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A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão.

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dc.creator.ID GALDINO, M. A. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0368361232301244 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Maria Emília da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Vanessa Santos de Arruda.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA V. S. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ARRUDA V.S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Barbosa, Vanessa S.A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4151941111376459 pt_BR
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Maria da Gloria Batista de.
dc.contributor.referee2ID AZEVEDO, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.referee2ID BATISTA, M. G. A. pt_BR
dc.contributor.referee2ID AZEVEDO, MARIA DA GLÓRIA BATISTA DE. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9806813090193502 pt_BR
dc.description.resumo O marketing digital ainda é um tema pouco discutido e necessita de mais consenso quanto a sua definição e subgêneros. O crescente aumento do marketing digital em diversos setores incluindo a saúde, como também sua utilização no meio farmacêutico e consequentemente no uso de medicamentos, pode ter influência direta na tomada de decisão dos consumidores. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo analisar a influência do marketing digital no uso de medicamentos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: Marketing and marketing digital, regulamentação de medicamentos, influência do marketing digital no uso de medicamentos e marketing digital no segmento farmacêutico. Foram selecionados 46 artigos, dos quais, 13 foram excluídos, resultando em 33 trabalhos eleitos para integrar a presente revisão. O marketing digital é uma prática de promoção de produtos e serviços, incluindo medicamentos, no qual se utiliza canais digitais como computadores, celulares e outros dispositivos digitais. No Brasil, a RDC 96/2008 regulamenta a publicidade para fins de divulgação ou promoção comercial de medicamentos de modo a impedir que as propagandas cometam excessos que levem ao consumo excessivo desses produtos; no entanto, não é capaz de fiscalizar o conteúdo que é gerado pelos usuários da internet. Os estudos mostram que os meios de comunicação podem influenciar na compra e uso de medicamentos, favorecendo a automedicação e consequentemente o uso irracional desses produtos. O profissional farmacêutico apresenta-se como um promotor do uso racional de medicamentos orientando o consumidor sobre os riscos do consumo indevido de medicamentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Farmácia pt_BR
dc.title A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão. pt_BR
dc.date.issued 2022-12-07
dc.description.abstract Digital marketing is still a little discussed topic and needs more consensus regarding its definition and subgenres. The growing increase in digital marketing in various sectors including health, as well as its use in the pharmaceutical environment and consequently in the use of medicines, can have a direct influence on consumer decision-making. In this context, the study aimed to analyze the influence of digital marketing on the use of medicines. This is an integrative literature review using Pubmed, Lilacs, Scielo and Google Scholar databases, in which the following terms were searched: Marketing and digital marketing, drug regulation, influence of digital marketing on drug use and marketing digital in the pharmaceutical segment. 46 articles were selected, of which 13 were excluded, resulting in 33 works chosen to integrate this review. Digital marketing is a practice of promoting products and services, including medicines, using digital channels such as computers, cell phones and other digital devices. In Brazil, RDC 96/2008 regulates advertising for the purpose of disclosing or commercially promoting medications in order to prevent advertisements from committing excesses that lead to excessive consumption of these products; however, it is not able to monitor the content that is generated by internet users. Studies show that the media can influence the purchase and use of medicines, favoring self-medication and, consequently, the irrational use of these products. The pharmaceutical professional presents himself as a promoter of the rational use of medicines, guiding the consumer about the risks of undue consumption of medicines. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28500
dc.date.accessioned 2022-12-28T13:21:31Z
dc.date.available 2022-01-28
dc.date.available 2022-12-28T13:21:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Medicamentos pt_BR
dc.subject Publicidade de medicamentos pt_BR
dc.subject Consumidor - propaganda - medicamentos pt_BR
dc.subject Marketing digital - medicamentos pt_BR
dc.subject Uso de medicamentos - marketing digital pt_BR
dc.subject Marketing digital - medicamentos - influência pt_BR
dc.subject Uso de medicamentos - influência - marketing digital. pt_BR
dc.subject Medicines pt_BR
dc.subject Drug advertising pt_BR
dc.subject Consumer - advertisement - medicines pt_BR
dc.subject Digital marketing - medicines pt_BR
dc.subject Use of medicines - digital marketing pt_BR
dc.subject Use of medicines - digital marketing pt_BR
dc.subject Digital Marketing - Medicines - influence pt_BR
dc.subject Drug use - influence - digital marketing pt_BR
dc.subject Publicidad de drogas pt_BR
dc.subject Consumidor - publicidad - medicamentos pt_BR
dc.subject Usar de medicamentos - marketing digital pt_BR
dc.subject Consumo de drogas - influencia - marketing digital pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALDINO, Mateus Atanael Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of digital marketing on medication use: a review. pt_BR
dc.title.alternative La influencia del marketing digital en el uso de medicamentos: una revisión. pt_BR
dc.identifier.citation GALDINO, Mateus Atanael Oliveira. A influência do marketing digital no uso de medicamentos: uma revisão. 2022. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen El marketing digital sigue siendo un tema poco discutido y necesita más consenso con respecto a su definición y subgéneros. El creciente auge del marketing digital en varios sectores incluyendo el de la salud, así como su uso en la industria farmacéutica y en consecuencia sobre el uso de medicamentos, puede tener una influencia directa en la toma decisión de los consumidores. En este contexto, el estudio tuvo como objetivo analizar la influencia del marketing digital en el uso de medicamentos. es una reseña literatura integradora utilizando las bases de datos Pubmed, Lilacs, Scielo y Google Académico, en el que se investigaron los siguientes términos: Marketing y mercadeo marketing digital, regulación de medicamentos, influencia del marketing digital en el uso de medicamentos y marketing digital en el segmento farmacéutico. 46 fueron seleccionados artículos, de los cuales 13 fueron excluidos, resultando 33 obras elegidas para integrar el revisión presente. El marketing digital es una práctica de promoción de productos y servicios, incluyendo medicamentos, usando canales digitales como computadoras, teléfonos celulares y otros dispositivos digitales. En Brasil, la RDC 96/2008 regula la publicidad de fines de divulgación o promoción comercial de medicamentos con el fin de prevenir los anuncios cometen excesos que conducen a un consumo excesivo de estos productos; en el Sin embargo, no puede monitorear el contenido que generan los usuarios de Internet. Ustedes Los estudios muestran que los medios de comunicación pueden influir en la compra y el uso de medicamentos, favoreciendo la automedicación y consecuentemente el uso irracional de estos productos El profesional farmacéutico se presenta como promotor del uso racional de medicamentos orientando al consumidor sobre los riesgos del consumo indebido de medicamentos. pt_BR


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