dc.creator.ID |
SOUSA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4867196055379392 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, Karine Viana. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AMORIM, K. V. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Vemos a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e
do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação, visto que
as mídias vêm modificando não só a sociedade de forma geral, mas também o
contexto de ensino, exigindo novas competências do professor na tênue linha que
lhe apresenta como múltiplo formador: responsável pela formação de sujeitos mais
críticos e ativos diante da sociedade - os alunos, e responsável pela reconstrução de
sua própria formação diante do que lhe configura como necessidade de renovação.
Nesse sentido, este trabalho é apresentado com os seguintes objetivos: (1)
averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio inovador das
escolas de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; (2) em caso
afirmativo de 1, identificar de que maneira os professores mobilizam o ensino de
gêneros textuais mediado por esses recursos: como recurso didático simples ou com
uma finalidade pedagógica definida; e, (3) por último, observar em que consiste a
inovação pretendida pelo programa representado pelos professores investigados,
relacionando a mediação tecnológica à mediação pedagógica. Para tal, foi realizada
uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por
questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes
da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande/PB. Esse estudo
foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e
Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no
ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007),
no que confere reflexões acerca de formação de professor (mediador/didatizador).
Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo
menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa – jornal e revista,
televisiva, internet, rádio e audiovisual) com finalidades definidas, além do que,
evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada
de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes dessa
instância: educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-03-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T13:34:09Z |
|
dc.date.available |
2022-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T13:34:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de português - mídia |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia e ensino de português |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa e mídias |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação tecnológica - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio inovador - aulas de português |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias em sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professor mediador |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de português e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Professor inovador - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Didatização de saberes - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese classes - media |
pt_BR |
dc.subject |
Media and Portuguese teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language and media |
pt_BR |
dc.subject |
Technological mediation - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative high school - Portuguese classes |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies in the classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies - education |
pt_BR |
dc.subject |
Education and technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese and technology teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative teacher - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Didacticization of knowledge - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training and technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Andreza Caetano de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Media in innovative high school Portuguese classes: technological mediation / pedagogical mediation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Andreza Caetano de. Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532 |
pt_BR |