dc.creator.ID |
NEGUEIROS, M. T. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A leitura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo. Ela é, assim, um meio de interação
importante que também promove conhecimentos de diferentes áreas à medida que se lê. Hoje
é mais frequente, em provas de testes de seleção, a preferência por interpretação de textos. Tal
preferência é observada na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de
Campina Grande (UAL- UFCG). Considerando essa realidade, a presente monografia foi
desenvolvida com o objetivo de analisar as concepções, habilidades e níveis de leituras
subjacentes às questões das provas de seleção dos cursos de extensão de língua estrangeira
desta universidade e verificar quais foram demonstradas pelos candidatos. Aos dados, foram
aplicados os métodos de análise descritivo e analítico, em que foram analisadas provas dos
anos 2009, 2010.1 e 2010.2, escolhidas aleatoriamente. Para composição da fundamentação
teórica, buscamos estudos das perspectivas estruturalista, cognitiva e discursiva, uma vez que
são vertentes que descrevem processos ocorridos no ato da leitura e/ou processos relacionados
a conhecimentos gramaticais, textuais e sócio-culturais; bem como o estudo do quadro dos
níveis de leituras utilizado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) em
suas avaliações. Analisamos 30 provas e 300 questões (visto que cada prova continha 10
questões), observando as concepções de leitura subjacentes às questões, as habilidades
requeridas e as demonstradas pelos candidatos. Ao término, percebemos a predominância de
questões de viés cognitivo, em que os candidatos demonstraram pouca proficiência em
realizar leituras desta perspectiva e que exigiam níveis e habilidades de inferência e reflexão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The act of reading is present in everybody’s everyday life. It is, thus, an important means of
interaction which also promotes knowledge of different areas as one reads. Nowadays, in
exams and evaluation tests, the preference for text interpretation is more frequent. Such
preference is observed in the Languages Academic Unit of the Federal University of Campina
Grande (LAC – FUCG). Considering this reality, the present monograph was developed with
the objective of analyzing the conceptions, abilities and levels of subjacent reading in the
questions of the recruiting tests of the foreign languages course of this university, and it
verifies which ones were demonstrated by the candidates. As to the data, methods of
descriptive and analytical analysis were used, in which 2009, 2010.1 and 2010.2 tests were
analyzed, they were randomly chosen. As for the composition of the theoretical basis, we
sought studies of structural, cognitive and discursive perspective, since they are aspects which
describe processes occurred in the act of reading and/or processes related to grammar, textual
and socio-cultural knowledge; as well as the study of the chart of levels of reading used by
PISA (IPSA-International Program of Students Evaluation) in its evaluations. We analyzed 30
exams and 300 questions (considering that each exam had 10 questions), observing the
conceptions of subjacent reading in the questions, the abilities required and the ones
demonstrated by the candidates. In the end, we noticed the predominance of cognitive-like
questions, in which the candidates demonstrated little proficiency when performing reading of
this perspective and which demanded levels and abilities of inference and reflection. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-26T20:46:40Z |
|
dc.date.available |
2022-12-26 |
|
dc.date.available |
2022-12-26T20:46:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidade de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Provas de seleções - habilidades de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Processos seletivos - habilidade de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Níveis de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading skill |
pt_BR |
dc.subject |
Screening Tests - Reading Skills |
pt_BR |
dc.subject |
Selection processes - reading ability |
pt_BR |
dc.subject |
Reading levels |
pt_BR |
dc.subject |
Conception of reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEGREIROS, Milena Thaís Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: conceptions and skills in selection tests. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEGREIROS, Milena Thaís Sousa. Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482 |
pt_BR |