DSpace/Manakin Repository

Literatura de cordel: recurso didático no ensino de História para compreensão das relações étnico-raciais de acordo com a Lei Nº 11.645/2008.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, I. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2686039607196586 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo do presente trabalho é discutir a utilização da literatura de cordel como recurso didático para tratar as relações étnico-raciais no ensino de História de acordo com a Lei 11.645/2008. Atualmente, um dos desafios dos professores em sala de aula é o de atrair a atenção e a participação dos alunos nas aulas de história, seja pelo fato dos alunos não terem o hábito de ler ou pelo fato de sentirem dificuldades em interpretar/entender os textos contidos no livro didático ou textos complementares. Outra questão importante é a instigação de colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade, estimulando a pesquisa e não apenas a mera transmissão de conhecimento. Ora, os professores devem adotar várias práticas educativas, devendo considerar as propostas expressas nos currículos da disciplina. Sendo assim, a literatura de cordel se encaixa no debate de currículo e práticas educativas. As fontes utilizadas são folhetos do economista e poeta Medeiros Braga e do cordelista Manoel Monteiro da Silva. Desta forma, o intuito é possibilitar aos alunos o contato com uma fonte de natureza distinta daquela encontrada nos livros didáticos, que possibilita ao aluno a prática de leitura, já que os folhetos trazem uma linguagem simples e de fácil compreensão. O uso do cordel possibilita uma maior participação dos alunos nas aulas, utilizando o método da leitura coletiva e o estímulo à pesquisa, analisando os discursos dos poetas diante dos acontecimentos e o incentivo à produção de cordéis pelos alunos, habituando, além da prática da leitura, a escrita e reescrita. Logo, a literatura de cordel pode configurar uma linguagem alternativa para o ensino de História no debate das relações étnico-raciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Literatura de cordel: recurso didático no ensino de História para compreensão das relações étnico-raciais de acordo com a Lei Nº 11.645/2008. pt_BR
dc.date.issued 2018-12
dc.description.abstract The purpose of this paper is to discuss the use of cordel literature as a didactic resource to treat ethnic-racial relations in the teaching of History in accordance with Law 11.645 / 2008. Currently, one of the challenges of classroom teachers is to attract the attention and participation of students in history classes, either because they are not in the habit of reading or because they find it difficult to interpret / understand the texts of the textbook or supplementary texts. Another important issue is the instigation of putting into practice the knowledge acquired in the university, stimulating research and not merely the transmission of knowledge. However, teachers should adopt several educational practices, which should also consider the proposals expressed in the curricula of the discipline. Thus, cordel literature fits into the curriculum debate and educational practices. The sources used are pamphlets of the economist and poet Medeiros Braga and the twister Manoel Monteiro da Silva. In this way, the intention is to enable students to contact a source of a nature different from that found in textbooks, which enables the student to practice reading, since the leaflets bring a simple and easy to understand language. The use of the string allows a greater participation of the students in the classes, using the method of collective reading, and the stimulus to the research, analyzing the speeches of the poets in front of the events, and the encouragement of the production of cords by the students, habituating beyond the practice of reading, also writing and rewriting. Therefore, the cordel literature can configure an alternative language for the teaching of History in the debate of ethnic-racial relations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28389
dc.date.accessioned 2022-12-19T18:07:55Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T18:07:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Isaac José da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature: didactic resource in teaching history to understand ethnic-racial relations according to Law Nº 11.645/2008. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Isaac José da. Literatura de cordel: recurso didático no ensino de História para compreensão das relações étnico-raciais de acordo com a Lei Nº 11.645/2008. 2018. 18f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28389 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta