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O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras.

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dc.creator.ID FERREIRA, E. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8779305897814556 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Elizabeth Maria.
dc.contributor.referee1ID SILVA, E. M. pt_BR
dc.description.resumo A reescrita tem como objetivo tornar mais acessível aos alunos de ensino fundamental e médio a proficiência na produção textual. Ainda que, de modo geral, estudos apontem para o funcionamento da reescrita enquanto etapa de reflexão, revisão, avaliação e melhoramento do texto e por ser considerada uma atividade cujo exercício colabora para a formação proficiente e crítica do aluno/escritor, diversas pesquisas e experiências empíricas que tivemos com ensino médio indicam que nem sempre a reescrita funciona conforme esperado. A partir dessas constatações, esta pesquisa tem com objeto de estudo atividades de reescrita em nível superior de ensino, de um curso de graduação em Letras, nas quais identificamos sujeitos que, supostamente, deveriam dominar a produção textual, mas que, nos primeiros períodos do curso, revelaram pouco domínio textual, necessitando, portanto, da didatização do processo de reescrita. Na área de Linguística Aplicada existem estudos sobre os gêneros tipicamente acadêmicos, no entanto, ensinar a escrever a um público já escolarizado é um fenômeno de letramento mais recente e ainda pouco estudado. Posto esse pano de fundo, objetivamos identificar e analisar os fatores que contribuem (ou não) para reescrita textual no nível de ensino superior, no curso focalizado, e com isso contribuir para os estudos sobre a reescrita. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam os estudos sobre escritura de Kato (1993), Meurer (1997) e Sautchuk (2003), além de trabalhos acerca da reescrita propriamente dita elaborados por Jesus (1995), Ruiz (2001), Antunes (2003), Possenti (2005), entre outros. A metodologia, de inspiração interpretativista, segue os procedimentos dos trabalhos documentais e exploratórios. Os resultados da análise dos dados revelaram a existência de dois fatores complexos e imbricados que contribuem tanto para o funcionamento quanto para o não funcionamento da reescrita textual em nível superior de ensino: a correção do sujeito professor corretor e a experiência do sujeito licenciando produtor com a escritura. Esses fatores foram analisados através de indícios que indicaram os tipos de correção e dos movimentos/operações de reescrita. A análise revelou que há uma tendência da correção quase sempre favorecer a passividade do sujeito licenciando produtor. Todavia, essa função tende a ser interessantemente reestabelecida pelo engajamento demonstrado pelo sujeito licenciando ao se assumir como produtor na atividade de reescrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras. pt_BR
dc.date.issued 2011-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479
dc.date.accessioned 2022-12-26T20:28:35Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T20:28:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.subject Correção de texto pt_BR
dc.subject Educação superior - reescrita de textos pt_BR
dc.subject Teoria cognitiva pt_BR
dc.subject Teoria sociocognitiva pt_BR
dc.subject Teoria interacionista pt_BR
dc.subject Rewrite pt_BR
dc.subject Text correction pt_BR
dc.subject Higher education - text rewriting pt_BR
dc.subject Cognitive theory pt_BR
dc.subject Sociocognitive theory pt_BR
dc.subject Interactionist theory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Elisa Cristina Amorim.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (non) functioning of rewriting in texts produced by graduates in letters. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479 pt_BR


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