dc.creator.ID |
COSTA, E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8797486318089381 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
IGNÁCIO, Renato da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Tiêgo dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, T. S.;FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, TIÊGO SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional
dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao
lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à
pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à
utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo
necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa,
e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na
análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes
possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem
apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como
a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta
de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também
tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em
relação aos meios digitais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-13 |
|
dc.description.abstract |
This work was developed with the objective of analyzing the adaptations made in the professional
practice of teachers of the Mathematics degree course at a higher education institution, when teaching
in Emergency Remote Teaching (ERE). We know how education was affected due to the COVID-19
pandemic, where the world had to be in isolation, thus adhering to the use of ERE to seek to continue
the teaching and learning process. With this, it is necessary for the faculty to seek to adapt to the new
reality. The research has a qualitative approach, and as a data collection instrument we used a
questionnaire, which was sent by e-mail. In the data analysis, we tabulated the answers; In the results
obtained, it was possible to notice how teachers are aware of the changes that occurred in the 2 years of
the pandemic and how this made them seek to learn to use new technological tools and other teaching
methodologies. It became clear how the pandemic brought negative points in relation to education in
terms of social inequality due to lack of resources and ways for teachers to evaluate students regarding
learning, but they also had positive points in relation to the new knowledge acquired by teachers in
relation to to digital media. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-30T17:49:45Z |
|
dc.date.available |
2022-12-30 |
|
dc.date.available |
2022-12-30T17:49:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes – matemática – ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – docentes – prática profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia – ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 – matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto – matemática |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers – Mathematics – Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teachers - professional practice |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic – mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 – mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching – math |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza superior |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores – Matemáticas – Educación Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - docentes - práctica profesional |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia – enseñanza de las matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 – matemáticas - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota – matemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Eduarda de Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional
dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao
lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à
pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à
utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo
necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa,
e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na
análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes
possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem
apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como
a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta
de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também
tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em
relação aos meios digitais. |
pt_BR |