DSpace/Manakin Repository

O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE JÚNIOR, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7765257135187314 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Antônio Gutemberg da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0918454215574724 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística História pt_BR
dc.title O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
dc.date.accessioned 2022-12-19T18:49:22Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T18:49:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Negro na publicidade brasileira pt_BR
dc.subject Representação de negros - publicidade pt_BR
dc.subject Publicidade brasileira e representação de negros pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Discursos - negros e publicidade pt_BR
dc.subject Mídia televisiva - representação negra pt_BR
dc.subject Propagandas publicitárias racistas pt_BR
dc.subject Racismo - negros pt_BR
dc.subject Lugar do negro - publicidade brasileira pt_BR
dc.subject Análise do discurso - publicidade pt_BR
dc.subject Anúncios publicitários pt_BR
dc.subject Protagonismo negro - publicidade pt_BR
dc.subject História da publicidade - protagonismo negro pt_BR
dc.subject Características discursivas pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Gênero publicitário pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Black in Brazilian advertising pt_BR
dc.subject Representation of black people - advertising pt_BR
dc.subject Brazilian advertising and black representation pt_BR
dc.subject Law 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Speeches - Blacks and Advertising pt_BR
dc.subject Television media - black representation pt_BR
dc.subject Racist advertisements pt_BR
dc.subject Racism - black pt_BR
dc.subject Lugar do Negro - Brazilian advertising pt_BR
dc.subject Speech analysis - advertising pt_BR
dc.subject Advertising pt_BR
dc.subject Black protagonism - advertising pt_BR
dc.subject Advertising history - black protagonism pt_BR
dc.subject Discursive characteristics pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Advertising genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta