dc.creator.ID |
SOARES, C. A. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5743537647913378 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTENEGRO, José Benjamim. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MONTENEGRO, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo desse trabalho é refletir sobre as questões étnico-raciais na década de noventa do século XX no Brasil. Problematizo as formas de segregação e resistências das populações negras na sociedade globalizada do fim de século. Assim, reflito como as resistências dos grupos negros passam a ser motivadas e organizadas pela fortificação, dado o contexto da globalização, das comunidades identificadas por emoções compartilhadas. Analiso ainda os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar de marginalização destinado aos negros na democracia moderna nacional. Para tanto, tenho como fonte a letra da música “Identidade” do sambista Jorge Aragão, produzida em 1992. Acredito que tal narrativa é produtora de múltiplos sentidos e intencionalidades, afetados pelo lugar social do autor e o contexto no qual fora criada. Desse modo ela me possibilita pensar sobre os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar á margem das populações negras. Articulo o debate com os conceitos de comunidade emocional (MAFFESOLI, 1998) e de lugar social, estratégias e táticas. (CERTEAU, 2008) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
“O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 |
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dc.date.accessioned |
2022-12-19T18:09:18Z |
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dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T18:09:18Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades emocionais |
pt_BR |
dc.subject |
Resistências negras - samba |
pt_BR |
dc.subject |
Samba Identidade - Jorge Aragão |
pt_BR |
dc.subject |
Música brasileira - samba |
pt_BR |
dc.subject |
Etnicidades |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais - anos 90 - Brasil século XX |
pt_BR |
dc.subject |
Marginalização das populações negras |
pt_BR |
dc.subject |
Segregação de populações negras |
pt_BR |
dc.subject |
Grupos negros - resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Jorge Aragão - Sambista |
pt_BR |
dc.subject |
Letra de música - Identidade - Jorge Aragão 1992 |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar social, estratégias e táticas - Certeau |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Carlos André Bezerra. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“The social has an owner”: emotional communities and black resistance in Jorge Aragão’s “Identidade” Samba. |
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dc.identifier.citation |
SOARES, Carlos André Bezerra. “O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. 2018. 20f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 |
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