dc.creator.ID |
GALDINO, M. A. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0368361232301244 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENEZES, Maria Emília da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MENEZES, M. E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Vanessa Santos de Arruda. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOSA V. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ARRUDA V.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Barbosa, Vanessa S.A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4151941111376459 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AZEVEDO, Maria da Gloria Batista de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AZEVEDO, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, M. G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
AZEVEDO, MARIA DA GLÓRIA BATISTA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9806813090193502 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O marketing digital ainda é um tema pouco discutido e necessita de mais consenso quanto
a sua definição e subgêneros. O crescente aumento do marketing digital em diversos
setores incluindo a saúde, como também sua utilização no meio farmacêutico e
consequentemente no uso de medicamentos, pode ter influência direta na tomada de
decisão dos consumidores. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo analisar a
influência do marketing digital no uso de medicamentos. Trata-se de uma revisão
integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo e Google
Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: Marketing and marketing
digital, regulamentação de medicamentos, influência do marketing digital no uso de
medicamentos e marketing digital no segmento farmacêutico. Foram selecionados 46
artigos, dos quais, 13 foram excluídos, resultando em 33 trabalhos eleitos para integrar a
presente revisão. O marketing digital é uma prática de promoção de produtos e serviços,
incluindo medicamentos, no qual se utiliza canais digitais como computadores, celulares
e outros dispositivos digitais. No Brasil, a RDC 96/2008 regulamenta a publicidade para
fins de divulgação ou promoção comercial de medicamentos de modo a impedir que as
propagandas cometam excessos que levem ao consumo excessivo desses produtos; no
entanto, não é capaz de fiscalizar o conteúdo que é gerado pelos usuários da internet. Os
estudos mostram que os meios de comunicação podem influenciar na compra e uso de
medicamentos, favorecendo a automedicação e consequentemente o uso irracional desses
produtos. O profissional farmacêutico apresenta-se como um promotor do uso racional
de medicamentos orientando o consumidor sobre os riscos do consumo indevido de
medicamentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Farmácia |
pt_BR |
dc.title |
A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-07 |
|
dc.description.abstract |
Digital marketing is still a little discussed topic and needs more consensus regarding its
definition and subgenres. The growing increase in digital marketing in various sectors
including health, as well as its use in the pharmaceutical environment and consequently
in the use of medicines, can have a direct influence on consumer decision-making. In this
context, the study aimed to analyze the influence of digital marketing on the use of
medicines. This is an integrative literature review using Pubmed, Lilacs, Scielo and
Google Scholar databases, in which the following terms were searched: Marketing and
digital marketing, drug regulation, influence of digital marketing on drug use and
marketing digital in the pharmaceutical segment. 46 articles were selected, of which 13
were excluded, resulting in 33 works chosen to integrate this review. Digital marketing is
a practice of promoting products and services, including medicines, using digital channels
such as computers, cell phones and other digital devices. In Brazil, RDC 96/2008
regulates advertising for the purpose of disclosing or commercially promoting
medications in order to prevent advertisements from committing excesses that lead to
excessive consumption of these products; however, it is not able to monitor the content
that is generated by internet users. Studies show that the media can influence the purchase
and use of medicines, favoring self-medication and, consequently, the irrational use of
these products. The pharmaceutical professional presents himself as a promoter of the
rational use of medicines, guiding the consumer about the risks of undue consumption of
medicines. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28500 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-28T13:21:31Z |
|
dc.date.available |
2022-01-28 |
|
dc.date.available |
2022-12-28T13:21:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade de medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor - propaganda - medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing digital - medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Uso de medicamentos - marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing digital - medicamentos - influência |
pt_BR |
dc.subject |
Uso de medicamentos - influência - marketing digital. |
pt_BR |
dc.subject |
Medicines |
pt_BR |
dc.subject |
Drug advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer - advertisement - medicines |
pt_BR |
dc.subject |
Digital marketing - medicines |
pt_BR |
dc.subject |
Use of medicines - digital marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Use of medicines - digital marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Marketing - Medicines - influence |
pt_BR |
dc.subject |
Drug use - influence - digital marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidad de drogas |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor - publicidad - medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Usar de medicamentos - marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo de drogas - influencia - marketing digital |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GALDINO, Mateus Atanael Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of digital marketing on medication use: a review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La influencia del marketing digital en el uso de medicamentos: una revisión. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GALDINO, Mateus Atanael Oliveira. A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão. 2022. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El marketing digital sigue siendo un tema poco discutido y necesita más consenso con respecto a
su definición y subgéneros. El creciente auge del marketing digital en varios
sectores incluyendo el de la salud, así como su uso en la industria farmacéutica y
en consecuencia sobre el uso de medicamentos, puede tener una influencia directa en la toma
decisión de los consumidores. En este contexto, el estudio tuvo como objetivo analizar la
influencia del marketing digital en el uso de medicamentos. es una reseña
literatura integradora utilizando las bases de datos Pubmed, Lilacs, Scielo y Google
Académico, en el que se investigaron los siguientes términos: Marketing y mercadeo
marketing digital, regulación de medicamentos, influencia del marketing digital en el uso de
medicamentos y marketing digital en el segmento farmacéutico. 46 fueron seleccionados
artículos, de los cuales 13 fueron excluidos, resultando 33 obras elegidas para integrar el
revisión presente. El marketing digital es una práctica de promoción de productos y servicios,
incluyendo medicamentos, usando canales digitales como computadoras, teléfonos celulares
y otros dispositivos digitales. En Brasil, la RDC 96/2008 regula la publicidad de
fines de divulgación o promoción comercial de medicamentos con el fin de prevenir
los anuncios cometen excesos que conducen a un consumo excesivo de estos productos; en el
Sin embargo, no puede monitorear el contenido que generan los usuarios de Internet. Ustedes
Los estudios muestran que los medios de comunicación pueden influir en la compra y el uso de
medicamentos, favoreciendo la automedicación y consecuentemente el uso irracional de estos
productos El profesional farmacéutico se presenta como promotor del uso racional
de medicamentos orientando al consumidor sobre los riesgos del consumo indebido de
medicamentos. |
pt_BR |