dc.creator.ID |
CAVALCANTE JÚNIOR, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7765257135187314 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Antônio Gutemberg da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0918454215574724 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na
publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva
e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos
refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos
existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as
intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse
sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia
brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a
temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os
sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações
nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da
publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em
análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso
conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o
nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito,
heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características
discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos
gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009),
BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
História |
pt_BR |
dc.title |
O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T18:49:22Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T18:49:22Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Negro na publicidade brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Representação de negros - publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade brasileira e representação de negros |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos - negros e publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia televisiva - representação negra |
pt_BR |
dc.subject |
Propagandas publicitárias racistas |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo - negros |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar do negro - publicidade brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso - publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Anúncios publicitários |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo negro - publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
História da publicidade - protagonismo negro |
pt_BR |
dc.subject |
Características discursivas |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero publicitário |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Black in Brazilian advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Representation of black people - advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian advertising and black representation |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Speeches - Blacks and Advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Television media - black representation |
pt_BR |
dc.subject |
Racist advertisements |
pt_BR |
dc.subject |
Racism - black |
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dc.subject |
Lugar do Negro - Brazilian advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis - advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Black protagonism - advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising history - black protagonism |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive characteristics |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising genre |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393 |
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