dc.creator.ID |
LIMA, E. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7303060517311368 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Keila Queiroz e. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, K. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8319598000382239 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Jonas Duarte da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, J. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A comunidade de Pedro Velho no ano de 2004 passou por uma experiência significativa
de perda material e simbólica com a chegada das águas da barragem Argemiro
Figueiredo (Acauã) na Paraíba. Este fato acarretou o aprofundamento das desigualdades
sociais, ao passo que produziu centenas de famílias que além de pobres, ficaram sem
terra para manter a atividade agrícola, atividade que garantia o sustento da maioria dos
Pedro velhences. Para além de um prejuízo econômico, a população ainda enfrentou a
suplantação de bens culturais e a perda de suas referências tradicionais. Nos rumos da
história o silencio é uma barreira, a que os vencedores submetem os vencidos, barreiras
estas que devem ser rompidas. Acreditando no rompimento das “barreiras do silêncio”
esta dissertação contou a história da fatalidade que aconteceu em PV no mês de Janeiro
de 2004 e seus desdobramentos a partir do olhar de moradores e militantes. Nossa
pesquisa teve como principal ferramenta metodológica a história oral, contamos
também com a análise de imagens e fotografias de acervos particulares e do MAB
(Movimento dos Atingidos por Barragens) como também utilizamos notas da imprensa
divulgadas no calor do momento e posteriormente. Na perspectiva teórica defendemos a
indissociabilidade entre a história cultural e social, utilizamos autores como Bosi (1994)
Cerqueira (2010) Nora( 1993) Benjamin (1994). No fim de nosso percurso, foi
verificado que mesmo depois de mais de 10 anos da construção de Acauã, a população
ainda enfrenta antigos dilemas das mais diversas origens, incluindo aquilo que tange a
má qualidade da terra na qual foram reassentados, o descaso governamental e o
principal, e este irrecuperável: O desvinculo com os símbolos do passado construtores
de identidades sociais e individuais. Vale retificar que além daquilo que foi apagado
pelas águas, este estudo enxerga além, retrata o intocável, o que é para muitos
incompreensível, aquilo que as águas não conseguiram apagar: o imaterial, a memória, a
narrativa e o saudosismos dos atingidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
O que as águas não conseguiram apagar: narrativas de morte e vida de moradores e militantes de Pedro Velho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28375 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T15:19:23Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T15:19:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Pedro Velho |
pt_BR |
dc.subject |
Barragem - questões sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Barragem Argemiro Figueiredo - Acauã |
pt_BR |
dc.subject |
Barragem de Acauã |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Atingidos por barragem |
pt_BR |
dc.subject |
Pedro Velho Community |
pt_BR |
dc.subject |
Dam - social issues |
pt_BR |
dc.subject |
Argemiro Figueiredo Dam - Acauã |
pt_BR |
dc.subject |
Acauã dam |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Movement of People Affected by Dams - MAB |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Affected by dam |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Ellen Layanna de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
What the waters could not erase: narratives of death and life of residents and activists of Pedro Velho. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Ellen Layanna de. O que as águas não conseguiram apagar: narrativas de morte e vida de moradores e militantes de Pedro Velho. 2018. 117f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: |
pt_BR |
dc.description.resume |
La communauté de Pedro Velho a vécu en 2004 une significative expérience de perte
matérielle et symbolique avec la arrivée des eaux du barrage d’Argemiro Figueiredo
(Acauã), à Paraïba. Cet évènement a provoqué un approfondissement des inégalités
sociales, tandis que des centaines de familles, en plus de s’appauvrir, sont restées sans
leurs parts de terre, pour maintenir l’activité agricole qui était la source des revenus de
la plupart des habitants de Pedro Velho. En plus des pertes économiques, la population
a fait face à l’étouffement de ses biens culturels et à la perte de ses références
traditionnelles. Tout au long de l’histoire, le silence est une barrière à laquelle les
vainqueurs soumettent les vaincus et ces barrières doivent être rompues. En croyant à la
rupture de ces “barrières du silence”, ce mémoire a raconté l’histoire de la fatalité
survenue à la communauté de Pedro Velho en Janvier 2004, et ses conséquences sous
l’optique des habitants et des militants. Le principal outil méthodologique de notre
étude a été l’histoire orale. Nous nous sommes aussi appuyés sur l’analyse de quelques
images et photographies de collections privées et du MAB (Mouvement des personnes
Touchées par des Barrages). Nous avons également utilisé des notes de la presse qui ont
été diffusées pendant la période et après. Pour la perspective théorique, nous défendons
l’indissociabilité entre l’histoire culturelle et sociale. Nous nous appuyons sur des
auteurs comme Bosi (1994), Cerqueira (2010), Nora (1993) et Benjamin (1994). À la
fin de notre parcours, nous avons pu vérifier que même après 10 ans de la construction
d’Acauã, la population vit encore des anciens dilemmes d’origines diverses, dont la
mauvaise qualité des terres où les personnes ont été réinstallés, l’oubli du gouvernement
et surtout, et l’irrécupérable, la séparation des symboles du passé qui ont construit leurs
identités sociales et individuelles.
Il est important de noter que cette étude voit au-delà de ce qui a été détruit par les eaux.
Elle montre ce qui est intouchable et incompréhensible pour plusieurs, ce que l’eau n’a
pas pu effacer: l’immatériel, la mémoire, la narrative et la nostalgie des personnes
touchées. |
pt_BR |