dc.creator.ID |
SILVA, J. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2284877046808242 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARVALHO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve por objetivo verificar a representação do idoso em poemas infantis a fim
de constatar a maneira como o velho é apresentado à criança. Para tanto, em nosso estudo,
de natureza bibliográfica e interpretativa, selecionamos sete poemas infantis, de autores
modernos ou contemporâneos, que representam o idoso em seus versos. Observamos
nesses poemas as características físicas e o perfil do velho representado; identificamos e
descrevemos o tipo de relação intergeracional existente entre a pessoa idosa e a criança; e
investigamos se os poemas sugerem à criança o respeito e o cuidado para com os idosos.
Para tanto, fundamentamo-nos em: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) e
Mendes (2012), para contextualizar a situação do idoso no Brasil; Azevedo (2001), Castro
(2007) e Ribeiro (2010) para discutir as concepções históricas e especificidades da
“criança”; e Bordini (1986; 2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) e Silva (2010)
para ressaltar as peculiaridades da Poesia Infantil. Como principais resultados,
identificamos que a maioria dos poemas traz uma representação positiva do velho e
geralmente o caracteriza como parente (avô/avó) do eu-lírico. Além de apresentarem uma
imagem dignificante do idoso e relações intergeracionais bastante respeitosas, há, também,
uma tendência a retratá-lo de forma lúdica e/ou encantada, o que diverte e estimula a
imaginação da criança leitora. Neste sentido, quando lidos pela criança, esses poemas
podem contribuir para que elas desenvolvam posturas e ações valorativas para com a
pessoa idosa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A representação do idoso em poemas para crianças. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03 |
|
dc.description.abstract |
The representation of the elderly in poems for children. This study aimed to verify the representation of the elderly in children's poems to ascertain
how the elder is presented to child. Accordingly, in our study, bibliographical and
interpretive nature, we selected seven nursery rhymes, modern or contemporary authors,
who represent the elderly in his verses. Observed in these poems the physical
characteristics and represented the old profile; identify and describe the type of
intergenerational relationship existing between the elderly and children; and investigate
whether the poems suggest the child respect and care for the elderly. To do so,
fundamented us at: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) and Mendes
(2012), to contextualize the situation of the elderly in Brazil; Azevedo (2001), Castro
(2007) and Ribeiro (2010) to discuss specifics and historical concepts " child"; and Bordini
(1986;2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) and Silva (2010) to highlight the
peculiarities of Children's Poetry. As main results, we found that most of the poems brings
a positive representation of the old and generally characterized as relative
(grandfather/grandmother) of self-lyrical. In addition to submitting a dignified image of the
elderly and very respectful intergenerational relationships, there is also a tendency to
portray him in a playful and/or enchanted form, which entertains and stimulates the
imagination of the child reader. In this sense, when read by children, these poems can help
them to develop evaluative attitudes and actions toward the elder. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T12:08:40Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T12:08:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos - representação em poemas infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - representação de idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa idosa na literatura infantil - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Representação do idoso na literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia para crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Children's poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly - representation in children's poems |
pt_BR |
dc.subject |
Literature - representation of the elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Old person in children's literature - poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Representation of the elderly in the literature |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry for children |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jéssica Amanda de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The representation of the elderly in poems for children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Amanda de Souza. A representação do idoso em poemas para crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566 |
pt_BR |