DSpace/Manakin Repository

Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 Bezerra, Maria Auxiliadora.
dc.description.resumo Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. pt_BR
dc.date.issued 2012-11-08
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
dc.date.accessioned 2023-01-02T12:00:25Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T12:00:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Livro didático de português - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Sujeito indeterminado pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Concepção interacionista da linguagem pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Portuguese textbook - elementary school pt_BR
dc.subject Indeterminate subject pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters 1998 pt_BR
dc.subject National Textbook Program pt_BR
dc.subject Interactionist conception of language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Camila Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta