Afficher la notice abrégée
dc.creator.ID |
BRAGA, N. L. F. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135082790508953 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, Karine Viana. |
|
dc.description.resumo |
Os estudos sobre formação docente mostram a necessidade de haver maior aproximação entre as praticas de ensino de Língua Materna orientadas pelas contribuições dos estudos linguísticos recentes (ELR) e as praticas de ensino centradas na tradição gramatical. Nesse sentido, o estudo propõe as seguintes questões: a) de que modo estão expressos os saberes sobre ensino de conhecimentos linguísticos no componente Prática de Ensino de Língua Português I no curso de Letras da UFCG? b) que saberes são demonstrados pelos alunos- professores na analise e na preparação de atividades didáticas de conhecimentos linguísticos destinadas a alunos da educação básica, bem como na reflexão sobre as acoes de ensino-aprendizagem? Com base nessas questões de pesquisa, o estudo objetiva: a) descrever e analisar o(s) modo(s) de construção de atividades formativas envolvendo conhecimentos linguísticos (análise linguística), propostas pelo componente curricular em questão; b) identificar e analisar o(s) saber (es) demonstrado(s) pelos alunos-professores, por ocasião das atividades de análise e de preparação de materiais didáticos destinados a alunos da educação básica; e c) apresentar e analisar a reflexão final dos alunos-professores acerca do percurso do saber de referenda ao saber fazer docente. O corpus da pesquisa, que se insere no paradigma da pesquisa qualitativa de natureza descritivo- interpretativa, consta de documentos relativos ao componente Pratica de Ensino de LínguaPortuguesa I, de atividades formativas de analise e de elaboração de materiais didáticos, bem como de extratos dos relatos de experiencia didática. realizados por alunos- professores matriculados no componente curricular em questão de um curso de Letras da UFCG. Os resultados mostram a familiaridade dos alunos-professores com os conteúdos disciplinares dos ELR e a ausência de prática de elaboração de atividades didáticas, e de reflexão sobre acoes de ensino e aprendizagem. Essas dificuldades apontam para necessidade de maior equilíbrio entre os eixos especialista e formação docente, com a inserção ao longo do curso pesquisado, de atividades sobre ensino do objeto de língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Didatização de saberes sobre análise linguística na prática de ensino de língua portuguesa: a experiência do Curso de Letras da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28480 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T20:33:30Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T20:33:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Nathalie Lia Fook Meira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didacticization of knowledge about linguistic analysis in the practice of Portuguese language teaching: the experience of the UFCG Letters Course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Nathalie Lia Fook Meira. Didatização de saberes sobre análise linguística na prática de ensino de língua portuguesa: a experiência do Curso de Letras da UFCG. 2009. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28480 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée