dc.creator.ID |
RIBEIRO, D. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4016446057886775 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Elizabeth Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2114551483682345 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Marli Hermenegilda. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Daniele Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RIBEIRO, D. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação é um dos segmentos sociais que vem sendo modificado pela
presença das mídias, exigindo do professor novas formas de ensinar, voltadas para
formação de um aluno crítico e mais exigente perante os conteúdos midiáticos que
lhes são apresentados. Para que a criticidade seja desenvolvida, contudo, é
necessária capacitação profissional de ordem teórica e prática, reconhecendo que
usar mídias em favor da educação é ir além de tê-las como recurso didático,
concebendo-as a partir de finalidades pedagógicas. Assim sendo, a presente
monografia teve dois objetivos: (1) Averiguar se professores de Língua Portuguesa
das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de Campina
Grande-PB utilizam mídias em sala de aula e (2) Em caso afirmativo de 1, verificar
de que maneira os professores utilizam as mídias em suas aulas: como recurso
didático ou com uma finalidade pedagógica definida. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa descritivo-interpretativista, cujo corpus foi composto por questionários
aplicados com professores de Língua Portuguesa. O estudo foi fundamentado em
autores como Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) e
Almeida (2007). Os resultado obtidos sinalizaram que todos professores
participantes da pesquisa disseram fazer uso de pelo menos uma das cinco mídias
focalizadas no trabalho (impressa, televisiva, internet, rádio e audiovisual). Além
disso, evidenciaram que tanto os professores da rede pública quanto os da rede
privada utilizam de forma semelhante as mídias, predominando o uso pedagógico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
Education is one of the social fields that have been modified by the
presence of the media, demanding the teacher new ways of teaching, which aim the
formation of critical and more demanding students before the media contents that are
presented to them. For the development of criticality, however, professional training
is required in theoretical and practical dimensions, recognizing that media use for
education must go beyond of having them as didactic resources, conceiving them
from pedagogical purposes. Thus, this monograph has two objectives: (1) Check if
Portuguese Language teachers of the final years of the primary education from the
public and private teaching network in Campina Grande-PB use media in the
classroom and (2) If 1 is affirmative, see in which way teachers use media in their
classes: as a didactic resource or with a defined pedagogical purpose. To this end,
we performed a descriptive-interpretative research, whose corpus consisted of
questionnaires to teachers of Portuguese Language. The study was based on
authors such as Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) and
Almeida (2007). The obtained results highlight that all teachers participating in the
survey said they make use of at least one of the five media focused on this work
(print, television, internet, radio and audiovisual). Moreover, the results observed that
both public school teachers as the private network ones use the media in a similar
way, prevailing in this case, the pedagogical use. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T20:19:08Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T20:19:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - mídias |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de língua portuguesa - recurso didático mídias |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias e ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Media at school |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - media |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical resource |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language classes - didactic resource media |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies and Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Daniele Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Media at school: didactic resources or pedagogical purposes in Portuguese language classes? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Daniele Ferreira. Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa?. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478 |
pt_BR |