dc.creator.ID |
MEIRA, G. H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho corresponde à investigação da prática de seminários no âmbito da
formação inicial do professor, objetivando, especificamente: a) Identificar e caracterizar as
unidades retóricas constitutivas do seminário; b) Analisar as semelhanças e diferenças na
construção de aberturas e fechamentos para a realização do evento; c) Relacionar as unidades
retóricas com a mobilização de conhecimento durante a execução das etapas, que iniciam e
fecham o evento. Para tanto, analisamos seis apresentações de seminários da disciplina Prática
de Leitura e Produção de Textos (PLPT II), no período de 2010.2, à luz dos estudos de
seminário enquanto evento comunicativo, registrado, principalmente, nas obras de Vieira
(2007) e Silva (2007), além do conceito e das características de unidades retóricas,
apresentada pela Teoria das Estruturas Retóricas do Texto (TERT), segundo Swales (1990) e
ressignificadas por estudiosos como Meurer (1997) e Biase-Rodrigues (1998), e da
didatização de saberes (RAFAEL,2001; HALTÉ, 2008). Nesse sentido, com a finalidade de
respondermos a questão de pesquisa: Qual a interferência das unidades retóricas na prática
de seminário para a mobilização dos conteúdos?, norteamos nosso estudo na organização
interna da exposição oral, proposto por Dolz, Schneuwly et. al. (2004), enquanto estratégias
que compõem as unidades retóricas. Para isso, apontamos dois tópicos de análise, um pautado
na identificação de estratégias nas duas fases em questão, a partir dos critérios de ausência e
presença e, em decorrência disso, observar de que forma elas interferem na mobilização do
saber, estabelecendo, portanto, um aspecto circular em que estratégias e didatização são
mutuamente influenciadas. Os resultados mostram que a prática de exposição do/no evento se
compõe de estratégias que auxiliam a didatização do conteúdo, facilitando e delimitando os
tópicos de discussão, de forma a interferir contribuindo na apreensão do saber e na nivelação
em escala de satisfação. Assim sendo, não é suficiente conhecer o conteúdo em si, saber
didatizá-lo é o que torna tal evento mais ou menos satisfatório em função dos sujeitos que os
promove ou da audiência que interage. Nesta perspectiva, este estudo inserido na área da
oralidade, especificamente formal e pública, aponta para a necessidade de pesquisas, tendo em
vista que esta abordagem foi, durante muito tempo, discriminada, e que se reveste de extrema
importância para uma comunidade letrada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-28T11:33:39Z |
|
dc.date.available |
2022-12-28 |
|
dc.date.available |
2022-12-28T11:33:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Seminários |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades retóricas |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilização do saber |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - seminários |
pt_BR |
dc.subject |
Evento seminário |
pt_BR |
dc.subject |
Seminars |
pt_BR |
dc.subject |
Rhetorical units |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilization of knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - seminars |
pt_BR |
dc.subject |
Seminar event |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEIRA, Glenda Hilnara Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Seminar practice and rhetorical units as intervening factors. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEIRA, Glenda Hilnara Silva. A prática de seminários e as unidades retóricas como fatores intervenientes. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28493 |
pt_BR |