dc.creator.ID |
SILVA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. |
|
dc.description.resumo |
Considerado o principal material de apoio para o ensino até os dias atuais, o livro
didático é o instrumento mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. No
presente trabalho, serão realizadas uma observação e uma análise a respeito das
Orações Subordinadas Substantivas presentes no livro didático de Português (LDP).
A pesquisa parte das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um
livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II realiza a respeito do
estudo das Orações Subordinas Substantivas?; e 2) A abordagem aproxima-se do
ensino de gramática voltado para o tradicional ou traz abordagens que colocam a
reflexão da gramática em função do uso social da língua? Para responder a esses
questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem
que o livro didático “Português: Linguagens”, dos autores William Cereja e Thereza
Cochar (2015), realiza sobre as atividades das Orações Subordinadas Substantivas.
Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) contribuir com
discussões acadêmicas a respeito da interrelação entre ensino de gramática e livro
didático; 2) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa
apresenta a respeito das Orações Subordinadas Substantivas, tendo como
referência os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; e 3) refletir
sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e
do trabalho docente. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como
contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Azeredo (2012), Castilho
(2012), Cunha & Cintra (2013), Mendonça (2006), Vieira e Brandão (2011), Travaglia
(2009), Perini (2009), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa
é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP Português Linguagens, de
Cereja e Cochar (2015), como meio norteador. Obtivemos como resultados em
nossa pesquisa dois pontos principais na visão acerca do ensino das Orações
Subordinadas Substantivas: ora o livro imprime uma perspectiva tradicional, pelo
fato de trabalhar com frases descontextualizadas e fragmentos de texto; ora imprime
uma perspectiva inovadora, quando o livro, ao abordar as orações substantivas
mostra um estudo relacionado à situação dessas orações em gêneros discursivos,
preocupando-se com as funções sociais e semânticas da comunicação social.
Palavras-chave: Livro Didático. Gramática. Orações Subordinadas Substantivas.
Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T14:14:51Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T14:14:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Orações subordinadas substantivas |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cochar |
pt_BR |
dc.subject |
William Cereja e Thereza Cochar - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental II - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Noun subordinate clauses |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cochar |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School II - textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Josielton Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Substantive subordinate clauses in a textbook: between tradition and innovation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Josielton Alves da. Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 |
pt_BR |