DSpace/Manakin Repository

A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANANIAS, P. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3130608107342422 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Denise Lino de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta um estudo centrado na problemática do estabelecimento de uma articulação promissora entre as noções de gênero de texto e do conteúdo gramatical, em específico o estudo da categoria verbal na produção do gênero carta do leitor. O objeto de pesquisa situou-se no tratamento concedido às relações temporais do verbo na aula de língua portuguesa para a produção do gênero em foco. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos: analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no ensino-aprendizagem com a categoria “verbo”, bem como focalizar nas produções dos alunos as relações de tempos verbais que demonstraram ou (não) uma articulação entre as aulas ministradas, os exercícios propostos e a produção efetiva do gênero. Este estudo, de ordem descritivo-interpretativista, apresentou uma abordagem qualitativa e contou com o seguinte corpus documental: o material transcrito de três aulas audiogravadas (uma de análise lingüística e duas de reescritura), uma atividade de análise lingüística e vinte e duas produções textuais (onze na sua primeira versão e onze reescrituras). O referencial teórico adotado aborda estudos de BENVENISTE (2005), BRONCKART (2003), COSTA VAL (2002), MATÊNCIO (2001), MENDONÇA (2006), TRAVAGLIA (2004), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), entre outros. Nossos resultados apontaram para a utilização do gênero Carta do leitor como pretexto para o estudo superficial e descontextualizado de categorias gramaticais, dentre elas o verbo, bem como revelaram por parte da docente analisada a compreensão e operacionalização dos gêneros textuais como portadores de estruturas fixas. Estes fatos evidenciaram um conflito de concepções teórico-metodológicas entre a abordagem do gênero e o estudo da referida categoria lingüística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística Literatura pt_BR
dc.title A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506
dc.date.accessioned 2022-12-28T20:54:30Z
dc.date.available 2022-12-28
dc.date.available 2022-12-28T20:54:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Verbo e ensino pt_BR
dc.subject Carta de leitor - gênero textual pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Verbo - perspectiva textual e funcionalista pt_BR
dc.subject Verbo - perspectiva normativa pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Verb and teaching pt_BR
dc.subject Reader's letter - textual genre pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Verb - textual and functionalist perspective pt_BR
dc.subject Verb - normative perspective pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANANIAS, Priscila Raposo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The “verb” category in the reader's letter: from grammatical teaching to gender production. pt_BR
dc.identifier.citation ANANIAS, Priscila Raposo. A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta