DSpace/Manakin Repository

Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, H. A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4567774554695590 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Elizabeth Maria da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, E. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2114551483682345 pt_BR
dc.contributor.referee2 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo, focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi (1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente, ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch (1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas. Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-27
dc.description.abstract This research reinforces the discussion held around the production of textual summary genre, focusing, in particular, the linguistic-textual strategies deployed to their production. Accordingly, we aim to investigate the strategies linguistic-textual production summary and, therefore, we propose to describe these types of strategies and examined how undergraduates mobilized in the production of this text. We base the investigation, initially, the concept of summary, from what is put in NBR (Brazilian Standard) 6028/2003 of ABNT, in Lakatos and Marconi (1992) scientific writing manuals and Severino (2007), as well as in which is investigated in Applied Linguistics, through the studies of Machado (2010) and Motta-Roth and Hendges (2010). Subsequently, we anchored in studies on learning strategies conducted by Boruchovitch (1999) and Figueira (2006) and finally, in the study by Rodrigues (2012) regarding the subdivision of learning strategies in cognitive, linguistic, textual and discursive . For the generation of the data were observed and recorded in field notes, the lessons of a discipline whose object of study was the production of academic genres, among them, the genre summary, the period 2013.1 offered by the Academic Unit of Arts (UAL), Federal University of Campina Grande (UFCG).The corpus of this study consists of a set of thirty productions written for undergraduates, which we select from the criteria of grades assigned to productions by the lecturer of the course, four samples for analysis. Through the analysis we found that, even with the directions given by the teacher about the production summary, we note that the producers effectively demonstrated partial mastery of functioning linguistic and textual production. For this reason, we believe it is necessary to invest more in discussions and analyzes of the organization of linguistic and textual summary and it requires the teacher to use procedures that promote the perception of the administration of textual and linguistic functioning of writing this text, as required, the student, greater commitment to producing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551
dc.date.accessioned 2023-01-02T18:33:31Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T18:33:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Resumo - estratégia de elaboração pt_BR
dc.subject Summary - elaboration strategy pt_BR
dc.subject Estratégias linguístico-textuais - elaboração de resumo pt_BR
dc.subject Linguistic-textual strategies - preparation of abstract pt_BR
dc.subject Gênero textual resumo - estratégia de elaboração pt_BR
dc.subject Abstract textual genre - elaboration strategy pt_BR
dc.subject Produção textual - resumo pt_BR
dc.subject Textual production - summary pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic-textual strategies for abstract production. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em:vhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta