dc.creator.ID |
FARIAS, E. M. A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8531595841020320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta por objetivo analisar histórias em quadrinhos do Chico
Bento, observando as “vontades de verdade” que estão presentes e como elas alicerçam o
estereótipo dos sujeitos de ensino na zona rural, por meio de procedimentos metodológicos
inspirados na Análise de Discurso francesa (doravante AD), sobretudo nos pressupostos
teóricos foucaultianos. Os objetivos específicos são: identificar os estereótipos do sujeito
aluno e do sujeito professor caipira presentes em histórias em quadrinhos; elencar as
“vontades de verdade” que atravessam as histórias do Chico Bento e alicerçam esse lugar dos
sujeitos de ensino (professor e aluno) na escola da zona rural. O corpus desta pesquisa foi
delimitado adotando a caracterização do rural como traço distintivo. Para tanto, utilizamos
seis histórias em quadrinhos publicadas entre os anos de 1982 a 2013. No tocante a realização
do estudo desse corpus, fundamentamo-nos nas contribuições teóricas sobre AD (DREYFUS
e RABINOW, 2010; FOUCAULT, 1999, 2002, 2004, 2008, 2010; INDURSKY, 2007, 2011;
ORLANDI, 2001; POSSENTI, 2002, 2004e 2010; VEYNE, 2011). Os resultados da análise
apontam, de modo geral, que a construção da identidade caipira mostra-se marcadamente
associada às visões legitimadas por “vontades de verdade” que são propagadas por nossa
formação social, ratificando a caracterização dos sujeitos de ensino da zona rural – sujeito
aluno como preguiçoso, “burro”, incapaz e ignorante e sujeito professora como tradicional,
dono de um discurso verdadeiro, origem de todo saber. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A representação dos sujeitos de ensino na zona rural em histórias em quadrinhos do Chico Bento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28546 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T17:49:09Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T17:49:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Chico Bento - histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Chico Bento - comics |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Comics |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Comic children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Turma da Mônica - literatura em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Turma da Mônica - comic book literature |
pt_BR |
dc.subject |
Representação de sujeitos - literatura em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Representation of subjects - comic literature |
pt_BR |
dc.subject |
Vontades de verdade |
pt_BR |
dc.subject |
Real wishes |
pt_BR |
dc.subject |
Estereótipos |
pt_BR |
dc.subject |
Stereotypes |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito |
pt_BR |
dc.subject |
Prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeitos de ensino na zona rural - estereótipo |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching subjects in rural areas - stereotype |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade e estereótipo |
pt_BR |
dc.subject |
Identity and stereotype |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Éllen Mychellen Alexandrino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The representation of teaching subjects in rural areas in Chico Bento's comics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Éllen Mychellen Alexandrino de. A representação dos sujeitos de ensino na zona rural em histórias em quadrinhos do Chico Bento. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28546 |
pt_BR |