DSpace/Manakin Repository

Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, E. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8797486318089381 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 IGNÁCIO, Renato da Silva.
dc.contributor.referee1ID IGNÁCIO, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, T. S.;FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee2ID FREITAS, TIÊGO SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee2ID FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19. pt_BR
dc.date.issued 2022-12-13
dc.description.abstract This work was developed with the objective of analyzing the adaptations made in the professional practice of teachers of the Mathematics degree course at a higher education institution, when teaching in Emergency Remote Teaching (ERE). We know how education was affected due to the COVID-19 pandemic, where the world had to be in isolation, thus adhering to the use of ERE to seek to continue the teaching and learning process. With this, it is necessary for the faculty to seek to adapt to the new reality. The research has a qualitative approach, and as a data collection instrument we used a questionnaire, which was sent by e-mail. In the data analysis, we tabulated the answers; In the results obtained, it was possible to notice how teachers are aware of the changes that occurred in the 2 years of the pandemic and how this made them seek to learn to use new technological tools and other teaching methodologies. It became clear how the pandemic brought negative points in relation to education in terms of social inequality due to lack of resources and ways for teachers to evaluate students regarding learning, but they also had positive points in relation to the new knowledge acquired by teachers in relation to to digital media. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
dc.date.accessioned 2022-12-30T17:49:45Z
dc.date.available 2022-12-30
dc.date.available 2022-12-30T17:49:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Docentes – matemática – ensino superior pt_BR
dc.subject Matemática – docentes – prática profissional pt_BR
dc.subject Pandemia – ensino de matemática pt_BR
dc.subject Covid-19 – matemática - ensino pt_BR
dc.subject Ensino remoto – matemática pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Teachers – Mathematics – Higher Education pt_BR
dc.subject Mathematics - teachers - professional practice pt_BR
dc.subject Pandemic – mathematics teaching pt_BR
dc.subject Covid-19 – mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Remote teaching – math pt_BR
dc.subject Enseñanza superior pt_BR
dc.subject Profesores – Matemáticas – Educación Superior pt_BR
dc.subject Matemáticas - docentes - práctica profesional pt_BR
dc.subject Pandemia – enseñanza de las matemáticas pt_BR
dc.subject Covid-19 – matemáticas - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza remota – matemáticas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Eduarda de Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19. pt_BR
dc.title.alternative Una mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta