dc.creator.ID |
MOTA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3238034971194248 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Talita Rosa Mística Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. R. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3983804449283544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CORDÃO, Michelly Perreira de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CORDÃO, M. P. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo discorre sobre a relação entre cinema e história dando
enfoque ao uso deste recurso áudio visual enquanto uma ferramenta pedagógica para o
trabalho da educação para as relações étnico-raciais na sala de aula. Para isto,
selecionamos para discussão quatro curtas-metragens brasileiros com abordagens
étnicas sobre o povo negro e afrodescendente, que debatem questões de alteridade
problematizando as diferentes visões que a sociedade impõe a esses grupos e a própria
visão do grupo sobre si mesmo, são eles: “Menina mulher da pele preta: Jennifer”
(2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dúdú e o lápis cor de
pele” (2016). Dessa maneira, visamos contribuir ao oferecer subsídios para o
cumprimento da lei 10.639/03 (que regulamenta o ensino e cultura africana e
afrodescendente nas escolas), na tentativa de promover uma maior conscientização
étnica e crítica nas salas de aula a partir do uso do cinema, relacionando os componentes
curriculares aos conteúdos trabalhados nestes curtas. Assim, pretendemos apresentar
métodos para fomento da discussão e empoderamento do alunado sobre as questões
étnico-raciais inerentes à diversidade sociocultural que lhe são circundantes na
contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos nas representações de Roger Chartier
(1990), nas análises de fontes históricas de Marcos Napolitano (2009) e na relação de
cinema e educação proposta por Duarte (2002). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T17:25:56Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T17:25:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnica |
pt_BR |
dc.subject |
Etnicidade - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização étnica |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e História |
pt_BR |
dc.subject |
Relação cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Representações - Roger Chartier |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso audiovisual - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Povo negro - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Afrodescendência - cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragem - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragem - Vista minha pele - 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragem - Cores e botas - 2010 |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragem - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - Vista minha pele - 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - Cores e botas - 2010 |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 |
pt_BR |
dc.subject |
Lei Nº 10.639/2003 - ensino de cultura africana e afrodescendente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cultura africana e afrodescendente - Lei Nº 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOTA, Alane da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alternative paths, necessary dialogues: use of cinema as a possibility for teaching and raising ethnic awareness in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOTA, Alane da Silva. Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. 2018. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente artículo discurre sobre la relación entre cinema e historia dando enfoque al
uso de este recurso audio visual mientras una herramienta pedagógica para el trabajo de
educación para las relaciones étnico raciales en la clase. Para esto, seleccionamos para
análisis cuatro corta metrajes brasileros con abordajes étnicas sobre el pueblo negro y
afrodescendientes, que debaten cuestiones de alteridad problematizando las diferentes
visiones que la sociedad impone a esos grupos y a la propia visión del grupo sobre si
mismo, son ellas: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele”
(2003), “Cores e botas” (2010), “Dudu e o lápis cor de pele” (2016). De esta manera,
visamos ofrecer subsidios para el cumplimento de la ley 10.639/03 (que reglamenta el
enseño y la cultura africana y afrodescendiente en las escuelas) en la tentativa de
promover una mayor concientización étnica y crítica en las clases a partir del uso del
cinema, relacionando los componentes curriculares a los contenidos trabajados
en estos cortas. Así, pretendemos presentar métodos para fomentar
la discusión y empoderamiento del alumnado sobre las cuestiones étnico raciales
inherentes a la diversidad sociocultural que le son circundantes en la contemporaneidad.
Para anclarnos, nos apoyamos en las representaciones de Roger Chartier (1990), en
las análisis de fuentes históricas de Marcos Napolitano (2009) y en la relación de
cinema y educación propuesta por Duarte (2002). |
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