dc.creator.ID |
TORRES, A. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Marli. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA, M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma
turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos
(HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura
requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o
desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo
desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri
(2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual
HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o
ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa,
com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer
aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais
que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos
para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse
estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas
dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas
questões cujas respostas estavam implícitas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T19:34:59Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T19:34:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de história em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade - textos |
pt_BR |
dc.subject |
Textos multimodais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ |
pt_BR |
dc.subject |
Comics |
pt_BR |
dc.subject |
Comic book reading |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodality - texts |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodal texts |
pt_BR |
dc.subject |
Text genre teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Comprehension of text - comics - HQ |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
pt_BR |