DSpace/Manakin Repository

Publicidade e produção de discurso: uma análise de propagandas de cerveja.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. S. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1492745647027556 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.
dc.contributor.referee1ID CARNEIRO, A. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9572257868187885 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo teve como objeto investigativo verificar se a propaganda produz um efeito duradouro na constituição do discurso sobre bebida alcoólica, enfatizando que as propagandas televisivas são apelativas e chamativas no sentido de relacioná-las a pessoas felizes, ao universo feminino e às festividades, e assim, influenciar o consumo. Os recursos metodológicos para a realização desta arte configuram-se em uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de duas etapas: a primeira, centrada na pesquisa bibliográfica, para levantamento de informações, e a segunda foi realizada a análise de duas propagandas da cerveja Skol® veiculadas na televisão e seus efeitos argumentativos. Ao analisarmos as propagandas, observamos que o discurso publicitário contido busca o equilíbrio entre a criatividade e as vivências do consumidor. Nesse sentido, o discurso deste tipo de propaganda impõe de forma consciente e/ou inconsciente valores sociais ao telespectador, convencendo-o, seduzindo-o e persuadindo-o a consumir o produto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Publicidade e produção de discurso: uma análise de propagandas de cerveja. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28563
dc.date.accessioned 2023-01-02T20:48:24Z
dc.date.available 2023-01-02
dc.date.available 2023-01-02T20:48:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Advertising pt_BR
dc.subject Produção de discurso pt_BR
dc.subject Speech production pt_BR
dc.subject Propagandas de cerveja pt_BR
dc.subject Beer advertisements pt_BR
dc.subject Sujeito - discurso pt_BR
dc.subject Subject - speech pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Bebidas alcoólicas - discurso - propaganda pt_BR
dc.subject Alcoholic beverages - speech - advertisement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Rochele Sidartha Pimenta de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Advertising and speech production: an analysis of beer advertisements. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Rochele Sidartha Pimenta de. Publicidade e produção de discurso: uma análise de propagandas de cerveja. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28563 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta