dc.creator.ID |
SOUZA, M. F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7296050010912774 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta monografia é analisar o uso da metalinguagem em coleções
de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. E de modo específico,
seus objetivos são: observar como o ensino/estudo da metalinguagem se encontra
em duas edições de uma coleção didática de Ensino Médio, identificar a relação
entre as propostas acerca da metalinguagem no manual do professor e o que se
aplica no livro do aluno e descrever a influência das Orientações Curriculares para o
Ensino Médio (OCEM) na composição dos livros didáticos. O corpus da pesquisa é
constituído por coleções de livros didáticos de Ensino Médio de diferentes décadas,
porém dos mesmos autores, tendo em vista que o foco é voltado para o
ensino/estudo de metalinguagem. Para a realização da análise de tal corpus,
estabelecemos como base teórica as teorias advindas dos estudos linguísticos e
enunciativos sobre unidades linguísticas, especificamente a metalinguagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-11 |
|
dc.description.abstract |
Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks. This paper aims to analyze the use of metalanguage in High School Portuguese
Language Textbook Collections. Specifically, it’s objectives are: to observe and
understand how the metalanguage teaching/study is approached in high school
teaching collections, to identify the relation between the metalanguage proposal in
the teacher’s manual and what can be applied to the student’s book and describe the
influence of the Curriculum Guidelines for High School (OCEM – Orientações
Curriculares para Ensino Médio) in composing textbooks. This research corpus is
made of high school textbook collections from many different decades, all by the
same authors, given that the focus is on teaching/study metalanguage. To carry out
the analysis of this corpus, it has been established as theoretical basis some theories
that come from linguistic studies and language units enunciations, specifically
metalanguage. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T19:41:27Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T19:41:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Metalinguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Metalanguage |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook - high school |
pt_BR |
dc.subject |
High school - Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Michael Felipe Dutra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Michael Felipe Dutra de. Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556 |
pt_BR |