dc.creator.ID |
LIRA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8810180824958697 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
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dc.description.resumo |
Os avanços das pesquisas sobre escrita e a consequente necessidade de se adequar o ensino desse objeto às novas teorias que vêm surgindo, em especial àquelas que se relacionam com o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart 2004, 2006, 2008), levam-nos a pensar na formação dos futuros professores de língua materna, os quais ensinarão, posteriormente, a escrita. Necessita-se que os futuros docentes desenvolvam, na graduação, tanto a proficiência em escrita, quanto a capacidade de lidar com esse objeto voltado para a futura prática docente. Para isso, é necessário que o professor formador o capacite para desempenhar tais habilidades. Pensando nisso, nossa pesquisa teve como objetivos analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e à avaliação de escrita, e as concepções de escrita subjacentes a essas práticas. Os dados para a análise foram gerados a partir de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Através da análise desses dados, percebemos que a professora 1 já se apropriou do paradigma sociointeracionista de ensino, mas ainda não consegue efetivá-lo com segurança. Percebe-se que suas atividades de avaliação escrita e seu procedimento de correção, na maioria das vezes, não condizem com as teorias estudadas, já que ela parece ainda estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo, partindo sempre da teoria para a prática. Em relação ao processo de escrita, a professora 1 ainda mantém a predominância de uma concepção estrutural, mas parece estar passando por um processo de transformação de sua prática, através de algumas tentativas de efetivar um ensino de escrita voltado para o caráter social. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino de escrita semelhante, mesclando características tradicionais e sociointeracionistas. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o trabalho com a escrita em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-06-14 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504 |
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dc.date.accessioned |
2022-12-28T20:46:13Z |
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dc.date.available |
2022-12-28 |
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dc.date.available |
2022-12-28T20:46:13Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas avaliativas |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practices |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Training of mother tongue teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Writing conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Practical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Dayena Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching and assessment practices and conceptions of writing in an initial training course for mother tongue teachers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Dayena Medeiros. Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504 |
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