dc.creator.ID |
FERREIRA, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9385656394838920 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Buscamos, nesta monografia, investigar a abordagem da área de linguagens e códigos do
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) relacionada ao domínio da norma culta, conforme
a primeira competência geral prevista para o exame. A análise relatada voltou-se para (1)
identificar o conceito de norma culta/padrão tal como aparece nos documentos que subsidiam
a formulação do ENEM em suas duas fases, a saber: a Matriz de Referência de 2005, a Matriz
de Referência de 2009 e a Fundamentação Teórico-metodológica do Exame de 2005, e tal
como aparece nas questões de oito edições desse exame; e (2) Apontar o(s) modo(s) pelo(s)
qual(is) são solicitados os conhecimentos sobre norma culta/padrão nas versões 1998, 1999,
2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 do ENEM. Para materializar os objetivos, analisamos as
questões que encaminham a abordagem da norma culta/padrão nos eixos
RECONHECIMENTO e USO. Quanto aos pressupostos metodológicos, nos baseamos no
paradigma qualitativo de investigação na área de Linguística Aplicada. Para as concepções de
norma culta/padrão, nos fundamentamos nos estudos realizados por Faraco (2008) e Bagno
(2004b; 2011), entre outros. Também tomamos como fundamento as reflexões de Geraldi
(1991) sobre epilinguagem e metalinguagem. Em relação aos estudos sobre competência, nos
fundamentamos em estudiosos como Bronckart & Dolz (2004); Macedo (2002); Méndez
(2011); e Ramos (2010). Os resultados demonstram que os primeiros documentos
parametrizadores do ENEM não preconizavam explicitamente uma abordagem da norma
culta/padrão na prova. Verificamos que os documentos de 2009, por sua vez, apresentam um
avanço frente às orientações a respeito da norma culta/padrão, mas ainda é perceptível uma
inconsistência terminológica e conceitual. No que se refere às questões analisadas, pudemos
verificar uma progressiva mudança nas provas do ENEM no que diz respeito à elaboração das
questões e ao seu nível de dificuldade. As questões da prova de 2012 são as que se
apresentam mais desafiadoras aos candidatos, pois, embora ainda prevaleça a perspectiva do
USO, identificá-lo passa, em geral, pelo reconhecimento de funções desempenhadas pelos
elementos linguísticos nessas situações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Norma padrão, norma culta, linguagem formal: reconhecimento e uso nas provas do ENEM 1998-2012. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-03-26 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28553 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T18:49:21Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T18:49:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Norma padrão |
pt_BR |
dc.subject |
Standard norm |
pt_BR |
dc.subject |
Norma culta |
pt_BR |
dc.subject |
Cultured norm |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem formal |
pt_BR |
dc.subject |
Formal language |
pt_BR |
dc.subject |
Provas do ENEM - 1998-2012 |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM exams - 1998-2012 |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - 1998-2012 |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam - 1998-2012 |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagens e códigos - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Languages and codes - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Epilinguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Epilanguage |
pt_BR |
dc.subject |
Metalinguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Metalanguage |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Jardiene Leandro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Standard norm, cultural norm, formal language: recognition and use in ENEM 1998-2012 tests. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA,Jardiene Leandro. Norma padrão, norma culta, linguagem formal: reconhecimento e uso nas provas do ENEM 1998-2012. 203. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28553 |
pt_BR |