Repositorio Dspace/Manakin

“Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993).

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5401414227293297 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA, Jailma Maria de.
dc.contributor.advisor-co1ID LIMA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7070010288416835 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Joel Carlos de Souza.
dc.contributor.referee2 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.description.resumo A presente dissertação tem como objetivo estabelecer os parâmetros que caracterizam a cena musical do rock natalense enquanto representante de um grupo, bem como se dá o processo de identificação deste grupo com o cenário. Entendendo a música como uma prática, ou seja, como uma musicalidade, o primeiro capítulo, objetiva definir a produção de rock como um estilo de vida que conjunta elementos estéticos, performáticos, temáticos, melódicos e letrísticos para tanto trabalhamos a noção de gênero musical e contracultura. O segundo capítulo, adentra nos componentes estéticos e performáticos, tendo isto em vista, realizamos uma breve construção biográfica das bandas Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, em seguida procuramos compor e compreender as relações de identidade e de práticas representativas do rock PopTyguar. No terceiro capítulo trabalhamos os elementos temáticos, melódicos e letrísticos, a partir da análise das canções do período, no intuito de trabalhar o produto mais específico do cenário: a música em si. Neste capítulo elencamos os possíveis elementos de identificação e representatividade inseridos nas composições musicais, no intuito de visualizar mais amplamente a abordagem musical, bem como os ‘gatilhos’ que despertam as afinidades entre os sujeitos envolvidos e o estimulam a aderirem ao cenário. Nos utilizamos da metodologia de análise musical desenvolvida por Tatit, e discutida por Janotti Júnior, bem como da proposta de análise apresentada por Napolitano, para propormos a noção de cenário musical; nos pautamos, nos levantamentos realizados por Dapieve, Chacon, Friedlander, para compreender as características do cenário em questão. Teoricamente nos embasamos a partir das discussões realizadas por Hall sobre o conceito de identidade. Metodologicamente nos baseamos, sobretudo, na abordagem da História Oral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993). pt_BR
dc.date.issued 2018-07-24
dc.description.abstract The present dissertation aims to establish the parameters that characterize Natal's rock musical scene as representative of a group, as well as the process of identification of this group with the scenario. Understanding music as a practice, that is, as a musicality, the first chapter, aims to define the rock production as a way of life that combines aesthetic, performance, thematic, melodic and lyric elements for this we work the notion of musical genre and counterculture. The second chapter, introduces us into the aesthetic and performatic components. In this way, we make a brief biographical construction of the bands Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, and then we try to compose and understand the relations of identity and representative practices of the PopTyguar rock. In the third chapter we work on the thematic, melodic and lyric elements, from the analysis of the songs of the period, in order to work the more specific product of the scene: the music itself. In this chapter we highlight the possible elements of identification inserted in the musical compositions, in order to visualize more broadly the musical approach, as well as the 'triggers' that awaken the affinities between the involved subjects and stimulate them to adhere to the scenario. We use the methodology of musical analysis developed by Tatit, and discussed by Janotti Júnior, as well as the proposal of analysis presented by Napolitano, to propose the notion of musical scene; and in the studies conducted by Dapieve, Chacon, and Friedlander, to understand the characteristics of the scenario in question.Theoretically we rely on the discussions held by Hall about the concept of identity. Methodologically we base ourselves, above all, on the Oral History approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
dc.date.accessioned 2022-12-16T22:38:00Z
dc.date.available 2022-12-16
dc.date.available 2022-12-16T22:38:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Contracultura pt_BR
dc.subject Identificação contracultural pt_BR
dc.subject Rock PopTyguar pt_BR
dc.subject Anos 80 - contracultura pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Cenário musical - rock pt_BR
dc.subject Natal rock pt_BR
dc.subject Banda cabeças errantes pt_BR
dc.subject Rock no Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Juventude e rock - Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Counterculture pt_BR
dc.subject Countercultural identification pt_BR
dc.subject Rock PopTyguar pt_BR
dc.subject 80s - counterculture pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Music scene - rock pt_BR
dc.subject Christmas rock pt_BR
dc.subject Wandering heads band pt_BR
dc.subject Rock in Rio Grande do Norte pt_BR
dc.subject Youth and rock - Rio Grande do Norte pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Brenda Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Look at ‘us’ here on this road”: countercultural identification and poptyguar rock (1982-1993). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Brenda Soares. “Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993). 2018. 152f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta