dc.creator.ID |
SANTOS, E. L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6915299029170602 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO, Raniere Marques de. |
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dc.description.resumo |
As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática
tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo
em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte
questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas
substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu
descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas
enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção
de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois
instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo)
são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c)
refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero
textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e
Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves
(2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi
(1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista
documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades
que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero
textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e
classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é
produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação
na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de
contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000;
CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o
interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise
metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC,
2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e
discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T13:08:11Z |
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dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T13:08:11Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática e ensino - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - gramática e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática e funcionalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise metalinguística e epilinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar and teaching - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - grammar and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Direct objective subordinate clauses |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar and functionalism |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Metalinguistic and epilinguistic analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Direct objective substantive clauses: from the post to the proposed |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466 |
pt_BR |