dc.creator.ID |
LIMA, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Bezerra, Maria Auxiliadora. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e
interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do
professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como
objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática
de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental
publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os
tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses
mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da
análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e
ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como
principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística,
tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua
materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as
obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI
apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada,
de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos
estudos linguísticos recentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-11-08 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T12:00:25Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T12:00:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de português - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito indeterminado |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção interacionista da linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese textbook - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Indeterminate subject |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters 1998 |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionist conception of language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Camila Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
pt_BR |