DSpace/Manakin Repository

Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CANTALICE, M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4962751531986514 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a leitura que o Ocidente faz do Oriente, conforme nos mostra Edward Said, fazendo uma relação com o cinema e o Orientalismo do começo do século XXI e os abalos causados pelo atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Assim, veremos como os discursos cinematográficos se operam com objetivos de construir um inimigo que deve ser destruído, discursos esses que na maioria das vezes são generalizados. Será abordado ainda sobre como no interior dos discursos cinematográficos ocorre o que Michel Foucault (2008) irá denominar de ―vontade de verdade‖, neste aspecto, pode-se perceber o quanto no Cinema Hollywoodiano está presente os discursos que se impõem enquanto ―verdade‖ e aqueles que são silenciados. A partir da linguagem fílmica será analisado como o cinema vem representando o Oriente, o Islamismo e O Estado Islâmico, fazendo com que haja uma confusão quanto ao que cada um representa. Faremos uma leitura da obra de Said, mostrando como o Oriente ainda é concebido pela mídia como a representação do atraso e da violência. Filmes como Vôo 93 (2005) As Torres Gêmeas (2006), Reina Sobre Mim (2007), Guerra ao Terror (2008), e Rede de Mentiras (2008) são exemplos de produções que se transformaram num perfeito veículo para alcançar um grande público e construí um pensamento de apoio as atitudes beligerantes do governo dos Estados Unidos. No entanto, se perceberá que no período de 2009 aos nossos dias o cenário político estadunidense e os discursos em torno do sistema governamental, apresentaram algumas alterações, e com isso pudemos perceber mudanças inclusive no discurso cinematográfico. Assim, analisaremos filmes como, Zona Verde (2010), e Invasão a Londres (1016), fazendo um paralelo dos períodos em que os Estados Unidos eram governados por George W. Bush e por Barak Obama, analisando as disparidades entre ambos e como isso chega a nós a partir da linguagem cinematográfica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016). pt_BR
dc.date.issued 2017-07
dc.description.abstract This paper deals with the West's reading of the East, as Edward Said shows us, in a relationship with the cinema and Orientalism of the early 21st century and the quakes caused by the attack on the Twin Towers on September 11, 2001. Thus, we will see how cinematic discourses operate with the goal of building an enemy that must be destroyed, discourses that are most often generalized. It will also be discussed how within the cinematic discourses occurs what Michel Foucault (2008) will call "the will of truth", in this aspect, we can see how much ―Hollywoodiano‖ Cinema is present the speeches that impose themselves as "truth" And those who are silenced. From the film language will be analyzed how the cinema has represented the East, Islam and The Islamic State, causing a confusion as to what each one represents. We will read the work of Said, showing how the Orient is still conceived by the media as the representation of backwardness and violence. Films like Flight 93 (2005), World Trade Center (2006), Reign Over Me (2007) and The Hurt Locker (2008), and Body of Lies (2008) are examples of productions that have become a perfect vehicle for achieving a great And I built a thought to support the belligerent attitudes of the United States government. However, it will be noticed that in the period of 2009 to our days the American political scene and the discourses around the governmental system, presented some changes, and with this we could perceive changes even in the cinematographic discourse. Thus, we will analyze films such as, Green Zone (2010), and London Has Fallen (1016), paralleling the periods in which the United States was governed by George W. Bush and Barak Obama, analyzing the disparities between the two and how Comes to us from cinematic language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363
dc.date.accessioned 2022-12-16T17:53:06Z
dc.date.available 2022-12-16
dc.date.available 2022-12-16T17:53:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cinema - orientalismo pt_BR
dc.subject Orientalismo pt_BR
dc.subject Discursos cinematográficos pt_BR
dc.subject Poder do discurso pt_BR
dc.subject Cinema Hollywoodiano pt_BR
dc.subject Discurso e cinema pt_BR
dc.subject Leitura do ocidente para com o oriente - cinema pt_BR
dc.subject Linguagem fílmica pt_BR
dc.subject Islamismo no cinema ocidental pt_BR
dc.subject Estado Islâmico no cinema ocidental pt_BR
dc.subject Cinema - Orientalism pt_BR
dc.subject Orientalism pt_BR
dc.subject Cinematographic speeches pt_BR
dc.subject Power of speech pt_BR
dc.subject Hollywood Cinema pt_BR
dc.subject Speech and cinema pt_BR
dc.subject Reading from the West to the East - Cinema pt_BR
dc.subject Filmic language pt_BR
dc.subject Islam in Western Cinema pt_BR
dc.subject Islamic State in Western Cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CANTALICE, Marizélia Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Orientalism: Hollywood cinema and discourses on the marks of terror in the invention of the Orient (2002-2016). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CANTALICE, Marizélia Gomes de. Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016). 2017. 105f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta