DSpace/Manakin Repository

A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOURENÇO, D. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Fabiana.
dc.contributor.referee1ID RAMOS, F. pt_BR
dc.contributor.referee2 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, tem como objetivos identificar as competências em escrita de acordo com a avaliação do PNLD (2011) no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II; descrever as atividades de produção textual escrita no LD; e analisar o tratamento dado às atividades de produção do texto escrito no LDP do EF II. Este trabalho define-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto de análise propostas de produção textual da coleção do livro didático “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Os critérios de análise baseiam-se no desenvolvimento da competência em escrita descrita pelos PCNs, a saber competência discursiva, linguística e estilística. Para fundamentar a análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Brasil (1998), Brasília (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001), entre outros, que tratam do percurso histórico do livro didático brasileiro e, particularmente, do livro didático de português e dos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como da noção de competência advinda da Educação, das competências em escrita em Língua Portuguesa e do tratamento dado às produções textuais escritas. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que as propostas textuais analisadas do livro didático privilegiam a competência linguística, algumas priorizam a competência discursiva e praticamente anulam a competência estilística textual e que a avaliação realizada pelo PNLD, mesmo representando um avanço significativo, ainda oferece uma abordagem genérica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This research, under the applied linguistics’ perspective, aims to identify the writing competences according to BNTP (2011) evaluation in Portuguese Language Textbook from Elementary School II; to describe the writing textual production activities on the TB and analyze the treatment given to the activities of written text production on the PTB from ES II. This work defines a qualitative-interpretative research, with documentary and descriptive character, which has as its object of analysis a collection of Portuguese Language Textbook from the final years of Elementary School. The analysis criteria are based on the selection of proposed textual productions inserted in the IV unit of the 5th and 8th grade textbook and on the development of the competence on writing that is described by the NCPs as a discursive, linguistic and stylistic competence. To support the analysis we take as basis the contributions of Baptist (2003), Brazil (1998), Brasilia (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001 ) among others, who deal with the historical background of the Brazilian textbook, and especially about the Portuguese textbook and evaluation criteria of the Brazilian National Textbook Program (BNTP) as well as the notion of competence arising from the education, the competences on writing in Portuguese language and the treatment given to written textual productions. In relation to the object of the research we concluded that the analyzed textual proposals from the textbook emphasize the linguistic competence, some prioritize the discursive competence and practically nullify the stylistic competence and the assessment conducted by the BNTP, even representing a significant advance, yet provides a generic approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542
dc.date.accessioned 2023-01-02T17:32:19Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T17:32:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Competência em escrita pt_BR
dc.subject Writing skills pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2011 pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLD - 2011 pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa - ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook - elementary school II pt_BR
dc.subject Escrita - competência pt_BR
dc.subject Writing - competence pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Atividades de produção textual - livro didático pt_BR
dc.subject Text production activities - textbook pt_BR
dc.subject Produção de texto - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Text production - elementary school pt_BR
dc.subject Magda Soares - letramento pt_BR
dc.subject Magda Soares - literacy pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing competence assessed by the PNLD (2011) in the Portuguese language textbook for elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta