dc.creator.ID |
ARAÚJO, J. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6446110191349137 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2 |
Sousa Júnior, José Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
Os livros didáticos são recursos metodológicos indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. O
contato cotidiano do aluno com essa fonte de estudo e pesquisa é um dos fatores que nos estimulam a
refletir sobre as formas que determinados conteúdos foram e/ou são aplicados em sala de aula. Esse
estudo analisa o livro didático de História do ensino médio, evidenciando como os textos abordam a
construção e representação do "índio “e como esse conceito vem sendo questionado e modificado no
livro didático a partir da implantação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório a discussão nas escolas
sobre a história e cultura das populações indígenas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.description.abstract |
Textbooks are indispensable methodological resources in the teaching-learning process. The daily
contact of the student with this source of study and research is one of the factors that stimulate us to
reflect on the forms that certain contents were and/or are applied in the classroom. This study analyzes
the History`s textbook of High School, highlighting how the texts deal with the construction and
representation of the "Indian" and how this concept has been questioned and modified in the textbook
since the implementation of the brazlian law 11.645/2008, that made it mandatory for schools the
discussion about the history and culture of indigenous peoples. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T18:24:59Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T18:24:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 11.645/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Índio - construção da imagem |
pt_BR |
dc.subject |
Índio nos livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de História - Índios |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Povos originários |
pt_BR |
dc.subject |
Representação indígena - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
História e cultura das populações indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Law 11.645/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Indian - construction of the image |
pt_BR |
dc.subject |
Indians in History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
History textbooks - Indians |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous identity |
pt_BR |
dc.subject |
Native peoples |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous representation - History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
History and culture of indigenous populations |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
High School - History textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Josefa Paula de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of the image of the “indigenous” in the high school History textbook: challenges and advances from Law 11.645/2008. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Josefa Paula de. A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. 2018. 24f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392 |
pt_BR |