dc.creator.ID |
EVARISTO, A. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8456731839665108 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BAZARIM, Milene. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BAZARIM, M |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo. |
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dc.contributor.referee2 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
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dc.contributor.referee3 |
ALVES, Maria de Fátima. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a construção da
interação através de cartas trocadas entre uma professora estagiária de Língua Portuguesa
e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina
Grande-PB. O objetivo da investigação foi compreender as características dessa interação
mediada pela escrita, bem como verificar os impactos da troca de cartas no processo de
letramento dos alunos. Durante a interação, o gênero carta agiu como um catalisador
(SIGNORINI, 2006), não sendo objeto de instrução ou de discussão durante as aulas. A
troca de cartas, que ocorreu durante o estágio obrigatório de Língua Portuguesa e
Literatura no Ensino Fundamental, foi uma atividade extraclasse iniciada pelos alunos em
2016. O corpus analisado é constituído pelas 235 cartas trocadas de 2016 a 2017, sendo
147 escritas pela professora estagiária e 88, pelos alunos. Em relação à metodologia geral,
esta é uma pesquisa qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006), vinculada ao campo de
investigação da Linguística Aplicada. Nela são utilizados elementos da pesquisa-ação
(MORIN, 2004; BAZARIM, 2008), do estudo de caso (PALMA FILHO, 2004; ANDRÉ,
2005) e da pesquisa documental (LAKATOS; MARCONI, 1986; LANKSHEAR;
KNOBEL, 2008). As análises são informadas, principalmente, pela concepção de gênero
bakhtiniana, por trabalhos que analisam a interação mediada pela escrita com base na
sociolinguística interacional (BAZARIM, 2006; 2013); por pesquisas que enfocam as
emoções no processo de ensino-aprendizagem (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008),
bem como pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas
de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008). Os
resultados preliminares apontam que a interação estabelecida entre a professora estagiária
e os alunos escapa aos padrões institucionais e tradicionais vigentes na escola, bem como
ajudam a superar a concepção de estágio como uma interrupção no processo de ensinoaprendizagem.
Isso se dá, principalmente, devido à construção do papel de interlocutor
interessado (BAZARIM, 2006), o qual é assumido tanto pela professora estagiária quanto
pelos alunos, pelo laço de afetividade e pelo discurso emotivo das interações
(BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008). Além disso, uma análise longitudinal das cartas
escritas pelos alunos mostra que, mesmo sem instrução específica da professora estagiária
sobre o gênero discursivo, os alunos paulatinamente apropriam-se dos recursos
linguístico-discursivos necessários à interação via carta. Assim como demostrado em
Bazarim (2006), isso se deve, principalmente, ao papel de andaime que a carta escrita
pela estagiária passa a desempenhar. Esses resultados são relevantes porque evidenciam
o impacto da interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de Língua
Portuguesa, bem como o papel de andaime que as estratégias de escrita de um professor
podem desempenhar na construção da escrita pelos seus alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T12:53:33Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T12:53:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Cartas |
pt_BR |
dc.subject |
Interação mediada pela escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita e interação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística Aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística interacional |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Cards |
pt_BR |
dc.subject |
Interaction mediated by writing |
pt_BR |
dc.subject |
Writing and interaction |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Interactional sociolinguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The effects of interaction mediated by letters on the literacy of students in the final years of elementary school in a municipal school in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465 |
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