dc.creator.ID |
CANTALICE, M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4962751531986514 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTE NETO, F. T. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda a leitura que o Ocidente faz do Oriente, conforme nos mostra
Edward Said, fazendo uma relação com o cinema e o Orientalismo do começo do século
XXI e os abalos causados pelo atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.
Assim, veremos como os discursos cinematográficos se operam com objetivos de construir
um inimigo que deve ser destruído, discursos esses que na maioria das vezes são
generalizados. Será abordado ainda sobre como no interior dos discursos cinematográficos
ocorre o que Michel Foucault (2008) irá denominar de ―vontade de verdade‖, neste aspecto,
pode-se perceber o quanto no Cinema Hollywoodiano está presente os discursos que se
impõem enquanto ―verdade‖ e aqueles que são silenciados. A partir da linguagem fílmica
será analisado como o cinema vem representando o Oriente, o Islamismo e O Estado
Islâmico, fazendo com que haja uma confusão quanto ao que cada um representa. Faremos
uma leitura da obra de Said, mostrando como o Oriente ainda é concebido pela mídia como
a representação do atraso e da violência. Filmes como Vôo 93 (2005) As Torres Gêmeas
(2006), Reina Sobre Mim (2007), Guerra ao Terror (2008), e Rede de Mentiras (2008) são
exemplos de produções que se transformaram num perfeito veículo para alcançar um grande
público e construí um pensamento de apoio as atitudes beligerantes do governo dos Estados
Unidos. No entanto, se perceberá que no período de 2009 aos nossos dias o cenário político
estadunidense e os discursos em torno do sistema governamental, apresentaram algumas
alterações, e com isso pudemos perceber mudanças inclusive no discurso cinematográfico.
Assim, analisaremos filmes como, Zona Verde (2010), e Invasão a Londres (1016), fazendo
um paralelo dos períodos em que os Estados Unidos eram governados por George W. Bush
e por Barak Obama, analisando as disparidades entre ambos e como isso chega a nós a partir
da linguagem cinematográfica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.description.abstract |
This paper deals with the West's reading of the East, as Edward Said shows us, in a
relationship with the cinema and Orientalism of the early 21st century and the quakes caused
by the attack on the Twin Towers on September 11, 2001. Thus, we will see how cinematic
discourses operate with the goal of building an enemy that must be destroyed, discourses
that are most often generalized. It will also be discussed how within the cinematic discourses
occurs what Michel Foucault (2008) will call "the will of truth", in this aspect, we can see
how much ―Hollywoodiano‖ Cinema is present the speeches that impose themselves as
"truth" And those who are silenced. From the film language will be analyzed how the
cinema has represented the East, Islam and The Islamic State, causing a confusion as to what
each one represents. We will read the work of Said, showing how the Orient is still
conceived by the media as the representation of backwardness and violence. Films like
Flight 93 (2005), World Trade Center (2006), Reign Over Me (2007) and The Hurt Locker
(2008), and Body of Lies (2008) are examples of productions that have become a perfect
vehicle for achieving a great And I built a thought to support the belligerent attitudes of the
United States government. However, it will be noticed that in the period of 2009 to our days
the American political scene and the discourses around the governmental system, presented
some changes, and with this we could perceive changes even in the cinematographic
discourse. Thus, we will analyze films such as, Green Zone (2010), and London Has Fallen
(1016), paralleling the periods in which the United States was governed by George W. Bush
and Barak Obama, analyzing the disparities between the two and how Comes to us from
cinematic language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-16T17:53:06Z |
|
dc.date.available |
2022-12-16 |
|
dc.date.available |
2022-12-16T17:53:06Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - orientalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Orientalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos cinematográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Poder do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema Hollywoodiano |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura do ocidente para com o oriente - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem fílmica |
pt_BR |
dc.subject |
Islamismo no cinema ocidental |
pt_BR |
dc.subject |
Estado Islâmico no cinema ocidental |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - Orientalism |
pt_BR |
dc.subject |
Orientalism |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematographic speeches |
pt_BR |
dc.subject |
Power of speech |
pt_BR |
dc.subject |
Hollywood Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Speech and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Reading from the West to the East - Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Filmic language |
pt_BR |
dc.subject |
Islam in Western Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Islamic State in Western Cinema |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CANTALICE, Marizélia Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Orientalism: Hollywood cinema and discourses on the marks of terror in the invention of the Orient (2002-2016). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CANTALICE, Marizélia Gomes de. Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016). 2017. 105f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363 |
pt_BR |