DSpace/Manakin Repository

A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. L. G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2757591438483176 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Alyere Silva.
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo estudar traços da cultura popular religiosa em Apolônio Alves dos Santos (AAS) a partir da análise de um corpus constituído por quatro cordéis do poeta: A mulher que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou em Minas Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Nossa análise teve como finalidade observar a configuração de uma religiosidade popular por meio da percepção do modo como as divindades são referenciadas, a consideração do perdão e do castigo divino, a caracterização das personagens de acordo com a obediência ou a desobediência à entidade religiosa, as crenças e as mudanças imperadas na vida dos tipos criados por AAS. Atrelado a isso, o poeta utiliza alguns recursos linguísticos, como os adjetivos, as comparações e as exemplificações, que denotam a repressão ou a aprovação exercida pelo narrador através do jogo argumentativo e da seleção vocabular presente nos folhetos. Concluímos que, na base do universo religioso encontrado na obra de AAS está a crença na divindade e nas leis impostas pela coletividade, condicionando as ações e as experiências de vida das personagens. Para a realização da pesquisa, utilizamos as considerações teóricas de Abreu (1999) sobre a chegada e a consolidação da literatura de folhetos no Brasil, em relação às tentativas de classificações, observamos as lançadas por Suassuna (1977) e Alves Sobrinho (2003), sobre o caráter social contido na literatura de cordel, utilizamos Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005; 2007) e sobre os traços da religiosidade popular, Sousa (1982) e Xidieh (1993). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos. pt_BR
dc.date.issued 2012-10
dc.description.abstract This research aimed to study features of popular religious culture in Apolônio Alves dos Santos (AAS), based on a corpus comprising four of his cordels (strings), which are: A mulher que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou em Minas Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Our analysis focused on observing the configuration of a popular religiosity through the perception of how the reference to the deities occur, the consideration of forgiveness and divine punishment, the characters characterization concerning to obedience or disobedience to the religious entity, beliefs and changes imposed to the lives of the types of characters created by AAS. Linked to this, the poet uses some linguist resources, like adjectives, comparisons and exemplifications, which denote narrator repression or approval through the argumentative match and the vocabulary selection in the brochures. Our conclusions indicate that in the religious universe found in ASS work, we can see the belifs in deities and in the laws imposed by the society, affecting the actions and characters‟ life experiences. To do this research, we used the theoretical considerations of Abreu (1999) on the arrival and consolidation of Cordel Literature in Brazil, concerning to the classification attempts, we observed Suassuna (1977) and Alves Sobrinho (2003), about the social character contained in the Cordel Literature, we used Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005, 2007) and on popular religiosity features, Sousa (1982) and Xidieh (1993). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523
dc.date.accessioned 2023-01-02T12:49:27Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T12:49:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Apolônio Alves dos Santos - poeta cordelista pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Religiosidade popular - literatura de cordel pt_BR
dc.subject Poesia de cordel pt_BR
dc.subject Literatura de folhetos no Brasil pt_BR
dc.subject Apolônio Alves dos Santos - cordelist poet pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Popular religiosity - cordel literature pt_BR
dc.subject String poetry pt_BR
dc.subject Leaflet literature in Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernanda Laíra Gonzaga Muniz da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Popular religiosity in the work of Apolônio Alves dos Santos. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fernanda Laíra Muniz da. A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta