DSpace/Manakin Repository

Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID KEMIAC, L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1114575277225474 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.description.resumo O presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2008-11-28
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
dc.date.accessioned 2022-12-28T20:22:45Z
dc.date.available 2022-12-28
dc.date.available 2022-12-28T20:22:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Depoimento - gênero textual pt_BR
dc.subject Gênero textual - depoimento pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gêneros do discurso pt_BR
dc.subject Ensino de gêneros pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG pt_BR
dc.subject Testimony - textual genre pt_BR
dc.subject Textual genre - testimonial pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Speech genres pt_BR
dc.subject Teaching genres pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - Letters UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator KEMIAC, Ludmila.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the testimonial genre: from theory to the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta