DSpace/Manakin Repository

A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, T. W. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3053663597092723 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumo O presente trabalho procura analisar como a oralidade é abordada no livro didático de língua portuguesa “Português: Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Ensino Fundamental II), a partir dos critérios elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2011) para o trabalho com a oralidade. Analisando também uma proposta de atividade com a linguagem oral inserida no respectivo material. Como embasamento teórico, utilizaremos autores como MARCUSCHI (2001), SCHNEUWLY e DOLZ (2004), entre outros, além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2001) e o Guia do Livro Didático (2011). Concluímos, através da análise, que o livro didático em questão aponta para uma valorização da linguagem oral, atendendo assim aos critérios elencados no PNLD – 2011 para o trabalho com a oralidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. pt_BR
dc.date.issued 2012-12
dc.description.abstract This paper will seek to examine how orality is discussed in textbook Portuguese language "Portuguese: Languages" William Robert Cereja and Thereza Cochar Magalhães (Basic Education II), from the criteria listed by the National Textbook Program (PNLD - 2011) to work with orality, also analyzing proposed activities with oral language inserted in the respective material. How we use theoretical authors as Marcuschi (2001), Schneuwly and Dolz (2004), among others, in addition to official documents as the National Curriculum Parameters (1997, 2001) and the Guide Textbook (2011). We conclude, through analysis, that the textbook in question points to a valuation minimally oral language thus meeting the criteria listed in the PNLD - 2011 to work with orality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
dc.date.accessioned 2023-01-02T14:27:40Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T14:27:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Oralidade no ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Oralidade aplicada aos livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - oralidade pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Linguagem oral - livro didático pt_BR
dc.subject Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Orality in Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - orality pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLD pt_BR
dc.subject Oral language - textbook pt_BR
dc.subject Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Orality in teaching Portuguese: how the textbook contemplates this issue. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Túlio Wesley Silva. A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta