DSpace/Manakin Repository

A representação do idoso em poemas para crianças.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2284877046808242 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee1ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve por objetivo verificar a representação do idoso em poemas infantis a fim de constatar a maneira como o velho é apresentado à criança. Para tanto, em nosso estudo, de natureza bibliográfica e interpretativa, selecionamos sete poemas infantis, de autores modernos ou contemporâneos, que representam o idoso em seus versos. Observamos nesses poemas as características físicas e o perfil do velho representado; identificamos e descrevemos o tipo de relação intergeracional existente entre a pessoa idosa e a criança; e investigamos se os poemas sugerem à criança o respeito e o cuidado para com os idosos. Para tanto, fundamentamo-nos em: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) e Mendes (2012), para contextualizar a situação do idoso no Brasil; Azevedo (2001), Castro (2007) e Ribeiro (2010) para discutir as concepções históricas e especificidades da “criança”; e Bordini (1986; 2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) e Silva (2010) para ressaltar as peculiaridades da Poesia Infantil. Como principais resultados, identificamos que a maioria dos poemas traz uma representação positiva do velho e geralmente o caracteriza como parente (avô/avó) do eu-lírico. Além de apresentarem uma imagem dignificante do idoso e relações intergeracionais bastante respeitosas, há, também, uma tendência a retratá-lo de forma lúdica e/ou encantada, o que diverte e estimula a imaginação da criança leitora. Neste sentido, quando lidos pela criança, esses poemas podem contribuir para que elas desenvolvam posturas e ações valorativas para com a pessoa idosa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A representação do idoso em poemas para crianças. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract The representation of the elderly in poems for children. This study aimed to verify the representation of the elderly in children's poems to ascertain how the elder is presented to child. Accordingly, in our study, bibliographical and interpretive nature, we selected seven nursery rhymes, modern or contemporary authors, who represent the elderly in his verses. Observed in these poems the physical characteristics and represented the old profile; identify and describe the type of intergenerational relationship existing between the elderly and children; and investigate whether the poems suggest the child respect and care for the elderly. To do so, fundamented us at: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) and Mendes (2012), to contextualize the situation of the elderly in Brazil; Azevedo (2001), Castro (2007) and Ribeiro (2010) to discuss specifics and historical concepts " child"; and Bordini (1986;2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) and Silva (2010) to highlight the peculiarities of Children's Poetry. As main results, we found that most of the poems brings a positive representation of the old and generally characterized as relative (grandfather/grandmother) of self-lyrical. In addition to submitting a dignified image of the elderly and very respectful intergenerational relationships, there is also a tendency to portray him in a playful and/or enchanted form, which entertains and stimulates the imagination of the child reader. In this sense, when read by children, these poems can help them to develop evaluative attitudes and actions toward the elder. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566
dc.date.accessioned 2023-01-03T12:08:40Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T12:08:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Idosos - representação em poemas infantis pt_BR
dc.subject Literatura - representação de idosos pt_BR
dc.subject Idosos no Brasil pt_BR
dc.subject Pessoa idosa na literatura infantil - poesia pt_BR
dc.subject Representação do idoso na literatura pt_BR
dc.subject Poesia para crianças pt_BR
dc.subject Children's poetry pt_BR
dc.subject Elderly - representation in children's poems pt_BR
dc.subject Literature - representation of the elderly pt_BR
dc.subject Elderly in Brazil pt_BR
dc.subject Old person in children's literature - poetry pt_BR
dc.subject Representation of the elderly in the literature pt_BR
dc.subject Poetry for children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jéssica Amanda de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representation of the elderly in poems for children. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jéssica Amanda de Souza. A representação do idoso em poemas para crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta