dc.creator.ID |
SILVA, M. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9360923693062228 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Flauber Nunes Vieira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, F. N. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A partir da década de 1990, o Brasil passa a utilizar o doutrinário neoliberal na definição de
suas políticas. A educação se tornou foco de ação também do modelo neoliberal de
desenvolvimento, causando efeitos que vão desde transformações na legislação, passando por
discursos incluídos nos currículos, e chegando ao chão da escola. É dentro desse contexto
político, no ano de 2015, que surgem as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba. Este
modelo de escola é baseado em transformações curriculares e de gestão que acabam por
transformar o trabalho docente. Assim, objetivou-se analisar o modelo de ECI a partir da
implementação das salas ambiente de Geografia, suas repercussões para o trabalho do professor
e para o ensino de geografia. A pesquisa realizada durante o período pandêmico da COVID-19
(entre 2020 e 2021) e complementada em 2022 para apresentação deste trabalho de conclusão
de curso. Como procedimentos metodológicos, realizou-se revisão da literatura e análise de
documentos sobre a implementação do modelo de escola executado com bases no
gerencialismo privado da educação. Mais especificamente, foram analisados textos ligados às
salas ambiente e suas possibilidades metodológicas, refletindo as repercussões do trabalho
docente. Para entender o funcionamento da sala nas ECI, foram realizadas visitas as escolas,
diálogos com professores e gestores. As salas ambientes representam uma ruptura no tradicional
aproveitamento do espaço da sala de aula. São espaços onde se realizam as aulas previstas no
currículo que deveriam ser equipadas com recursos tecnológicos e ambientadas de acordo com
a disciplina que abrigam. A organização desse tipo de ambiente no modelo ECI, no entanto,
passa pela ação direta de professores e nem sempre é acompanhada pela oferta de recursos
necessários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
Since 1990, Brazil has begun to use the neoliberal doctrine in the definition of its policies.
Education became the focus of action also of the neoliberal development model, causing effects
that range from changes in legislation, passing through speeches included in the curriculum,
and getting to the school. It is inside of this political context that the Integral Citizen Schools
(ECI – Escola Cidadã Integral) emerge. This school model is based on curricular and
management changes that end up transforming the daily work of teaching. The objective is to
analyze this School model considering the implementation of Geography-themed rooms and
their repercussions for the teacher's work and the geography learning. The research carried out
during the COVID-19 pandemic period (between 2020 and 2021) and complemented in 2022
for the presentation of this course conclusion work. Bibliographic survey and literature reviews
were realized to know the implementation process of this school model in Paraíba. Texts about
ambient rooms and their methodological possibilities were also analyzed. Trying to understand
the functionalities of the room, we visited school and knew geography teachers. Themed rooms
represent a break from the traditional use of classroom space. They are spaces where the classes
provided for in the curriculum are held, which should be equipped with technological resources
and set according to the discipline they cover. The organization of this type of environment in
the ECI model, however, involves the direct action of teachers and is not always accompanied
by the provision of necessary resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-22T17:25:11Z |
|
dc.date.available |
2022-12-22 |
|
dc.date.available |
2022-12-22T17:25:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Salas ambiente de Geografia – escolas de tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Gerencialismo provado da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
School Full Citizen - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Geography environment rooms – full-time schools |
pt_BR |
dc.subject |
Proven Managerialism education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mateus Barbosa da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Private managerialism in the public school of Paraíba: the Geography room and the transformations of teaching work. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Mateus Barbosa da. O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455 |
pt_BR |