DSpace/Manakin Repository

Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4867196055379392 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORIM, Karine Viana.
dc.contributor.referee1ID AMORIM, K. V. pt_BR
dc.description.resumo Vemos a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação, visto que as mídias vêm modificando não só a sociedade de forma geral, mas também o contexto de ensino, exigindo novas competências do professor na tênue linha que lhe apresenta como múltiplo formador: responsável pela formação de sujeitos mais críticos e ativos diante da sociedade - os alunos, e responsável pela reconstrução de sua própria formação diante do que lhe configura como necessidade de renovação. Nesse sentido, este trabalho é apresentado com os seguintes objetivos: (1) averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio inovador das escolas de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; (2) em caso afirmativo de 1, identificar de que maneira os professores mobilizam o ensino de gêneros textuais mediado por esses recursos: como recurso didático simples ou com uma finalidade pedagógica definida; e, (3) por último, observar em que consiste a inovação pretendida pelo programa representado pelos professores investigados, relacionando a mediação tecnológica à mediação pedagógica. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande/PB. Esse estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que confere reflexões acerca de formação de professor (mediador/didatizador). Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa – jornal e revista, televisiva, internet, rádio e audiovisual) com finalidades definidas, além do que, evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes dessa instância: educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2013-03-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
dc.date.accessioned 2023-01-02T13:34:09Z
dc.date.available 2022-01-02
dc.date.available 2023-01-02T13:34:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aulas de português - mídia pt_BR
dc.subject Mídia e ensino de português pt_BR
dc.subject Língua portuguesa e mídias pt_BR
dc.subject Mediação tecnológica - ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino médio inovador - aulas de português pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Tecnologias em sala de aula pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação - educação pt_BR
dc.subject Educação e tecnologias pt_BR
dc.subject Formação continuada de professor mediador pt_BR
dc.subject Professores de português e tecnologias pt_BR
dc.subject Professor inovador - ensino médio pt_BR
dc.subject Didatização de saberes - ensino médio pt_BR
dc.subject Formação docente e tecnologias pt_BR
dc.subject Portuguese classes - media pt_BR
dc.subject Media and Portuguese teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language and media pt_BR
dc.subject Technological mediation - high school pt_BR
dc.subject Innovative high school - Portuguese classes pt_BR
dc.subject Pedagogical mediation pt_BR
dc.subject Technologies in the classroom pt_BR
dc.subject Information and communication technologies - education pt_BR
dc.subject Education and technologies pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.subject Portuguese and technology teachers pt_BR
dc.subject Innovative teacher - high school pt_BR
dc.subject Didacticization of knowledge - high school pt_BR
dc.subject Teacher training and technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Andreza Caetano de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Media in innovative high school Portuguese classes: technological mediation / pedagogical mediation. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Andreza Caetano de. Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta