DSpace/Manakin Repository

Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de.
dc.description.resumo Considerado o principal material de apoio para o ensino até os dias atuais, o livro didático é o instrumento mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. No presente trabalho, serão realizadas uma observação e uma análise a respeito das Orações Subordinadas Substantivas presentes no livro didático de Português (LDP). A pesquisa parte das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II realiza a respeito do estudo das Orações Subordinas Substantivas?; e 2) A abordagem aproxima-se do ensino de gramática voltado para o tradicional ou traz abordagens que colocam a reflexão da gramática em função do uso social da língua? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Português: Linguagens”, dos autores William Cereja e Thereza Cochar (2015), realiza sobre as atividades das Orações Subordinadas Substantivas. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da interrelação entre ensino de gramática e livro didático; 2) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito das Orações Subordinadas Substantivas, tendo como referência os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; e 3) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Azeredo (2012), Castilho (2012), Cunha & Cintra (2013), Mendonça (2006), Vieira e Brandão (2011), Travaglia (2009), Perini (2009), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), como meio norteador. Obtivemos como resultados em nossa pesquisa dois pontos principais na visão acerca do ensino das Orações Subordinadas Substantivas: ora o livro imprime uma perspectiva tradicional, pelo fato de trabalhar com frases descontextualizadas e fragmentos de texto; ora imprime uma perspectiva inovadora, quando o livro, ao abordar as orações substantivas mostra um estudo relacionado à situação dessas orações em gêneros discursivos, preocupando-se com as funções sociais e semânticas da comunicação social. Palavras-chave: Livro Didático. Gramática. Orações Subordinadas Substantivas. Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469
dc.date.accessioned 2022-12-26T14:14:51Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T14:14:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Orações subordinadas substantivas pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Livro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cochar pt_BR
dc.subject William Cereja e Thereza Cochar - livro didático pt_BR
dc.subject Análise de livro didático pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - livro didático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II - livro didático pt_BR
dc.subject Noun subordinate clauses pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Portuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cochar pt_BR
dc.subject Textbook analysis pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Portuguese language - textbook pt_BR
dc.subject Elementary School II - textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Josielton Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Substantive subordinate clauses in a textbook: between tradition and innovation. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Josielton Alves da. Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta