DSpace/Manakin Repository

A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARRETO, J. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0454160662472977 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Viviane Moraes de.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372425956977246 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee2 GIORDANO, Alessandro.
dc.contributor.referee2ID GIORDANO, A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9632859134531050 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa reforça a ideia do ensino da literatura como meio para possíveis discussões, na sala de aula, sobre temas considerados tabus. Através de três poemas de Catulo (48, 81, e 99) e da cultura da Roma Antiga, discutiremos acerca da homoafetividade. Após isso, levaremos à sala de aula esses poemas, a fim de que haja uma discussão sobre essa temática, de modo que possamos fazer com que os alunos reflitam e discutam sobre a relação de pessoas do mesmo sexo, e, com isso, formar cidadãos crítico-reflexivos atingindo o objetivo do ensino da literatura previsto tanto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), como nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) – documentos que regulamentam o ensino de literatura no nível médio, no Brasil. Portanto, objetivamos nessa pesquisa (1) Inserir no cotidiano dos alunos a leitura de textos latinos com o tema sobre a homoafetividade em três poemas de Catulo; (2) Estimular os alunos à leitura, possibilitando a formação de leitores crítico-reflexivos; (3) Sugerir formas de trabalhar, em sala de aula, o tema homoafetividade a partir de textos da literatura latina. Nosso corpus é constituído pelas discussões em sala de aula a partir da leitura dos poemas de Catulo; e pelas atividades escritas aplicadas no último encontro da nossa intervenção. Apoiamo-nos em André (2006), para discutirmos acerca da homoafetividade na cultura da Roma Antiga e em alguns textos da literatura latina; Compagnon (2003) e Jauss (1979) nos serviram de base para os estudos sobre a recepção de textos literários. Os documentos parametrizadores, citados acima, nos auxiliaram não só a refletir sobre o ensino da literatura no nível médio, assim como pensar em atividades para se trabalhar o texto literário com os alunos. O resultado dessa pesquisa nos mostra que é possível trabalhar, na sala de aula, temas considerados tabus a partir da literatura latina, e que os alunos tiveram facilidades em recepcionar os textos latinos. A leitura, quando é trabalhada de maneira compartilhada e dialogada, permite que os alunos envolvam-se ativamente no processo de significação do texto, sentindo-se à vontade para expressar a sua opinião. Por fim, concluímos que os alunos estão em contato diariamente com o novo e com modificações no ensino e, por isso, devemos levar à sala de aula a realidade social, instigando-os a ler desde a literatura latina, até a literatura brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This research reinforces the idea of teaching literature as a means for possible discussions, in the classroom, on taboo topics. Through three poems of Catullus (48, 81, and 99) as well as the culture of Ancient Rome, we discuss the theme homoaffectivity. After that, we take to the classroom these poems in order to debate about the referred topic, so we can make the students reflect and discuss about the relationship between people of the same sex, thus forming critical citizen – reaching the goal of teaching literature in accordance with both the Curriculum Guidelines for Secondary Education (OCEM, 2006) and the Curriculum Frameworks for Secondary Education in Paraíba (2006). Such documents regulate the teaching of literature in secondary education in Brazil. Therefore, this study aims at ( 1 ) Inserting into the daily lives of students Latin texts related to the theme homo-affectivity through three poems of Catullus; ( 2 ) Encouraging students to read, thus contributing to the formation of critical- reflective readers; ( 3 ) Suggesting ways of working in the classroom the theme homo-affectivitythrough texts of Latin literature. Our corpus consists of discussions in the classroom after reading the poems of Catullus, and of the writtenactivities implemented in the last meeting of our intervention. We are theoretically grounded on both André (2006) and some texts of Latin literature to discuss the homo-affectivity in Ancient Rome culture, and also on Compagnon (2003) and Jauss (1979) to study about the reception of literary texts.The regulatory curriculum documents before above helped us not only to reflect upon the teaching of literature in secondary education, but also to think of activities to work the literary text with the students. The result of this research showed that it is possible to work taboo topics in the classroom using Latin literature, and that the students had a good reception to Latin texts. When reading is shared in a dialogic way, it allows students to engage actively in the process of conveying meaning and makes themfeel free to express their opinion. Finally, we conclude that students are in daily contact with new situations and constant modifications in teaching. Therefore,teachers should bring to classroom students’ social reality, encouraging them to read from the Latin literature to the Brazilian one. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557
dc.date.accessioned 2023-01-02T19:46:09Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T19:46:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de leitores críticos-reflexivos pt_BR
dc.subject Training critical-reflective readers pt_BR
dc.subject Catulo - poemas pt_BR
dc.subject Catullus - Poems pt_BR
dc.subject Homoafetividade - poemas de Catulo pt_BR
dc.subject Homoaffectivity - Poems by Catullus pt_BR
dc.subject Literatura latina pt_BR
dc.subject Latin literature pt_BR
dc.subject Poesia Romana pt_BR
dc.subject Roman poetry pt_BR
dc.subject Roma antiga - Catulo - poemas pt_BR
dc.subject Ancient Rome - Catullus - Poems pt_BR
dc.subject Homoafetividade - Roma antiga pt_BR
dc.subject Homoaffectivity - Ancient Rome pt_BR
dc.subject Cultura da Roma antiga - homoafetividade pt_BR
dc.subject Culture of ancient Rome - homoaffectivity pt_BR
dc.subject Tabu - temas em sala de aula - homoafetividade pt_BR
dc.subject Taboo - topics in the classroom - homoaffectivity pt_BR
dc.subject Relação homoafetiva - Roma antiga pt_BR
dc.subject Same-sex relationship - Ancient Rome pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARRETO, Johne Paulino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reading of poems by Catullus about homoaffectivity and the formation of critical-reflective readers. pt_BR
dc.identifier.citation BARRETO, Johne Paulino. A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta