DSpace/Manakin Repository

Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEGUEIROS, M. T. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Denise Lino de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.description.resumo A leitura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo. Ela é, assim, um meio de interação importante que também promove conhecimentos de diferentes áreas à medida que se lê. Hoje é mais frequente, em provas de testes de seleção, a preferência por interpretação de textos. Tal preferência é observada na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UAL- UFCG). Considerando essa realidade, a presente monografia foi desenvolvida com o objetivo de analisar as concepções, habilidades e níveis de leituras subjacentes às questões das provas de seleção dos cursos de extensão de língua estrangeira desta universidade e verificar quais foram demonstradas pelos candidatos. Aos dados, foram aplicados os métodos de análise descritivo e analítico, em que foram analisadas provas dos anos 2009, 2010.1 e 2010.2, escolhidas aleatoriamente. Para composição da fundamentação teórica, buscamos estudos das perspectivas estruturalista, cognitiva e discursiva, uma vez que são vertentes que descrevem processos ocorridos no ato da leitura e/ou processos relacionados a conhecimentos gramaticais, textuais e sócio-culturais; bem como o estudo do quadro dos níveis de leituras utilizado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) em suas avaliações. Analisamos 30 provas e 300 questões (visto que cada prova continha 10 questões), observando as concepções de leitura subjacentes às questões, as habilidades requeridas e as demonstradas pelos candidatos. Ao término, percebemos a predominância de questões de viés cognitivo, em que os candidatos demonstraram pouca proficiência em realizar leituras desta perspectiva e que exigiam níveis e habilidades de inferência e reflexão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The act of reading is present in everybody’s everyday life. It is, thus, an important means of interaction which also promotes knowledge of different areas as one reads. Nowadays, in exams and evaluation tests, the preference for text interpretation is more frequent. Such preference is observed in the Languages Academic Unit of the Federal University of Campina Grande (LAC – FUCG). Considering this reality, the present monograph was developed with the objective of analyzing the conceptions, abilities and levels of subjacent reading in the questions of the recruiting tests of the foreign languages course of this university, and it verifies which ones were demonstrated by the candidates. As to the data, methods of descriptive and analytical analysis were used, in which 2009, 2010.1 and 2010.2 tests were analyzed, they were randomly chosen. As for the composition of the theoretical basis, we sought studies of structural, cognitive and discursive perspective, since they are aspects which describe processes occurred in the act of reading and/or processes related to grammar, textual and socio-cultural knowledge; as well as the study of the chart of levels of reading used by PISA (IPSA-International Program of Students Evaluation) in its evaluations. We analyzed 30 exams and 300 questions (considering that each exam had 10 questions), observing the conceptions of subjacent reading in the questions, the abilities required and the ones demonstrated by the candidates. In the end, we noticed the predominance of cognitive-like questions, in which the candidates demonstrated little proficiency when performing reading of this perspective and which demanded levels and abilities of inference and reflection. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482
dc.date.accessioned 2022-12-26T20:46:40Z
dc.date.available 2022-12-26
dc.date.available 2022-12-26T20:46:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Habilidade de leitura pt_BR
dc.subject Provas de seleções - habilidades de leitura pt_BR
dc.subject Processos seletivos - habilidade de leitura pt_BR
dc.subject Níveis de leitura pt_BR
dc.subject Concepção de leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading skill pt_BR
dc.subject Screening Tests - Reading Skills pt_BR
dc.subject Selection processes - reading ability pt_BR
dc.subject Reading levels pt_BR
dc.subject Conception of reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEGREIROS, Milena Thaís Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading: conceptions and skills in selection tests. pt_BR
dc.identifier.citation NEGREIROS, Milena Thaís Sousa. Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta