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Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, T. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9816430687565695 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8807092312996202 pt_BR
dc.description.resumo As legislações são reflexos da sociedade que fez parte. Desta forma, o aparato legal é resultado de um longo processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e por grupos e organizações antirracistas. Ao mesmo tempo, essa legislação foi utilizada por uma camada privilegiada como estratégias para retirada de direitos e para segregação étnica. O intuito da temática é justamente discutir os limites e possibilidades dos usos da legislação como ferramenta pedagógica nas aulas da educação básica no ensino de história. Assim examinou-se a legislação como ferramenta para a educação para relações étnico-raciais para uma pedagogia que busque a diversidade humana. Ainda foi importante analisar as legislações do período Imperial e Republicano brasileiro enquanto aparato normativo de reprodução da estigmatização e criminalização do africano liberto e de seus descendentes no Brasil. O trabalho utilizou como aparato teórico conceitual Goffman (1991) com o conceito de estigma e Michel de Certeau (2009) com os conceitos de táticas e estratégias. Com isto, como metodologia foi necessário examinar, enquanto fontes históricojurídicas, os textos normativos concernentes as leis abolicionista do período imperial e artigos contido no Código Criminal de 1890 do período republicano brasileiro que estão indiretamente contidas nos textos dos livros didático de história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo. pt_BR
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408
dc.date.accessioned 2022-12-19T23:04:40Z
dc.date.available 2022-12-19
dc.date.available 2022-12-19T23:04:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Legislação em educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Antirracismo e educação pt_BR
dc.subject Estigma - Goffman pt_BR
dc.subject Táticas e estratégias - Michel de Certeau pt_BR
dc.subject Período imperial Brasileiro - legislação atinente a negros pt_BR
dc.subject Período republicano pt_BR
dc.subject Criminalização do africano liberto pt_BR
dc.subject Relato de vida pt_BR
dc.subject Resistência social pt_BR
dc.subject Educação para a diversidade e cidadania pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Legislation on education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Anti-racism and education pt_BR
dc.subject Stigma - Goffman pt_BR
dc.subject Tactics and Strategies - Michel de Certeau pt_BR
dc.subject Brazilian imperial period - legislation related to blacks pt_BR
dc.subject Republican period pt_BR
dc.subject Criminalization of the freed African pt_BR
dc.subject Life story pt_BR
dc.subject Social resistance pt_BR
dc.subject Education for diversity and citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Legislation in education for ethnic-racial relations: continuities and advances in the normative apparatus. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo. 2018. 29f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408 pt_BR


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