DSpace/Manakin Repository

Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, D. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4016446057886775 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Elizabeth Maria da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2114551483682345 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Marli Hermenegilda.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, M. H. pt_BR
dc.contributor.referee2 RIBEIRO, Daniele Ferreira.
dc.contributor.referee2ID RIBEIRO, D. F. pt_BR
dc.description.resumo A educação é um dos segmentos sociais que vem sendo modificado pela presença das mídias, exigindo do professor novas formas de ensinar, voltadas para formação de um aluno crítico e mais exigente perante os conteúdos midiáticos que lhes são apresentados. Para que a criticidade seja desenvolvida, contudo, é necessária capacitação profissional de ordem teórica e prática, reconhecendo que usar mídias em favor da educação é ir além de tê-las como recurso didático, concebendo-as a partir de finalidades pedagógicas. Assim sendo, a presente monografia teve dois objetivos: (1) Averiguar se professores de Língua Portuguesa das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula e (2) Em caso afirmativo de 1, verificar de que maneira os professores utilizam as mídias em suas aulas: como recurso didático ou com uma finalidade pedagógica definida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivo-interpretativista, cujo corpus foi composto por questionários aplicados com professores de Língua Portuguesa. O estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) e Almeida (2007). Os resultado obtidos sinalizaram que todos professores participantes da pesquisa disseram fazer uso de pelo menos uma das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa, televisiva, internet, rádio e audiovisual). Além disso, evidenciaram que tanto os professores da rede pública quanto os da rede privada utilizam de forma semelhante as mídias, predominando o uso pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística Educação pt_BR
dc.title Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa? pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract Education is one of the social fields that have been modified by the presence of the media, demanding the teacher new ways of teaching, which aim the formation of critical and more demanding students before the media contents that are presented to them. For the development of criticality, however, professional training is required in theoretical and practical dimensions, recognizing that media use for education must go beyond of having them as didactic resources, conceiving them from pedagogical purposes. Thus, this monograph has two objectives: (1) Check if Portuguese Language teachers of the final years of the primary education from the public and private teaching network in Campina Grande-PB use media in the classroom and (2) If 1 is affirmative, see in which way teachers use media in their classes: as a didactic resource or with a defined pedagogical purpose. To this end, we performed a descriptive-interpretative research, whose corpus consisted of questionnaires to teachers of Portuguese Language. The study was based on authors such as Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) and Almeida (2007). The obtained results highlight that all teachers participating in the survey said they make use of at least one of the five media focused on this work (print, television, internet, radio and audiovisual). Moreover, the results observed that both public school teachers as the private network ones use the media in a similar way, prevailing in this case, the pedagogical use. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478
dc.date.accessioned 2022-12-26T20:19:08Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T20:19:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mídias na escola pt_BR
dc.subject Recurso didático - mídias pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa - recurso didático mídias pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Tecnologias e ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Media at school pt_BR
dc.subject Didactic resource - media pt_BR
dc.subject Pedagogical resource pt_BR
dc.subject Portuguese language classes - didactic resource media pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Technologies and Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Daniele Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Media at school: didactic resources or pedagogical purposes in Portuguese language classes? pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Daniele Ferreira. Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa?. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta