintings |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Lauriceia Galdino dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reception of classical values in the works of Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli and Leonardo da Vinci. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Lauriceia Galdino dos. A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci. 2012. 112f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Ce travail vise à discuter la présence d'un passé classique dans les oeuvres des peintres de la
Renaissance Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci et Sandro Botticelli et des opérations
artistiques articulées par des peintres en raison de ses destinataires dans le XVe siècle. La
recherche nous a conduit à deux voies d'analyse qui nous ont permis de mobiliser les aspects
de la culture renaissante et des oeuvres d'art ici separées: d'une part, nous observons la
manière dont les thèmes classiques ont été lus et représentées dans un contexte à leur suite, de
l'autre, nous discutons les visions du monde de Botticelli et Léonard de Vinci à la suite de la
relation entretenue avec des représentations d'auteurs classiques et des artistes qui ont été
vivement felicités pour le moment. Il s'interroge aussi sur la présence féminine, orné avec des
éléments classiques dans les oeuvres de ces peintres, ayant largement contribué à représenter
la femme moderne en ligne avec les représentations établies par les classiques. Le premier
chapitre explore les chemins théoriques de la peinture renaissante en s'appuyant sur des
conceptions des peintres et théoriciens de la peinture comme Leon Battista Alberti et Léonard
de Vinci. Dans le deuxième chapitre, nous nous fixons dans l’univers artistique de Sandro
Botticelli, en essayant apercevoir sa vision artistique et sa relation avec les Anciens.
Finalement, dans le troisième chapitre, nous analysons quelques peintres de vierges par
Léonard de Vinci, et nous nous interrogeons sur l'harmonie entre les thèmes classiques et
chrétiennes. |
pt_BR |