dc.creator.ID |
MARIANO, J. M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4745912097068013 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.description.resumo |
Ao começar a se locomover e explorar a realidade à sua volta, a criança dá início
ao processo da formação de sua identidade. Várias experiências são
fundamentais para ajudá-la nesta construção. Dentre essas experiências,
encontra-se o contato com os contos de fadas, que segundo Coelho (1991) são
histórias que fazem parte da vida de toda criança, mesmo antes de aprenderem a
ler, e que lhes são tão familiares quanto às cantigas de ninar com que foram
embaladas. Esta pesquisa teve como objetivo principal, averiguar a contribuição
do conto de fadas na construção da identidade infantil, a partir da teoria
psicanalítica de Bettelheim (1979). A metodologia adotada deu-se por meio de
pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e interpretativo, através da análise
do conto “O Patinho Feio”. Os resultados demonstraram de uma maneira geral,
que o conto de fadas, pode contribuir positiva e significativamente na formação da
identidade infantil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
“Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-06 |
|
dc.description.abstract |
When starting to move around and explore around, the child begins the process of
forming your identity. Several experiments are fundamental to help her building
her identity. Among these experiences, it is found the contact with the fairy tales,
which according to Coelho (1991) are stories that make part of the life of every
child, even before they learn how to read and they are as familiar as the lullabies
that they were rocked by. This research aimed to discovering the contribution of
fairy tales from children‟s construction identity, from the psychoanalytic theory of
Bettelheim (1979). The methodology adopted was performed by means of
literature, exploratory and interpretative, through the analysis of the short story
“The ugly duckling” (O Patinho Feio). The results showed that in general the fairy
tales contribute positively and significantly to the childish identity formation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T18:48:49Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T18:48:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de fadas dinamarquês |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil - conto de fadas |
pt_BR |
dc.subject |
Psicanálise |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria psicanalítica de Bettelheim |
pt_BR |
dc.subject |
Conto O Patinho Feio |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil dinamarquesa - Hans Christian Andersen |
pt_BR |
dc.subject |
Danish fairy tales |
pt_BR |
dc.subject |
Child identity |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature - Fairy Tale |
pt_BR |
dc.subject |
Psychoanalysis |
pt_BR |
dc.subject |
Bettelheim's psychoanalytic theory |
pt_BR |
dc.subject |
Tale The Ugly Duckling |
pt_BR |
dc.subject |
Danish children's literature - Hans Christian Andersen |
pt_BR |
dc.subject |
Hans Christian Andersen - The Ugly Duckling |
pt_BR |
dc.subject |
Psychology and fairy tale |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature - Hans Christian Andersen |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIANO, Jussara Maria Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Mirror, mirror"... who am I?: the contribution of the fairy tale in the construction of children's identity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIANO, Jussara Maria Pereira. “Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552 |
pt_BR |