dc.creator.ID |
FREIRE, W. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5379412369500497 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARANHA, Gervácio Batista. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARANHA, G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1710555950559889 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, R. C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CABRAL FILHO, Severino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CABRAL FILHO, S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Após o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco
Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a
realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas
com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em
condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos
bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco
de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário
denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação
de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias.
Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte
coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo
serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até
1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas,
relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema,
pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos
empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava
resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-19 |
|
dc.description.abstract |
After the end of the services carried out by the eletric tram and buses of Pernambuco
Autoviária in 1955, Recife would depend on several bus companies for public transport
in the city. Many of them with reduced fleet or only one vehicle, made the population
suffer with equipment in precarious condition, delays, lack of change and absence of
care in certain neighborhoods. Moreover, with the increase of automobiles in the streets,
the recifense, ran daily the risk of being another victim of accidents, collisions and
roadkill. This scenario was called by the periodicals of the time as the “Battle of
Recife”. The circulation of people, whether on foot or by collectives, implied problems
almost every day. In this context, this work aims to investigate the traffic and collective
transport in Recife between 1953, when there is a plan for the deployment of the new
public transport service in the city, through the trollebus (electric buses), until 1960,
when they are inaugurated. Through research in newspapers, magazines, technical
reports, maps and images in dialogue with the bibliography related to the theme, the
goal is to analyze, among the spatial/temporal cutout, complaints of the population,
strikes of entrepreneurs because of the increase of passages and the performance of the
prefecture trying to solve traffic problems and the transportation system of the time. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T16:34:47Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T16:34:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História do recife - transporte coletivo |
pt_BR |
dc.subject |
História da mobilidade urbana - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960 |
pt_BR |
dc.subject |
Recife - PE - transporte coletivo |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte público - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Trânsito em 1950 - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Bonde elétrico |
pt_BR |
dc.subject |
Trólebus |
pt_BR |
dc.subject |
Batalha do Recife - transporte |
pt_BR |
dc.subject |
Foto - bondes no Recife |
pt_BR |
dc.subject |
History of the reef - public transport |
pt_BR |
dc.subject |
History of urban mobility - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Recife - PE - public transport |
pt_BR |
dc.subject |
Public transport - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic in 1950 - Recife - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Tram |
pt_BR |
dc.subject |
Trolleybus |
pt_BR |
dc.subject |
Batalha do Recife - transport |
pt_BR |
dc.subject |
Photo - trams in Recife |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREIRE, Wanderson da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383 |
pt_BR |