dc.creator.ID |
NASCIMENTO, M. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6729422442890948 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORDÃO, Michelly Pereira de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Talita Rosa Mistica Soares de. |
|
dc.description.resumo |
O texto objetiva discutir as imagens utilizadas nos livros didáticos de
história, para que possamos refletir sua relevância para o processo de ensino
aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma reflexão
sobre os contextos de produção e utilização das mesmas e suas implicações
para a formação de uma visão critica dos estudantes de modo a desconstruir
uma provável visão eurocêntrica dos mesmos, levando-os a refletir sobre
questões étnicas raciais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.title |
O Manual Didático Projeto Arabibá História: um estudo sobre as iconografias de abordagem étnico-raciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.description.abstract |
The text aims to discuss the images used in the textbooks of history,
so that we can reflect their relevance to the process of teaching learning in the
final years of elementary school. It is a reflection on the contexts of production
and use of the same and their implications for the formation of a critical view of
the students in order to deconstruct a probable Eurocentric vision of the same,
leading them to reflect on ethnic racial issues. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28399 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T21:41:30Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T21:41:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Iconografias étnicos-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Arabibá História - manual didático |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens - livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de história - imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Análise iconográfica - livros didáticos de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Manual Didático do Projeto Araribá - História 7º ano |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial iconographies |
pt_BR |
dc.subject |
Arabibá History Project - didactic manual |
pt_BR |
dc.subject |
Stock Photo - textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook - pictures |
pt_BR |
dc.subject |
Iconographic analysis - history textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Araribá Project Didactic Manual - History 7th grade |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Maria Marta Albuquerque do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Didactic Manual Project Arabibá História: a study on iconographies with an ethnic-racial approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Maria Marta Albuquerque do. O Manual Didático Projeto Arabibá História: um estudo sobre as iconografias de abordagem étnico-raciais. 2018. 20f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28399 |
pt_BR |