dc.creator.ID |
FERREIRA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8779305897814556 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Elizabeth Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, E. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A reescrita tem como objetivo tornar mais acessível aos alunos de ensino fundamental e
médio a proficiência na produção textual. Ainda que, de modo geral, estudos apontem para o
funcionamento da reescrita enquanto etapa de reflexão, revisão, avaliação e melhoramento do
texto e por ser considerada uma atividade cujo exercício colabora para a formação proficiente
e crítica do aluno/escritor, diversas pesquisas e experiências empíricas que tivemos com
ensino médio indicam que nem sempre a reescrita funciona conforme esperado. A partir
dessas constatações, esta pesquisa tem com objeto de estudo atividades de reescrita em nível
superior de ensino, de um curso de graduação em Letras, nas quais identificamos sujeitos que,
supostamente, deveriam dominar a produção textual, mas que, nos primeiros períodos do
curso, revelaram pouco domínio textual, necessitando, portanto, da didatização do processo de
reescrita. Na área de Linguística Aplicada existem estudos sobre os gêneros tipicamente
acadêmicos, no entanto, ensinar a escrever a um público já escolarizado é um fenômeno de
letramento mais recente e ainda pouco estudado. Posto esse pano de fundo, objetivamos
identificar e analisar os fatores que contribuem (ou não) para reescrita textual no nível de
ensino superior, no curso focalizado, e com isso contribuir para os estudos sobre a reescrita.
Os fundamentos teóricos utilizados recuperam os estudos sobre escritura de Kato (1993),
Meurer (1997) e Sautchuk (2003), além de trabalhos acerca da reescrita propriamente dita
elaborados por Jesus (1995), Ruiz (2001), Antunes (2003), Possenti (2005), entre outros. A
metodologia, de inspiração interpretativista, segue os procedimentos dos trabalhos
documentais e exploratórios. Os resultados da análise dos dados revelaram a existência de
dois fatores complexos e imbricados que contribuem tanto para o funcionamento quanto para
o não funcionamento da reescrita textual em nível superior de ensino: a correção do sujeito
professor corretor e a experiência do sujeito licenciando produtor com a escritura. Esses
fatores foram analisados através de indícios que indicaram os tipos de correção e dos
movimentos/operações de reescrita. A análise revelou que há uma tendência da correção
quase sempre favorecer a passividade do sujeito licenciando produtor. Todavia, essa função
tende a ser interessantemente reestabelecida pelo engajamento demonstrado pelo sujeito
licenciando ao se assumir como produtor na atividade de reescrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T20:28:35Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T20:28:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita |
pt_BR |
dc.subject |
Correção de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior - reescrita de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria sociocognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria interacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Rewrite |
pt_BR |
dc.subject |
Text correction |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - text rewriting |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive theory |
pt_BR |
dc.subject |
Sociocognitive theory |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionist theory |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The (non) functioning of rewriting in texts produced by graduates in letters. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479 |
pt_BR |