dc.creator.ID |
BARRETO, J. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0454160662472977 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CALDAS, Viviane Moraes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0372425956977246 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIORDANO, Alessandro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIORDANO, A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9632859134531050 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa reforça a ideia do ensino da literatura como meio para possíveis
discussões, na sala de aula, sobre temas considerados tabus. Através de três poemas
de Catulo (48, 81, e 99) e da cultura da Roma Antiga, discutiremos acerca da
homoafetividade. Após isso, levaremos à sala de aula esses poemas, a fim de que
haja uma discussão sobre essa temática, de modo que possamos fazer com que os
alunos reflitam e discutam sobre a relação de pessoas do mesmo sexo, e, com isso,
formar cidadãos crítico-reflexivos atingindo o objetivo do ensino da literatura previsto
tanto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), como nos
Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) – documentos que
regulamentam o ensino de literatura no nível médio, no Brasil. Portanto, objetivamos
nessa pesquisa (1) Inserir no cotidiano dos alunos a leitura de textos latinos com o
tema sobre a homoafetividade em três poemas de Catulo; (2) Estimular os alunos à
leitura, possibilitando a formação de leitores crítico-reflexivos; (3) Sugerir formas de
trabalhar, em sala de aula, o tema homoafetividade a partir de textos da literatura
latina. Nosso corpus é constituído pelas discussões em sala de aula a partir da leitura
dos poemas de Catulo; e pelas atividades escritas aplicadas no último encontro da
nossa intervenção. Apoiamo-nos em André (2006), para discutirmos acerca da
homoafetividade na cultura da Roma Antiga e em alguns textos da literatura latina;
Compagnon (2003) e Jauss (1979) nos serviram de base para os estudos sobre a
recepção de textos literários. Os documentos parametrizadores, citados acima, nos
auxiliaram não só a refletir sobre o ensino da literatura no nível médio, assim como
pensar em atividades para se trabalhar o texto literário com os alunos. O resultado
dessa pesquisa nos mostra que é possível trabalhar, na sala de aula, temas
considerados tabus a partir da literatura latina, e que os alunos tiveram facilidades em
recepcionar os textos latinos. A leitura, quando é trabalhada de maneira compartilhada
e dialogada, permite que os alunos envolvam-se ativamente no processo de
significação do texto, sentindo-se à vontade para expressar a sua opinião. Por fim,
concluímos que os alunos estão em contato diariamente com o novo e com
modificações no ensino e, por isso, devemos levar à sala de aula a realidade social,
instigando-os a ler desde a literatura latina, até a literatura brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This research reinforces the idea of teaching literature as a means for possible
discussions, in the classroom, on taboo topics. Through three poems of Catullus (48,
81, and 99) as well as the culture of Ancient Rome, we discuss the theme homoaffectivity.
After that, we take to the classroom these poems in order to debate about
the referred topic, so we can make the students reflect and discuss about the
relationship between people of the same sex, thus forming critical citizen – reaching
the goal of teaching literature in accordance with both the Curriculum Guidelines for
Secondary Education (OCEM, 2006) and the Curriculum Frameworks for Secondary
Education in Paraíba (2006). Such documents regulate the teaching of literature in
secondary education in Brazil. Therefore, this study aims at ( 1 ) Inserting into the daily
lives of students Latin texts related to the theme homo-affectivity through three poems
of Catullus; ( 2 ) Encouraging students to read, thus contributing to the formation of
critical- reflective readers; ( 3 ) Suggesting ways of working in the classroom the
theme homo-affectivitythrough texts of Latin literature. Our corpus consists of
discussions in the classroom after reading the poems of Catullus, and of the
writtenactivities implemented in the last meeting of our intervention. We are
theoretically grounded on both André (2006) and some texts of Latin literature to
discuss the homo-affectivity in Ancient Rome culture, and also on Compagnon (2003)
and Jauss (1979) to study about the reception of literary texts.The regulatory
curriculum documents before above helped us not only to reflect upon the teaching of
literature in secondary education, but also to think of activities to work the literary text
with the students. The result of this research showed that it is possible to work taboo
topics in the classroom using Latin literature, and that the students had a good
reception to Latin texts. When reading is shared in a dialogic way, it allows students to
engage actively in the process of conveying meaning and makes themfeel free to
express their opinion. Finally, we conclude that students are in daily contact with new
situations and constant modifications in teaching. Therefore,teachers should bring to
classroom students’ social reality, encouraging them to read from the Latin literature to
the Brazilian one. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T19:46:09Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T19:46:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores críticos-reflexivos |
pt_BR |
dc.subject |
Training critical-reflective readers |
pt_BR |
dc.subject |
Catulo - poemas |
pt_BR |
dc.subject |
Catullus - Poems |
pt_BR |
dc.subject |
Homoafetividade - poemas de Catulo |
pt_BR |
dc.subject |
Homoaffectivity - Poems by Catullus |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura latina |
pt_BR |
dc.subject |
Latin literature |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia Romana |
pt_BR |
dc.subject |
Roman poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Roma antiga - Catulo - poemas |
pt_BR |
dc.subject |
Ancient Rome - Catullus - Poems |
pt_BR |
dc.subject |
Homoafetividade - Roma antiga |
pt_BR |
dc.subject |
Homoaffectivity - Ancient Rome |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura da Roma antiga - homoafetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Culture of ancient Rome - homoaffectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Tabu - temas em sala de aula - homoafetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Taboo - topics in the classroom - homoaffectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Relação homoafetiva - Roma antiga |
pt_BR |
dc.subject |
Same-sex relationship - Ancient Rome |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARRETO, Johne Paulino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reading of poems by Catullus about homoaffectivity and the formation of critical-reflective readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARRETO, Johne Paulino. A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557 |
pt_BR |