dc.creator.ID |
LOURENÇO, D. C. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Fabiana. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMOS, F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, tem como objetivos identificar as
competências em escrita de acordo com a avaliação do PNLD (2011) no Livro Didático de
Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II; descrever as atividades de produção textual
escrita no LD; e analisar o tratamento dado às atividades de produção do texto escrito no LDP
do EF II. Este trabalho define-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, de cunho
documental e descritivo, e tem como objeto de análise propostas de produção textual da
coleção do livro didático “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Os
critérios de análise baseiam-se no desenvolvimento da competência em escrita descrita pelos
PCNs, a saber competência discursiva, linguística e estilística. Para fundamentar a análise
tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Brasil (1998), Brasília (1998),
Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009),
Tagliani (2001), entre outros, que tratam do percurso histórico do livro didático brasileiro e,
particularmente, do livro didático de português e dos critérios de avaliação do Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como da noção de competência advinda da
Educação, das competências em escrita em Língua Portuguesa e do tratamento dado às
produções textuais escritas. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que as
propostas textuais analisadas do livro didático privilegiam a competência linguística, algumas
priorizam a competência discursiva e praticamente anulam a competência estilística textual e
que a avaliação realizada pelo PNLD, mesmo representando um avanço significativo, ainda
oferece uma abordagem genérica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research, under the applied linguistics’ perspective, aims to identify the writing
competences according to BNTP (2011) evaluation in Portuguese Language Textbook from
Elementary School II; to describe the writing textual production activities on the TB and
analyze the treatment given to the activities of written text production on the PTB from ES II.
This work defines a qualitative-interpretative research, with documentary and descriptive
character, which has as its object of analysis a collection of Portuguese Language Textbook
from the final years of Elementary School. The analysis criteria are based on the selection of
proposed textual productions inserted in the IV unit of the 5th and 8th grade textbook and on
the development of the competence on writing that is described by the NCPs as a discursive,
linguistic and stylistic competence. To support the analysis we take as basis the contributions
of Baptist (2003), Brazil (1998), Brasilia (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012),
Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001 ) among others, who deal
with the historical background of the Brazilian textbook, and especially about the Portuguese
textbook and evaluation criteria of the Brazilian National Textbook Program (BNTP) as well
as the notion of competence arising from the education, the competences on writing in
Portuguese language and the treatment given to written textual productions. In relation to the
object of the research we concluded that the analyzed textual proposals from the textbook
emphasize the linguistic competence, some prioritize the discursive competence and
practically nullify the stylistic competence and the assessment conducted by the BNTP, even
representing a significant advance, yet provides a generic approach. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T17:32:19Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T17:32:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Competência em escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Writing skills |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2011 |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program - PNLD - 2011 |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa - ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook - elementary school II |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita - competência |
pt_BR |
dc.subject |
Writing - competence |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de produção textual - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Text production activities - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de texto - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Text production - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Magda Soares - letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Magda Soares - literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Writing competence assessed by the PNLD (2011) in the Portuguese language textbook for elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542 |
pt_BR |