DSpace/Manakin Repository

A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREIRE, W. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5379412369500497 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.contributor.advisor1ID ARANHA, G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1710555950559889 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, R. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 CABRAL FILHO, Severino.
dc.contributor.referee2ID CABRAL FILHO, S. pt_BR
dc.description.resumo Após o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-19
dc.description.abstract After the end of the services carried out by the eletric tram and buses of Pernambuco Autoviária in 1955, Recife would depend on several bus companies for public transport in the city. Many of them with reduced fleet or only one vehicle, made the population suffer with equipment in precarious condition, delays, lack of change and absence of care in certain neighborhoods. Moreover, with the increase of automobiles in the streets, the recifense, ran daily the risk of being another victim of accidents, collisions and roadkill. This scenario was called by the periodicals of the time as the “Battle of Recife”. The circulation of people, whether on foot or by collectives, implied problems almost every day. In this context, this work aims to investigate the traffic and collective transport in Recife between 1953, when there is a plan for the deployment of the new public transport service in the city, through the trollebus (electric buses), until 1960, when they are inaugurated. Through research in newspapers, magazines, technical reports, maps and images in dialogue with the bibliography related to the theme, the goal is to analyze, among the spatial/temporal cutout, complaints of the population, strikes of entrepreneurs because of the increase of passages and the performance of the prefecture trying to solve traffic problems and the transportation system of the time. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383
dc.date.accessioned 2022-12-19T16:34:47Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T16:34:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História do recife - transporte coletivo pt_BR
dc.subject História da mobilidade urbana - Recife - PE pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960 pt_BR
dc.subject Recife - PE - transporte coletivo pt_BR
dc.subject Transporte público - Recife - PE pt_BR
dc.subject Trânsito em 1950 - Recife - PE pt_BR
dc.subject Bonde elétrico pt_BR
dc.subject Trólebus pt_BR
dc.subject Batalha do Recife - transporte pt_BR
dc.subject Foto - bondes no Recife pt_BR
dc.subject History of the reef - public transport pt_BR
dc.subject History of urban mobility - Recife - PE pt_BR
dc.subject Recife - PE - public transport pt_BR
dc.subject Public transport - Recife - PE pt_BR
dc.subject Traffic in 1950 - Recife - PE pt_BR
dc.subject Tram pt_BR
dc.subject Trolleybus pt_BR
dc.subject Batalha do Recife - transport pt_BR
dc.subject Photo - trams in Recife pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREIRE, Wanderson da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960. pt_BR
dc.identifier.citation FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta