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Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB.

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dc.creator.ID EVARISTO, A. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8456731839665108 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAZARIM, Milene.
dc.contributor.advisor1ID BAZARIM, M pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo.
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee3 ALVES, Maria de Fátima.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a construção da interação através de cartas trocadas entre uma professora estagiária de Língua Portuguesa e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande-PB. O objetivo da investigação foi compreender as características dessa interação mediada pela escrita, bem como verificar os impactos da troca de cartas no processo de letramento dos alunos. Durante a interação, o gênero carta agiu como um catalisador (SIGNORINI, 2006), não sendo objeto de instrução ou de discussão durante as aulas. A troca de cartas, que ocorreu durante o estágio obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental, foi uma atividade extraclasse iniciada pelos alunos em 2016. O corpus analisado é constituído pelas 235 cartas trocadas de 2016 a 2017, sendo 147 escritas pela professora estagiária e 88, pelos alunos. Em relação à metodologia geral, esta é uma pesquisa qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006), vinculada ao campo de investigação da Linguística Aplicada. Nela são utilizados elementos da pesquisa-ação (MORIN, 2004; BAZARIM, 2008), do estudo de caso (PALMA FILHO, 2004; ANDRÉ, 2005) e da pesquisa documental (LAKATOS; MARCONI, 1986; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). As análises são informadas, principalmente, pela concepção de gênero bakhtiniana, por trabalhos que analisam a interação mediada pela escrita com base na sociolinguística interacional (BAZARIM, 2006; 2013); por pesquisas que enfocam as emoções no processo de ensino-aprendizagem (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008), bem como pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008). Os resultados preliminares apontam que a interação estabelecida entre a professora estagiária e os alunos escapa aos padrões institucionais e tradicionais vigentes na escola, bem como ajudam a superar a concepção de estágio como uma interrupção no processo de ensinoaprendizagem. Isso se dá, principalmente, devido à construção do papel de interlocutor interessado (BAZARIM, 2006), o qual é assumido tanto pela professora estagiária quanto pelos alunos, pelo laço de afetividade e pelo discurso emotivo das interações (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008). Além disso, uma análise longitudinal das cartas escritas pelos alunos mostra que, mesmo sem instrução específica da professora estagiária sobre o gênero discursivo, os alunos paulatinamente apropriam-se dos recursos linguístico-discursivos necessários à interação via carta. Assim como demostrado em Bazarim (2006), isso se deve, principalmente, ao papel de andaime que a carta escrita pela estagiária passa a desempenhar. Esses resultados são relevantes porque evidenciam o impacto da interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, bem como o papel de andaime que as estratégias de escrita de um professor podem desempenhar na construção da escrita pelos seus alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465
dc.date.accessioned 2022-12-26T12:53:33Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T12:53:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Cartas pt_BR
dc.subject Interação mediada pela escrita pt_BR
dc.subject Escrita e interação pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Sociolinguística interacional pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Cards pt_BR
dc.subject Interaction mediated by writing pt_BR
dc.subject Writing and interaction pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Interactional sociolinguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator EVARISTO, Ana Cláudia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The effects of interaction mediated by letters on the literacy of students in the final years of elementary school in a municipal school in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465 pt_BR


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