Dépôt DSpace/Manakin

A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ARAÚJO, J. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6446110191349137 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2 Sousa Júnior, José Pereira de.
dc.description.resumo Os livros didáticos são recursos metodológicos indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. O contato cotidiano do aluno com essa fonte de estudo e pesquisa é um dos fatores que nos estimulam a refletir sobre as formas que determinados conteúdos foram e/ou são aplicados em sala de aula. Esse estudo analisa o livro didático de História do ensino médio, evidenciando como os textos abordam a construção e representação do "índio “e como esse conceito vem sendo questionado e modificado no livro didático a partir da implantação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório a discussão nas escolas sobre a história e cultura das populações indígenas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. pt_BR
dc.date.issued 2018-12
dc.description.abstract Textbooks are indispensable methodological resources in the teaching-learning process. The daily contact of the student with this source of study and research is one of the factors that stimulate us to reflect on the forms that certain contents were and/or are applied in the classroom. This study analyzes the History`s textbook of High School, highlighting how the texts deal with the construction and representation of the "Indian" and how this concept has been questioned and modified in the textbook since the implementation of the brazlian law 11.645/2008, that made it mandatory for schools the discussion about the history and culture of indigenous peoples. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
dc.date.accessioned 2022-12-19T18:24:59Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T18:24:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Lei 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Índio - construção da imagem pt_BR
dc.subject Índio nos livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História - Índios pt_BR
dc.subject Identidade indígena pt_BR
dc.subject Povos originários pt_BR
dc.subject Representação indígena - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject História e cultura das populações indígenas pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino médio - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Law 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Indian - construction of the image pt_BR
dc.subject Indians in History textbooks pt_BR
dc.subject History textbooks - Indians pt_BR
dc.subject Indigenous identity pt_BR
dc.subject Native peoples pt_BR
dc.subject Indigenous representation - History textbooks pt_BR
dc.subject History and culture of indigenous populations pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject High School - History textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Josefa Paula de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the image of the “indigenous” in the high school History textbook: challenges and advances from Law 11.645/2008. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Josefa Paula de. A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. 2018. 24f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte