DSpace/Manakin Repository

Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DURTRA, C. M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9703837772496495 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumo O objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são: investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. pt_BR
dc.date.issued 2012-11
dc.description.abstract El objetivo general de esta monografia es reflexionar acerca de la enseñanza del análisis linguístico en la materia curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II, del curso de Letras de la UFCG (Campina Grande). Y, de modo específico, sus objetivos son: investigar la concepción del análisis linguístico del profesor-formador y de las alumnas-pasantes de ese componente curricular, averiguar como las alumnas-pasantes transportan el concepto de análisis linguístico en sus clases y describir el modelo del profesor subyacente a las clases de las alumnas-pasantes. El corpus de la pesquisa es formado por la observación de clases durante el planeamiento del componente curricular, clases dadas por las alumnas-pasantes, un cuestionario compuesto por cinco preguntas relacionadas a los conocimientos sobre el análisis linguístico y grabación de las clases. Para realizar el estudio de tal corpus, establecemos como base teórica las nociones de conceptos de análisis linguístico, transposición didáctica y modelos de profesor. Con el estudio realizado, percibimos que las alumnas-pasantes no conocen con profundidad el concepto de análisis linguístico, comprendemos de esta forma que ellas no lo realizan en sus clases, substityendolo por la orientación de la gramática tradicional. Percibimos que uno de los factores que interfieren en ese cuadro es el no-estudio del análisis linguístico en ningún componente del curso, consecuentemente, las lecturas hechas durante el componente curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II no son suficientes para que las alumnas-pasantes se apropien de ese concepto y, por lo tanto, no lo pongan en práctica. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
dc.date.accessioned 2023-01-02T12:23:34Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T12:23:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.subject Modelo de professor pt_BR
dc.subject Ensino de análise linguística pt_BR
dc.subject Prática de ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Curso de Letras - UFCG pt_BR
dc.subject Observação de aulas pt_BR
dc.subject Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Didactic transposition pt_BR
dc.subject Teacher model pt_BR
dc.subject Linguistic analysis teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching practice pt_BR
dc.subject Letters Course - UFCG pt_BR
dc.subject Class observation pt_BR
dc.subject Interns of the Degree in Letters - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUTRA, Camilla Maria Martins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Concept(s) of linguistic analysis in the planning and implementation of Portuguese language classes in the supervised internship in Languages. pt_BR
dc.identifier.citation DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta