DSpace/Manakin Repository

Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1351332905764519 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Celso Gestermeier do Nascimento de Souza.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, C. G. N. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Valdirene Pereira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, V. P. pt_BR
dc.description.resumo Este presente estudo procura avaliar a questão a cultura indígena no ensino médio na disciplina de sociologia, onde este trabalho é a uma pesquisa conjunta para a conclusão do curso de especialização em Educação para as Relações Étnicos-Raciais, no qual estudo é uma avaliação dinâmica, da maneira de pensar e passar um conteúdo partindo da análise do livro “O Índio que mora na nossa cabeça” como recurso paradidático, disponibilizado para as escola públicas e sua relação com a aplicação da lei 11.645/08 que estabelece a sua obrigatoriedade de transmissão na educação pública brasileira. No presente estudo foi aplicado metodologias de abordagens e desenvolvidas a partir da leitura bibliográfica, contidas no paradidático sobre a temática indígena e o ensino de sociologia, tal como as experiências proporcionadas no ensino médio na disciplina de sociologia, na Escola Irmã Stefanie, na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, com o objeto geral de passar a compreensão da representação da cultura indígena. Trazendo desta forma um discursão sobre a abordagem da cultura indígena a ser perpassa para os alunado de maneira a não personificar e estigmatizar, possibilitando a construção de uma realidade que se insere no meio social dos alunos, colocando os povos indígenas como parte integrante e importante da construção da historicidade cultural do Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. pt_BR
dc.date.issued 2018-12
dc.description.abstract This study seeks to assess the issue of indigenous culture in high school in the discipline of sociology, where this work is a joint research for the completion of the specialization course in Education for Ethnic-Racial Relations, in which study is a dynamic, of the way of thinking and to pass a content starting from the analysis of the book "The Indian that lives in our head" as a paradidático resource, made available to the public schools and its relation with the application of the law 11.645 / 08 that establishes its obligation of transmission in the Brazilian public education. In the present study methodologies of approaches were developed and developed from the bibliographical reading, contained in the paradidático on the indigenous subject and the teaching of sociology, as well as the experiences offered in high school in the discipline of sociology, in the Irmã Stefanie School, in the city of Campina Grande, located in the state of Paraíba, with the general object of passing the understanding of the representation of indigenous culture. Bringing in this way a discourse on the approach of the indigenous culture to be perpassed to the students in a way not to personify and stigmatize, making possible the construction of a reality that is inserted in the social environment of the students, placing the indigenous peoples as an integral and important part of the construction of Brazil's cultural historicity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400
dc.date.accessioned 2022-12-19T21:44:52Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T21:44:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Lei 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Análise de livro paradidático pt_BR
dc.subject Cultura indígena - livro paradidático pt_BR
dc.subject Livro - O índio que mora em nossa cabeça pt_BR
dc.subject Ensino médio - cultura indígena pt_BR
dc.subject Temática indígena pt_BR
dc.subject Índios - temática em sala de aula pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Law 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Paradidactic book analysis pt_BR
dc.subject Indigenous culture - paradidatic book pt_BR
dc.subject Book - The Indian Who Lives in Our Heads pt_BR
dc.subject High school - indigenous culture pt_BR
dc.subject Indigenous theme pt_BR
dc.subject Indians - theme in the classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Priscila de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the paradidatic: “The Indian who lives in our head” and its interface with the teaching of Sociology and Law 11.645/2008. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Priscila de Almeida. Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. 2018. 18f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta