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Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula.

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dc.creator.ID MOTA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3238034971194248 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Talita Rosa Mística Soares de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. R. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3983804449283544 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 CORDÃO, Michelly Perreira de Sousa.
dc.contributor.referee2ID CORDÃO, M. P. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo discorre sobre a relação entre cinema e história dando enfoque ao uso deste recurso áudio visual enquanto uma ferramenta pedagógica para o trabalho da educação para as relações étnico-raciais na sala de aula. Para isto, selecionamos para discussão quatro curtas-metragens brasileiros com abordagens étnicas sobre o povo negro e afrodescendente, que debatem questões de alteridade problematizando as diferentes visões que a sociedade impõe a esses grupos e a própria visão do grupo sobre si mesmo, são eles: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dúdú e o lápis cor de pele” (2016). Dessa maneira, visamos contribuir ao oferecer subsídios para o cumprimento da lei 10.639/03 (que regulamenta o ensino e cultura africana e afrodescendente nas escolas), na tentativa de promover uma maior conscientização étnica e crítica nas salas de aula a partir do uso do cinema, relacionando os componentes curriculares aos conteúdos trabalhados nestes curtas. Assim, pretendemos apresentar métodos para fomento da discussão e empoderamento do alunado sobre as questões étnico-raciais inerentes à diversidade sociocultural que lhe são circundantes na contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos nas representações de Roger Chartier (1990), nas análises de fontes históricas de Marcos Napolitano (2009) e na relação de cinema e educação proposta por Duarte (2002). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385
dc.date.accessioned 2022-12-19T17:25:56Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T17:25:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação étnica pt_BR
dc.subject Etnicidade - educação pt_BR
dc.subject Cinema e educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Conscientização étnica pt_BR
dc.subject Cinema e História pt_BR
dc.subject Relação cinema e educação pt_BR
dc.subject Representações - Roger Chartier pt_BR
dc.subject Recurso audiovisual - educação pt_BR
dc.subject Povo negro - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Afrodescendência - cinema brasileiro pt_BR
dc.subject Curta-metragem - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 pt_BR
dc.subject Curta-metragem - Vista minha pele - 2003 pt_BR
dc.subject Curta-metragem - Cores e botas - 2010 pt_BR
dc.subject Curta-metragem - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 pt_BR
dc.subject Filme - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 pt_BR
dc.subject Filme - Vista minha pele - 2003 pt_BR
dc.subject Filme - Cores e botas - 2010 pt_BR
dc.subject Filme - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 pt_BR
dc.subject Lei Nº 10.639/2003 - ensino de cultura africana e afrodescendente pt_BR
dc.subject Ensino de cultura africana e afrodescendente - Lei Nº 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOTA, Alane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Alternative paths, necessary dialogues: use of cinema as a possibility for teaching and raising ethnic awareness in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation MOTA, Alane da Silva. Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. 2018. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385 pt_BR
dc.description.resumen El presente artículo discurre sobre la relación entre cinema e historia dando enfoque al uso de este recurso audio visual mientras una herramienta pedagógica para el trabajo de educación para las relaciones étnico raciales en la clase. Para esto, seleccionamos para análisis cuatro corta metrajes brasileros con abordajes étnicas sobre el pueblo negro y afrodescendientes, que debaten cuestiones de alteridad problematizando las diferentes visiones que la sociedad impone a esos grupos y a la propia visión del grupo sobre si mismo, son ellas: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dudu e o lápis cor de pele” (2016). De esta manera, visamos ofrecer subsidios para el cumplimento de la ley 10.639/03 (que reglamenta el enseño y la cultura africana y afrodescendiente en las escuelas) en la tentativa de promover una mayor concientización étnica y crítica en las clases a partir del uso del cinema, relacionando los componentes curriculares a los contenidos trabajados en estos cortas. Así, pretendemos presentar métodos para fomentar la discusión y empoderamiento del alumnado sobre las cuestiones étnico raciales inherentes a la diversidad sociocultural que le son circundantes en la contemporaneidad. Para anclarnos, nos apoyamos en las representaciones de Roger Chartier (1990), en las análisis de fuentes históricas de Marcos Napolitano (2009) y en la relación de cinema y educación propuesta por Duarte (2002). pt_BR


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