DSpace/Manakin Repository

A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2721499207216343 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GAMA, Anne Micheline Souza.
dc.contributor.advisor1ID GAMA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9918407896929331 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História Educação pt_BR
dc.title A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This work aims at a reading of the works the color of tenderness and Happiness has no color as to the ethnic-racial issues represented there. We find that in today's society we are still faced with racist and exclusionary actions in relation to the Negro in our country, and in the school space it is no different. As a form of discourse present in society, literature can help to make clear problems related to life, through figurative and emotional language reflecting on reality. For this work, we carried out a bibliographical review and used the comparative method, allowing a reading of the works, with the support of a theoretical reference oriented to the issues of literature, teaching, black ethnicity and society. The focus is on understanding how in these two narratives questions are put around the black to our society. This is because a whole historically racist construction slips in children and especially in the school environment imposing separation and consequences for the construction as a social individual. Keywords: Children pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
dc.date.accessioned 2022-12-19T19:19:25Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T19:19:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Representação racial - negros pt_BR
dc.subject Literatura e representação negra pt_BR
dc.subject Crianças negras - representação em obra literária pt_BR
dc.subject Negros - representações em literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil - representação de negros pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Narrativas - literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais pt_BR
dc.subject Representação negra pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Racial representation - blacks pt_BR
dc.subject Black literature and representation pt_BR
dc.subject Black children - representation in literary work pt_BR
dc.subject Blacks - representations in children's literature pt_BR
dc.subject Children's Literature - representation of blacks pt_BR
dc.subject Ethnic-racial issues and children's literature pt_BR
dc.subject Black ethnicity and society - children's literature pt_BR
dc.subject Narratives - children's literature pt_BR
dc.subject Children's Literature and Ethnic-Racial Relations pt_BR
dc.subject Black representation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Francyharlle da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color". pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta