DSpace/Manakin Repository

A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0386799429337480 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.contributor.referee1 CABRAL FILHO, Severino.
dc.contributor.referee1ID CABRAL FILHO, S. pt_BR
dc.contributor.referee2 VASQUES, Márcia Severina.
dc.contributor.referee2ID VASQUES, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee3 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.contributor.referee3ID CORDÃO, M. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee4 ARAÚJO, Orlando Luiz.
dc.contributor.referee4ID ARAÚJO, O. L. pt_BR
dc.contributor.referee5 NASCIMENTO, Regina Gomes do.
dc.contributor.referee5ID NASCIMENTO, R. G. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho se propõe discutir a presença de um passado clássico nas obras dos pintores renascentistas Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli e as operações artísticas articuladas pelos pintores em função de seus destinatários no século XV. A pesquisa nos conduziu para dois caminhos de análise que nos permitiram mobilizar aspectos da cultura Renascente e as obras de arte aqui recortadas: de um lado, observamos como os temas clássicos foram lidos e representados num contexto posterior ao seu; de outro, discutimos as visões de mundo de Botticelli e Da Vinci como resultado da relação que mantiveram com representações de autores e artistas clássicos que eram fortemente recepcionados nessa época. Problematizamos a presença feminina, ornada de elementos clássicos nas obras desses pintores, como tendo em grande medida, contribuído para se representar o feminino Moderno em consonância com as representações construídas pelos clássicos. O capitulo primeiro percorre os caminhos teóricos da pintura renascentista, partindo das concepções dos pintores e teóricos da pintura Leon Battista Alberti e Leonardo Da Vinci. No segundo capitulo, enveredamos pelo universo artístico de Sandro Botticelli, procurando perceber sua visão artística e sua relação com os Antigos. Por fim, no terceiro analisamos algumas virgens pintadas por Leonardo da Vinci, problematizando a harmonia entre temas clássicos e cristãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci. pt_BR
dc.date.issued 2012-03
dc.description.abstract This work proposes to discuss the presence of a classical past in the works of painters renaissance artists Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci and Sandro Botticelli and artistic operations articulated by painters according to their addressees in the 15th century. The research led us for two paths of analysis that allowed us to mobilize aspects of Renaissance culture and the works of art cut out here: on the one hand, we observe how the classic themes were read and represented in a later context; on the other hand, we discuss Botticelli's and Da Vinci's views of the world as result of the relationship they maintained with representations of classical authors and artists who were strongly received at that time. We problematize the female presence, adorned with elements classics in the works of these painters, as having, to a great extent, contributed to represent the Modern feminine in consonance with the representations constructed by the classics. the chapter first traverses the theoretical paths of Renaissance painting, starting from the conceptions of painters and painting theorists Leon Battista Alberti and Leonardo Da Vinci. In the second chapter, we embark on the artistic universe of Sandro Botticelli, trying to understand his artistic vision and its relationship with the Ancients. Finally, in the third we analyze some virgins painted by Leonardo da Vinci, questioning the harmony between classical and Christian themes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358
dc.date.accessioned 2022-12-16T09:58:41Z
dc.date.available 2022-12-16
dc.date.available 2022-12-16T09:58:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Renascimento pt_BR
dc.subject Arte renascentista pt_BR
dc.subject Artistas italianos pt_BR
dc.subject Leonardo da Vinci pt_BR
dc.subject Sandro Botticelli pt_BR
dc.subject Leon Battista Alberti pt_BR
dc.subject Pintores renascentistas pt_BR
dc.subject Pintura como fonte histórica pt_BR
dc.subject Iconografia pt_BR
dc.subject Passado em pinturas pt_BR
dc.subject Rebirth pt_BR
dc.subject Renaissance art pt_BR
dc.subject Italian artists pt_BR
dc.subject Painting as a historical source pt_BR
dc.subject Iconography pt_BR
dc.subject Past in paintings pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Lauriceia Galdino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reception of classical values in the works of Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli and Leonardo da Vinci. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Lauriceia Galdino dos. A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci. 2012. 112f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358 pt_BR
dc.description.resume Ce travail vise à discuter la présence d'un passé classique dans les oeuvres des peintres de la Renaissance Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci et Sandro Botticelli et des opérations artistiques articulées par des peintres en raison de ses destinataires dans le XVe siècle. La recherche nous a conduit à deux voies d'analyse qui nous ont permis de mobiliser les aspects de la culture renaissante et des oeuvres d'art ici separées: d'une part, nous observons la manière dont les thèmes classiques ont été lus et représentées dans un contexte à leur suite, de l'autre, nous discutons les visions du monde de Botticelli et Léonard de Vinci à la suite de la relation entretenue avec des représentations d'auteurs classiques et des artistes qui ont été vivement felicités pour le moment. Il s'interroge aussi sur la présence féminine, orné avec des éléments classiques dans les oeuvres de ces peintres, ayant largement contribué à représenter la femme moderne en ligne avec les représentations établies par les classiques. Le premier chapitre explore les chemins théoriques de la peinture renaissante en s'appuyant sur des conceptions des peintres et théoriciens de la peinture comme Leon Battista Alberti et Léonard de Vinci. Dans le deuxième chapitre, nous nous fixons dans l’univers artistique de Sandro Botticelli, en essayant apercevoir sa vision artistique et sa relation avec les Anciens. Finalement, dans le troisième chapitre, nous analysons quelques peintres de vierges par Léonard de Vinci, et nous nous interrogeons sur l'harmonie entre les thèmes classiques et chrétiennes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta