DSpace/Manakin Repository

Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TORRES, A. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Marli.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, M. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
dc.date.accessioned 2022-12-26T19:34:59Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T19:34:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Leitura de história em quadrinhos pt_BR
dc.subject Multimodalidade - textos pt_BR
dc.subject Textos multimodais pt_BR
dc.subject Ensino de gênero textual pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Comic book reading pt_BR
dc.subject Multimodality - texts pt_BR
dc.subject Multimodal texts pt_BR
dc.subject Text genre teaching pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Comprehension of text - comics - HQ pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students. pt_BR
dc.identifier.citation TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta