dc.creator.ID |
BARBOSA, T. K. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Sandra Sueli Carvalho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, S. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objeto de estudo os fenômenos semânticos
utilizados como estratégia argumentativa no gênero editorial. Para esse estudo,
parte-se dos seguintes questionamentos: Qual o fenômeno semântico usado como
estratégia de produção do editorial? Qual a funcionalidade desse fenômeno na
produção do gênero em questão? Qual a importância argumentativa desse
fenômeno na produção de sentido veiculada pelo editorial? Para isso, o objetivo é
analisar os fenômenos semânticos como estratégia lógico-argumentativa para a
produção do gênero editorial. O corpus de pesquisa é composto por quatro (04)
editoriais: dois (02) editoriais do Jornal Folha de S. Paulo (FSP) e dois do Jornal da
Paraíba (JP), que veicularam no mês de janeiro do corrente ano. Na análise desse
corpus, observou-se a recorrência e a funcionalidade dos fenômenos semânticos
analisados dentro do texto, a fim de descobrir sua importância tanto na construção
formal quanto argumentativa para a produção dos efeitos de sentido que se quer
veicular pelo editorial. A pesquisa ancora-se nas abordagens da Semântica Formal,
da Enunciativa e da Lexical, as quais possibilitaram uma análise satisfatória do
corpus. Essa ancoragem se faz com base, principalmente, nos estudos de Lyons
(1979); Oliveira (2001); Cançado (2008); Muller e Viotti (2005); Pietroforte e Lopes
(2005); Ducrot (1977; 1987); Marcuschi (2000 e 2008); Antunes (2005); Faria (1989).
A metodologia de pesquisa utilizada classifica-se como qualitativa de caráter
exploratório-descritivo. Com a pesquisa, a partir dos resultados obtidos nos quatro
editoriais analisados, foi possível afirmar o seguinte: a sinonímia se constitui como
estratégia argumentativa do gênero editorial, um recurso próprio, característico de
sua produção, que tem sua ordem no argumentar; e a hiperonímia e hiponímia um
importante recurso de progressão textual. Com esse resultado, conclui-se que
esses fenômenos podem ser instrumento de ensino nas aulas de produção textual e
análise linguística do gênero editorial, cabendo ao professor utilizá-lo da maneira
mais eficaz, mostrando aos alunos como os fenômenos semânticos funcionam no
texto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Fenômenos semânticos como estratégia argumentativa do gênero editorial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to study the semantic phenomenon used as argumentative
strategy in editorial genre. To study this, it is questioned: Which semantic
phenomenon is used as a strategy for the production of the editorial? What is the
functionality of this phenomenon in the production of this genre? What is the
argumentative importance of this phenomenon in meaning production conveyed by
the editorial? For this, the goal is to analyze the semantic phenomena as logical and
argumentative strategies for the editorial genre production. The corpus is constituted
by four (04) editorials, two (02) Jornal da Folha de S. Paulo Newspaper (FSP)
editorials and two (02) Jornal da Paraíba newspaper editorials, all aired in January of
the current year. In the corpus analysis, it is observed the recurrence and
functionality of the phenomena inside the text, in order to find out their importance
both in the formal and argumentative construction for the production of meaning
effects that are conveyed by the editorial. This research is based on Formal,
Enunciative and Lexical Semantics studies, which allowed a satisfactory analysis.
This research is based, mainly, on the studies of Lyons (1979); Oliveira (2001);
Cançado (2008); Muller & Viotti (2005); Pietroforte & Lopes (2005); Ducrot (1977;
1987); Marcuschi (2000 e 2008); Antunes (2005); Faria (1989). It is a descriptive,
exploratory and qualitative study. The results show that synonymy constitutes as
argumentative strategy of the editorial genre, a feature very characteristic of its
production, that has its order at arguing; and hypernym and hyponymy as important
resources for textual progression. By this result, it is concluded that these
phenomena can be a teaching tool in classes of textual production and linguistic
analysis of the editorial genre, whereas the teacher use it most effectively, showing
students how the semantic phenomena operate in the text. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28561 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-02T20:10:33Z |
|
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-01-02T20:10:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fenômenos semânticos |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica formal |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero editorial |
pt_BR |
dc.subject |
Sinonímia |
pt_BR |
dc.subject |
Hiperonímia |
pt_BR |
dc.subject |
Hiponímia |
pt_BR |
dc.subject |
Enunciativa |
pt_BR |
dc.subject |
Lexical |
pt_BR |
dc.subject |
Semantic phenomena |
pt_BR |
dc.subject |
Formal semantics |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Editorial genre |
pt_BR |
dc.subject |
Synonymy |
pt_BR |
dc.subject |
Hyperonymy |
pt_BR |
dc.subject |
Hyponymy |
pt_BR |
dc.subject |
Enunciative |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Talita Kardinally Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Semantic phenomena as an argumentative strategy of the editorial genre. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Talita Kardinally Sousa. Fenômenos semânticos como estratégia argumentativa do gênero editorial. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28561 |
pt_BR |