dc.creator.ID |
OLIVEIRA, H. A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4567774554695590 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Elizabeth Maria da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2114551483682345 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo,
focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua
produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de
produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a
analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a
investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma
Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi
(1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através
dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente,
ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch
(1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da
subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas.
Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de
uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o
gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de
um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do
critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares
para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações
dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram
efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por
esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a
organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos
que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita
desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-27 |
|
dc.description.abstract |
This research reinforces the discussion held around the production of textual summary genre,
focusing, in particular, the linguistic-textual strategies deployed to their production.
Accordingly, we aim to investigate the strategies linguistic-textual production summary and,
therefore, we propose to describe these types of strategies and examined how undergraduates
mobilized in the production of this text. We base the investigation, initially, the concept of
summary, from what is put in NBR (Brazilian Standard) 6028/2003 of ABNT, in Lakatos and
Marconi (1992) scientific writing manuals and Severino (2007), as well as in which is
investigated in Applied Linguistics, through the studies of Machado (2010) and Motta-Roth
and Hendges (2010). Subsequently, we anchored in studies on learning strategies conducted
by Boruchovitch (1999) and Figueira (2006) and finally, in the study by Rodrigues (2012)
regarding the subdivision of learning strategies in cognitive, linguistic, textual and
discursive . For the generation of the data were observed and recorded in field notes, the
lessons of a discipline whose object of study was the production of academic genres, among
them, the genre summary, the period 2013.1 offered by the Academic Unit of Arts (UAL),
Federal University of Campina Grande (UFCG).The corpus of this study consists of a set of
thirty productions written for undergraduates, which we select from the criteria of grades
assigned to productions by the lecturer of the course, four samples for analysis. Through the
analysis we found that, even with the directions given by the teacher about the production
summary, we note that the producers effectively demonstrated partial mastery of functioning
linguistic and textual production. For this reason, we believe it is necessary to invest more in
discussions and analyzes of the organization of linguistic and textual summary and it requires
the teacher to use procedures that promote the perception of the administration of textual and
linguistic functioning of writing this text, as required, the student, greater commitment to
producing. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T18:33:31Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T18:33:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Resumo - estratégia de elaboração |
pt_BR |
dc.subject |
Summary - elaboration strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias linguístico-textuais - elaboração de resumo |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic-textual strategies - preparation of abstract |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual resumo - estratégia de elaboração |
pt_BR |
dc.subject |
Abstract textual genre - elaboration strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual - resumo |
pt_BR |
dc.subject |
Textual production - summary |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic-textual strategies for abstract production. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em:vhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551 |
pt_BR |