DSpace/Manakin Repository

As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FIGUEIREDO, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6931213280466036 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? pt_BR
dc.date.issued 2018-12
dc.description.abstract The present work problematizes the concepts of ethnic and gender identities in the didactic book of history, seeking to understand and discuss how to include the ethnic-racial and gender themes in the didactic history book. In the more specific context, we will present and reflect how black women are represented in the textbooks of history, adopted by the Municipal School of Primary Education Maria Lúcia de Albuquerque, located in Sítio Batista, Aroeiras-PB. As a specific objective we will reflect how the black woman is represented in the historiographical scope, to point out how these have been demonstrated in the textbook of history after Law 10.639 / 2003 and to recognize the importance of a multicultural curriculum focused on education and diversity. The methodology is based on analyzing how the didactic book brings the representation of the woman in the thematic division of the chapters / units, in the way in which the activities related to the texts (oral and written) are proposed, and also in the illustrations and images. The didactic material that served as a tool for this research is the history book, used daily by teachers and students, thus becoming a material already known and analyzed by educators who have continuous contact with it. The book Mosaic Project by Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino of the 8th year of Elementary School Final Years. In terms of the theoretical-methodological and historiographic foundation, we have used and dialogued with Nilma Gomes, a black woman, Circe Bittencourt, textbook, Clara Araújo, the concept of gender, Roger Chartier, the concept of representation, conception of curriculum from Tomaz Tadeu and Alfredo Veiga. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
dc.date.accessioned 2022-12-19T22:00:54Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T22:00:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Mulheres negras - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História - mulheres negras pt_BR
dc.subject Estereótipos - mulheres negras pt_BR
dc.subject Invisibilidade - mulheres negras pt_BR
dc.subject Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos pt_BR
dc.subject Identidades étnicas - livro didático pt_BR
dc.subject Representação da mulher negra - livro didático de História pt_BR
dc.subject Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino pt_BR
dc.subject Gênero - roger Chartier pt_BR
dc.subject Livros didáticos - Circe Bittencourt pt_BR
dc.subject Mulher negra - Nilma Gomes pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Black Women - History Textbooks pt_BR
dc.subject History textbooks - black women pt_BR
dc.subject Stereotypes - black women pt_BR
dc.subject Invisibility - black women pt_BR
dc.subject Black women in textbooks - invisibility and stereotypes pt_BR
dc.subject Ethnic Identities - textbook pt_BR
dc.subject Representation of black women - History textbook pt_BR
dc.subject Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino pt_BR
dc.subject Genre - Roger Chartier pt_BR
dc.subject Textbooks - Circe Bittencourt pt_BR
dc.subject Black woman - Nilma Gomes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Maria Solange de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility? pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta