dc.creator.ID |
SILVA, F. L. G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2757591438483176 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Alyere Silva. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo estudar traços da cultura popular religiosa em Apolônio
Alves dos Santos (AAS) a partir da análise de um corpus constituído por quatro cordéis do
poeta: A mulher que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou
em Minas Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Nossa
análise teve como finalidade observar a configuração de uma religiosidade popular por meio
da percepção do modo como as divindades são referenciadas, a consideração do perdão e do
castigo divino, a caracterização das personagens de acordo com a obediência ou a
desobediência à entidade religiosa, as crenças e as mudanças imperadas na vida dos tipos
criados por AAS. Atrelado a isso, o poeta utiliza alguns recursos linguísticos, como os
adjetivos, as comparações e as exemplificações, que denotam a repressão ou a aprovação
exercida pelo narrador através do jogo argumentativo e da seleção vocabular presente nos
folhetos. Concluímos que, na base do universo religioso encontrado na obra de AAS está a
crença na divindade e nas leis impostas pela coletividade, condicionando as ações e as
experiências de vida das personagens. Para a realização da pesquisa, utilizamos as
considerações teóricas de Abreu (1999) sobre a chegada e a consolidação da literatura de
folhetos no Brasil, em relação às tentativas de classificações, observamos as lançadas por
Suassuna (1977) e Alves Sobrinho (2003), sobre o caráter social contido na literatura de
cordel, utilizamos Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005; 2007) e sobre os traços da
religiosidade popular, Sousa (1982) e Xidieh (1993). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to study features of popular religious culture in Apolônio Alves dos
Santos (AAS), based on a corpus comprising four of his cordels (strings), which are: A mulher
que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou em Minas
Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Our analysis
focused on observing the configuration of a popular religiosity through the perception of how
the reference to the deities occur, the consideration of forgiveness and divine punishment, the
characters characterization concerning to obedience or disobedience to the religious entity,
beliefs and changes imposed to the lives of the types of characters created by AAS. Linked to
this, the poet uses some linguist resources, like adjectives, comparisons and exemplifications,
which denote narrator repression or approval through the argumentative match and the
vocabulary selection in the brochures. Our conclusions indicate that in the religious universe
found in ASS work, we can see the belifs in deities and in the laws imposed by the society,
affecting the actions and characters‟ life experiences. To do this research, we used the
theoretical considerations of Abreu (1999) on the arrival and consolidation of Cordel
Literature in Brazil, concerning to the classification attempts, we observed Suassuna (1977)
and Alves Sobrinho (2003), about the social character contained in the Cordel Literature, we
used Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005, 2007) and on popular religiosity features,
Sousa (1982) and Xidieh (1993). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T12:49:27Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T12:49:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Apolônio Alves dos Santos - poeta cordelista |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosidade popular - literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de folhetos no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Apolônio Alves dos Santos - cordelist poet |
pt_BR |
dc.subject |
Literature of twine |
pt_BR |
dc.subject |
Popular religiosity - cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
String poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Leaflet literature in Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Fernanda Laíra Gonzaga Muniz da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Popular religiosity in the work of Apolônio Alves dos Santos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Fernanda Laíra Muniz da. A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523 |
pt_BR |