DSpace/Manakin Repository

O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9360923693062228 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Flauber Nunes Vieira de.
dc.contributor.referee1ID MELO, F. N. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.description.resumo A partir da década de 1990, o Brasil passa a utilizar o doutrinário neoliberal na definição de suas políticas. A educação se tornou foco de ação também do modelo neoliberal de desenvolvimento, causando efeitos que vão desde transformações na legislação, passando por discursos incluídos nos currículos, e chegando ao chão da escola. É dentro desse contexto político, no ano de 2015, que surgem as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba. Este modelo de escola é baseado em transformações curriculares e de gestão que acabam por transformar o trabalho docente. Assim, objetivou-se analisar o modelo de ECI a partir da implementação das salas ambiente de Geografia, suas repercussões para o trabalho do professor e para o ensino de geografia. A pesquisa realizada durante o período pandêmico da COVID-19 (entre 2020 e 2021) e complementada em 2022 para apresentação deste trabalho de conclusão de curso. Como procedimentos metodológicos, realizou-se revisão da literatura e análise de documentos sobre a implementação do modelo de escola executado com bases no gerencialismo privado da educação. Mais especificamente, foram analisados textos ligados às salas ambiente e suas possibilidades metodológicas, refletindo as repercussões do trabalho docente. Para entender o funcionamento da sala nas ECI, foram realizadas visitas as escolas, diálogos com professores e gestores. As salas ambientes representam uma ruptura no tradicional aproveitamento do espaço da sala de aula. São espaços onde se realizam as aulas previstas no currículo que deveriam ser equipadas com recursos tecnológicos e ambientadas de acordo com a disciplina que abrigam. A organização desse tipo de ambiente no modelo ECI, no entanto, passa pela ação direta de professores e nem sempre é acompanhada pela oferta de recursos necessários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract Since 1990, Brazil has begun to use the neoliberal doctrine in the definition of its policies. Education became the focus of action also of the neoliberal development model, causing effects that range from changes in legislation, passing through speeches included in the curriculum, and getting to the school. It is inside of this political context that the Integral Citizen Schools (ECI – Escola Cidadã Integral) emerge. This school model is based on curricular and management changes that end up transforming the daily work of teaching. The objective is to analyze this School model considering the implementation of Geography-themed rooms and their repercussions for the teacher's work and the geography learning. The research carried out during the COVID-19 pandemic period (between 2020 and 2021) and complemented in 2022 for the presentation of this course conclusion work. Bibliographic survey and literature reviews were realized to know the implementation process of this school model in Paraíba. Texts about ambient rooms and their methodological possibilities were also analyzed. Trying to understand the functionalities of the room, we visited school and knew geography teachers. Themed rooms represent a break from the traditional use of classroom space. They are spaces where the classes provided for in the curriculum are held, which should be equipped with technological resources and set according to the discipline they cover. The organization of this type of environment in the ECI model, however, involves the direct action of teachers and is not always accompanied by the provision of necessary resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455
dc.date.accessioned 2022-12-22T17:25:11Z
dc.date.available 2022-12-22
dc.date.available 2022-12-22T17:25:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral - Paraíba pt_BR
dc.subject Salas ambiente de Geografia – escolas de tempo integral pt_BR
dc.subject Gerencialismo provado da educação pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject School Full Citizen - Paraíba pt_BR
dc.subject Geography environment rooms – full-time schools pt_BR
dc.subject Proven Managerialism education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mateus Barbosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Private managerialism in the public school of Paraíba: the Geography room and the transformations of teaching work. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mateus Barbosa da. O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta