dc.creator.ID |
SILVA, P. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1351332905764519 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Celso Gestermeier do Nascimento de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, C. G. N. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Valdirene Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, V. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este presente estudo procura avaliar a questão a cultura indígena no
ensino médio na disciplina de sociologia, onde este trabalho é a uma pesquisa
conjunta para a conclusão do curso de especialização em Educação para as Relações
Étnicos-Raciais, no qual estudo é uma avaliação dinâmica, da maneira de pensar e
passar um conteúdo partindo da análise do livro “O Índio que mora na nossa cabeça”
como recurso paradidático, disponibilizado para as escola públicas e sua relação com
a aplicação da lei 11.645/08 que estabelece a sua obrigatoriedade de transmissão na
educação pública brasileira. No presente estudo foi aplicado metodologias de
abordagens e desenvolvidas a partir da leitura bibliográfica, contidas no paradidático
sobre a temática indígena e o ensino de sociologia, tal como as experiências
proporcionadas no ensino médio na disciplina de sociologia, na Escola Irmã Stefanie,
na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, com o objeto geral
de passar a compreensão da representação da cultura indígena. Trazendo desta
forma um discursão sobre a abordagem da cultura indígena a ser perpassa para os
alunado de maneira a não personificar e estigmatizar, possibilitando a construção de
uma realidade que se insere no meio social dos alunos, colocando os povos indígenas
como parte integrante e importante da construção da historicidade cultural do Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.description.abstract |
This study seeks to assess the issue of indigenous culture in high school in the
discipline of sociology, where this work is a joint research for the completion of the
specialization course in Education for Ethnic-Racial Relations, in which study is a
dynamic, of the way of thinking and to pass a content starting from the analysis of the
book "The Indian that lives in our head" as a paradidático resource, made available to
the public schools and its relation with the application of the law 11.645 / 08 that
establishes its obligation of transmission in the Brazilian public education. In the
present study methodologies of approaches were developed and developed from the
bibliographical reading, contained in the paradidático on the indigenous subject and
the teaching of sociology, as well as the experiences offered in high school in the
discipline of sociology, in the Irmã Stefanie School, in the city of Campina Grande,
located in the state of Paraíba, with the general object of passing the understanding of
the representation of indigenous culture. Bringing in this way a discourse on the
approach of the indigenous culture to be perpassed to the students in a way not to
personify and stigmatize, making possible the construction of a reality that is inserted in the social environment of the students, placing the indigenous peoples as an integral
and important part of the construction of Brazil's cultural historicity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T21:44:52Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T21:44:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 11.645/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro paradidático |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura indígena - livro paradidático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro - O índio que mora em nossa cabeça |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - cultura indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Temática indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Índios - temática em sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Law 11.645/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Paradidactic book analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous culture - paradidatic book |
pt_BR |
dc.subject |
Book - The Indian Who Lives in Our Heads |
pt_BR |
dc.subject |
High school - indigenous culture |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous theme |
pt_BR |
dc.subject |
Indians - theme in the classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Priscila de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the paradidatic: “The Indian who lives in our head” and its interface with the teaching of Sociology and Law 11.645/2008. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Priscila de Almeida. Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. 2018. 18f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400 |
pt_BR |