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Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.

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dc.creator.ID SANTOS, E. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6915299029170602 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 MELO, Raniere Marques de.
dc.description.resumo As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
dc.date.accessioned 2022-12-26T13:08:11Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T13:08:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática e ensino - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - gramática e ensino pt_BR
dc.subject Orações subordinadas substantivas objetivas diretas pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Gramática e funcionalismo pt_BR
dc.subject Interacionismo pt_BR
dc.subject Análise metalinguística e epilinguística pt_BR
dc.subject Grammar and teaching - Portuguese language pt_BR
dc.subject Portuguese language - grammar and teaching pt_BR
dc.subject Direct objective subordinate clauses pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Grammar and functionalism pt_BR
dc.subject Interactionism pt_BR
dc.subject Metalinguistic and epilinguistic analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Direct objective substantive clauses: from the post to the proposed pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466 pt_BR


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