DSpace/Manakin Repository

“Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARIANO, J. M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4745912097068013 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumo Ao começar a se locomover e explorar a realidade à sua volta, a criança dá início ao processo da formação de sua identidade. Várias experiências são fundamentais para ajudá-la nesta construção. Dentre essas experiências, encontra-se o contato com os contos de fadas, que segundo Coelho (1991) são histórias que fazem parte da vida de toda criança, mesmo antes de aprenderem a ler, e que lhes são tão familiares quanto às cantigas de ninar com que foram embaladas. Esta pesquisa teve como objetivo principal, averiguar a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil, a partir da teoria psicanalítica de Bettelheim (1979). A metodologia adotada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e interpretativo, através da análise do conto “O Patinho Feio”. Os resultados demonstraram de uma maneira geral, que o conto de fadas, pode contribuir positiva e significativamente na formação da identidade infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title “Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil. pt_BR
dc.date.issued 2013-06
dc.description.abstract When starting to move around and explore around, the child begins the process of forming your identity. Several experiments are fundamental to help her building her identity. Among these experiences, it is found the contact with the fairy tales, which according to Coelho (1991) are stories that make part of the life of every child, even before they learn how to read and they are as familiar as the lullabies that they were rocked by. This research aimed to discovering the contribution of fairy tales from children‟s construction identity, from the psychoanalytic theory of Bettelheim (1979). The methodology adopted was performed by means of literature, exploratory and interpretative, through the analysis of the short story “The ugly duckling” (O Patinho Feio). The results showed that in general the fairy tales contribute positively and significantly to the childish identity formation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552
dc.date.accessioned 2023-01-02T18:48:49Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T18:48:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Contos de fadas dinamarquês pt_BR
dc.subject Identidade infantil pt_BR
dc.subject Literatura infantil - conto de fadas pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Teoria psicanalítica de Bettelheim pt_BR
dc.subject Conto O Patinho Feio pt_BR
dc.subject Literatura infantil dinamarquesa - Hans Christian Andersen pt_BR
dc.subject Danish fairy tales pt_BR
dc.subject Child identity pt_BR
dc.subject Children's Literature - Fairy Tale pt_BR
dc.subject Psychoanalysis pt_BR
dc.subject Bettelheim's psychoanalytic theory pt_BR
dc.subject Tale The Ugly Duckling pt_BR
dc.subject Danish children's literature - Hans Christian Andersen pt_BR
dc.subject Hans Christian Andersen - The Ugly Duckling pt_BR
dc.subject Psychology and fairy tale pt_BR
dc.subject Children's Literature - Hans Christian Andersen pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIANO, Jussara Maria Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Mirror, mirror"... who am I?: the contribution of the fairy tale in the construction of children's identity. pt_BR
dc.identifier.citation MARIANO, Jussara Maria Pereira. “Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta