DSpace/Manakin Repository

A constituição de estereótipos do sujeito mulher nas letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID REIS, E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 pt_BR
dc.contributor.referee1 CANDEIA, Márcia.
dc.description.resumo Este trabalho, pautado na Análise de Discurso de linha francesa (AD), nos conceitos foucaltianos e nos Estudos Culturais, estabelece-se como uma proposta de leitura discursiva de letras de músicas de forró pé-de-serra e eletrônico que busca evidenciar, a partir de marcas linguísticas, “as vontades de verdade” responsáveis pela constituição de estereótipos femininos que constituem a identidade do sujeito mulher. Como corpus para análise, tomouse dez letras de música de dois cantores representantes do forró pé-de-serra e dez letras de duas bandas representantes do forró eletrônico. A análise dos dados permitiu que se chegasse à conclusão de que nos dois tipos de forró analisados o sujeito mulher é constituído como um objeto de prazer sexual, porém, no forró pé-de-serra as mulheres são vistas como criaturas “separadas” para o casamento, para a vida familiar, para servir de “troféus” a serem conquistados pelos homens, enquanto no forró eletrônico, as mulheres são consideradas como objetos sexuais fáceis para ser utilizados e descartados. Além disso, esse estudo possibilitou a identificação de estereótipos negativos que contribuem com a efetivação de práticas violentas físicas ou simbólicas contra o sujeito mulher como a total dependência da figura masculina e, particularmente no forró eletrônico, o abuso sexual e a pedofilia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A constituição de estereótipos do sujeito mulher nas letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28485
dc.date.accessioned 2022-12-27T11:20:49Z
dc.date.available 2022-12-27
dc.date.available 2022-12-27T11:20:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sujeito mulher - estereótipos pt_BR
dc.subject Estereótipos de mulheres - música pt_BR
dc.subject Forró pé-de-serra - mulheres - estereótipos pt_BR
dc.subject Forró eletrônico pt_BR
dc.subject Mulher nas letras de forró pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Vontades de verdade pt_BR
dc.subject Estereótipos femininos - letras de músicas pt_BR
dc.subject Woman subject - stereotypes pt_BR
dc.subject Stereotypes of women - music pt_BR
dc.subject Forró pé-de-serra - women - stereotypes pt_BR
dc.subject Electronic forró pt_BR
dc.subject Woman in forró lyrics pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.subject Real wishes pt_BR
dc.subject Female stereotypes - song lyrics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REIS, Elaine da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The constitution of stereotypes of the female subject in the lyrics of forró pé-de-serra and electronic music. pt_BR
dc.identifier.citation REIS, Elaine da Silva. A constituição de estereótipos do sujeito mulher nas letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28485 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo, basado en el Análisis del discurso de la línea francesa (AD), em los conceptos foucaltianos y Estudios Culturales, establecido como una propuesta para una lectura discursiva de letras de forró pé de Serra y electrónico por la marca de el lenguaje, "la voluntad de verdad", responsable de la formación de estereotipos femeninos que marcan la identidad de la mujer en particular. Como un corpus de análisis, se tomó diez canciones de dos cantantes representantes de forró pé de serra y diez canciones de las dos bandas dos representantes de forró electrónico. El análisis de datos nos ha permitido llegar a la conclusión de que em los dos tipos de forró analizados el sujeto mujer se constituye como un objeto de placer sexual, sin embargo, em el forró pé de serra lãs mujeres son vistas como criaturas "elegida" para el matrimonio, la vida familiar, para servir como "trofeos" para ser conquistada por los hombres, mientras que en el forró electrónico, las mujeres son vistas como objetos sexuales para ser fácilmente utilizados y desechados. Además, este estudio permitió la identificación de los estereotipos negativos que contribuyen a la realización de prácticas de violencia física o simbólica contra la mujer como la dependencia total de la figura masculina, sobre todo en el forró electrónico, el abuso sexual y la pedofilia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta