dc.creator.ID |
OLIVEIRA, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2062122309467033 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8807092312996202 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Tendo em vista que o campo da história da oral vem ganhando destaque nas últimas décadas e que os documentos oficiais apontam para a importância do educando refletir sobre o contexto histórico local e sobre as relações étnicas e sociais estabelecidas no seu entorno, este artigo questiona como a história de uma localidade, tendo como fonte a oralidade, pode contribuir com a integração e a autovalorização desta comunidade e tornar o ambiente escolar um espaço mais significativo para os educandos. Para tanto, pontua-se como objetivo geral possibilitar aos/às discentes conhecerem a história e as relações étnicas de sua localidade, de sua escola e estimular o autorreconhecimento, a valorização da história local e a integração da comunidade escolar. Segue-se uma metodologia de base qualitativa segundo Silveira, Córdova (2009); de cunho bibliográfico, documental de acordo com Gil (2008). O desenvolvimento ocorreu na localidade Lagoa Grande no Município de Puxinanã – PB, na escola municipal de educação básica anos iniciais Cícero Gonçalves dos Santos. A base teórica utilizada dialoga com a perspectiva dos documentos oficiais sobre o ensino de história com ênfase na história da localidade, referenciando o conceito de história de Le Goff (1990); Walter Benjamin (1998); Thompson (1992) e Meihy (1996) no tocante a história oral. Os resultados apontam a história de uma localidade como fonte rica em conteúdos propulsores para o processo de ensino aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove a valorização da história local, torna os educandos e a comunidade local agentes do processo educativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
História local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-19T22:35:00Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19 |
|
dc.date.available |
2022-12-19T22:35:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnicas |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa Grande - Puxinanã - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Puxinanã - PB - localidade de Lagoa Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Local history |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic relations |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical experience |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa Grande - Puxinanã - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Puxinanã - PB - locality of Lagoa Grande |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Laécio Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Local history and ethnic relations: a pedagogical experience in Lagoa Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Laécio Fernandes de. História local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande. 2019. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406 |
pt_BR |