DSpace/Manakin Repository

Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8810180824958697 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumo Os avanços das pesquisas sobre escrita e a consequente necessidade de se adequar o ensino desse objeto às novas teorias que vêm surgindo, em especial àquelas que se relacionam com o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart 2004, 2006, 2008), levam-nos a pensar na formação dos futuros professores de língua materna, os quais ensinarão, posteriormente, a escrita. Necessita-se que os futuros docentes desenvolvam, na graduação, tanto a proficiência em escrita, quanto a capacidade de lidar com esse objeto voltado para a futura prática docente. Para isso, é necessário que o professor formador o capacite para desempenhar tais habilidades. Pensando nisso, nossa pesquisa teve como objetivos analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e à avaliação de escrita, e as concepções de escrita subjacentes a essas práticas. Os dados para a análise foram gerados a partir de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Através da análise desses dados, percebemos que a professora 1 já se apropriou do paradigma sociointeracionista de ensino, mas ainda não consegue efetivá-lo com segurança. Percebe-se que suas atividades de avaliação escrita e seu procedimento de correção, na maioria das vezes, não condizem com as teorias estudadas, já que ela parece ainda estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo, partindo sempre da teoria para a prática. Em relação ao processo de escrita, a professora 1 ainda mantém a predominância de uma concepção estrutural, mas parece estar passando por um processo de transformação de sua prática, através de algumas tentativas de efetivar um ensino de escrita voltado para o caráter social. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino de escrita semelhante, mesclando características tradicionais e sociointeracionistas. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o trabalho com a escrita em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2010-06-14
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
dc.date.accessioned 2022-12-28T20:46:13Z
dc.date.available 2022-12-28
dc.date.available 2022-12-28T20:46:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Práticas avaliativas pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Professores de língua materna pt_BR
dc.subject Formação de professores de língua materna pt_BR
dc.subject Concepções de escrita pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCG pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Evaluative practices pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Mother tongue teachers pt_BR
dc.subject Training of mother tongue teachers pt_BR
dc.subject Writing conceptions pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Practical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Dayena Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching and assessment practices and conceptions of writing in an initial training course for mother tongue teachers. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Dayena Medeiros. Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta