dc.creator.ID |
ANANIAS, P. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3130608107342422 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta um estudo centrado na problemática do estabelecimento de uma articulação promissora entre as noções de gênero de texto e do conteúdo gramatical, em específico o estudo da categoria verbal na produção do gênero carta do leitor. O objeto de pesquisa situou-se no tratamento concedido às relações temporais do verbo na aula de língua portuguesa para a produção do gênero em foco. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos: analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no ensino-aprendizagem com a categoria “verbo”, bem como focalizar nas produções dos alunos as relações de tempos verbais que demonstraram ou (não) uma articulação entre as aulas ministradas, os exercícios propostos e a produção efetiva do gênero. Este estudo, de ordem descritivo-interpretativista, apresentou uma abordagem qualitativa e contou com o seguinte corpus documental: o material transcrito de três aulas audiogravadas (uma de análise lingüística e duas de reescritura), uma atividade de análise lingüística e vinte e duas produções textuais (onze na sua primeira versão e onze reescrituras). O referencial teórico adotado aborda estudos de BENVENISTE (2005), BRONCKART (2003), COSTA VAL (2002), MATÊNCIO (2001), MENDONÇA (2006), TRAVAGLIA (2004), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), entre outros. Nossos resultados apontaram para a utilização do gênero Carta do leitor como pretexto para o estudo superficial e descontextualizado de categorias gramaticais, dentre elas o verbo, bem como revelaram por parte da docente analisada a compreensão e operacionalização dos gêneros textuais como portadores de estruturas fixas. Estes fatos evidenciaram um conflito de concepções teórico-metodológicas entre a abordagem do gênero e o estudo da referida categoria lingüística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-28T20:54:30Z |
|
dc.date.available |
2022-12-28 |
|
dc.date.available |
2022-12-28T20:54:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Verbo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Carta de leitor - gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Verbo - perspectiva textual e funcionalista |
pt_BR |
dc.subject |
Verbo - perspectiva normativa |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Verb and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reader's letter - textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Verb - textual and functionalist perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Verb - normative perspective |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANANIAS, Priscila Raposo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “verb” category in the reader's letter: from grammatical teaching to gender production. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANANIAS, Priscila Raposo. A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 |
pt_BR |