dc.creator.ID |
DURTRA, C. M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9703837772496495 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no
componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do
curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são:
investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias
desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de
análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das
alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o
planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um
questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise
linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como
base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de
professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com
profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas
aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores
que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do
curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino
de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias
se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-11 |
|
dc.description.abstract |
El objetivo general de esta monografia es reflexionar acerca de la enseñanza del análisis
linguístico en la materia curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura
Brasileña II, del curso de Letras de la UFCG (Campina Grande). Y, de modo específico, sus
objetivos son: investigar la concepción del análisis linguístico del profesor-formador y de las
alumnas-pasantes de ese componente curricular, averiguar como las alumnas-pasantes
transportan el concepto de análisis linguístico en sus clases y describir el modelo del profesor
subyacente a las clases de las alumnas-pasantes. El corpus de la pesquisa es formado por la
observación de clases durante el planeamiento del componente curricular, clases dadas por las
alumnas-pasantes, un cuestionario compuesto por cinco preguntas relacionadas a los
conocimientos sobre el análisis linguístico y grabación de las clases. Para realizar el estudio
de tal corpus, establecemos como base teórica las nociones de conceptos de análisis
linguístico, transposición didáctica y modelos de profesor. Con el estudio realizado,
percibimos que las alumnas-pasantes no conocen con profundidad el concepto de análisis
linguístico, comprendemos de esta forma que ellas no lo realizan en sus clases, substityendolo
por la orientación de la gramática tradicional. Percibimos que uno de los factores que
interfieren en ese cuadro es el no-estudio del análisis linguístico en ningún componente del
curso, consecuentemente, las lecturas hechas durante el componente curricular Práctica de
Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II no son suficientes para que las
alumnas-pasantes se apropien de ese concepto y, por lo tanto, no lo pongan en práctica. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T12:23:34Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T12:23:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição didática |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Observação de aulas |
pt_BR |
dc.subject |
Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic transposition |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher model |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Letters Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Class observation |
pt_BR |
dc.subject |
Interns of the Degree in Letters - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUTRA, Camilla Maria Martins. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concept(s) of linguistic analysis in the planning and implementation of Portuguese language classes in the supervised internship in Languages. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520 |
pt_BR |